Idade de aposentadoria em outros países é muito menor do que no Brasil #boato

Boato – Imagem mostra que idade da aposentadoria e tempo de serviço de Inglaterra, Chile, França, Itália e Argentina é muito menor do que no Brasil.

Pelo jeito, a Reforma da Previdência é o assunto da vez (ou um deles). De um lado, o governo e seus aliados defendem que ela é “necessária” para que o Brasil não quebre. De outro, movimentos protestam contra a proposta que prevê endurecimento nas regras. No meio disso, muita desinformação aparece.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org
Siga o Boatos.org no Twitter:
Envie uma mensagem com a palavra #boato para (61) 99432-5485 e agende este número no seu telefone para receber as nossas atualizações gratuitamente no WhatsApp

Uma imagem que aponta como seria o tempo de serviço e idade mínima para aposentadoria em outros países tem chamado atenção em redes sociais. Leia a transcrição da imagem:

Estados Unidos – Tempo de serviço: 20 a 35 anos; Idade mínima: SEM; Inglaterra – Tempo de serviço: 25 anos; Idade mínima: 50 anos; Chile – Tempo de serviço: 20 anos; Idade mínima: 55 anos; França – Tempo de serviço: 27 anos; Idade mínima: 52 anos; Itália – Tempo de serviço: 33 anos; Idade mínima: 53 anos; Argentina – Tempo de serviço: 20 a 30 anos; Idade mínima: SEM; Brasil – Tempo de serviço: 49 anos; Idade mínima: 65 anos

Idade mínima de aposentadoria em outros países é muito menor do que no Brasil?

É claro que a imagem viralizou no Facebook e WhatsApp. Mas será mesmo que ela é real? A resposta é não. Uma série de buscas sobre como funciona a aposentadoria nos países citados já nos ajuda a matar a charada. As informações são do site Trading Economics.

Nos Estados Unidos, a idade mínima para aposentadoria é de 66 anos para homens e mulheres. Essa matéria da Agência Brasil (escrita pela amiga Líria Jade), aponta que em 2022, a idade subirá para 67 anos. No Reino Unido, a idade é de 60 anos para mulheres e de 65 anos para homens. Em 2020, a idade mínima será de 66 anos para ambos os sexos.

No Chile, a idade de aposentadoria é de 65 anos para os homens e 60 para mulheres. Na França, em 2010, a França enfrentou diversos protestos contra a Reforma da Previdência. Não adiantou. Com ela, a idade mínima passou para 62 anos e o tempo de contribuição para 41,5 anos. Esse valor é para ganhar o benefício parcial. O benefício total é alcançado com 65 anos (valor que vai passar para 67 anos em 2017).

Na Itália, a idade mínima é de 66 anos e vai passar para 67 anos em 2019. Na Argentina, a última reforma foi feita na década de 90. A idade mínima é de 60 anos para mulheres e de 65 anos para homens. O tempo mínimo é de 30 anos.

Há mais um ponto errado na imagem. Ela aponta que o tempo mínimo de contribuição no Brasil será de 49 anos. Na realidade, esse tempo é para receber a aposentadoria integral. Se fossemos levar em conta a informação na ponta do lápis, o tempo mínimo seria de 25 anos de contribuição.

Mas será que esses dados saíram “do nada”? Apesar de isso ser perfeitamente possível em se falando de boatos na internet, não é o caso. A imagem é de uma campanha de policiais civis contra a reforma da Previdência e ela mostraria como era a aposentadoria de policiais ao redor do mundo. De cara, já temos um dado errado.

De acordo com o Aos Fatos, os números apresentados no panfleto não condizem com a realidade dos EUA. A idade mínima por lá existe e é de 55 a 60 anos, dependendo do estado.

Resumindo: vale, sim debater a Reforma da Previdência. Mas o que, infelizmente, estamos vendo é que muita gente já está começando a rumar pelo perigoso caminho dos boatos para criar argumentações contra ela. Não só a imagem está com informações erradas como também a idade mínima de aposentadoria de outros países não é tão menor do que do Brasil.

PS: Esse artigo foi uma sugestão de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp, no telefone (61) 99331 6821.

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

11 comentários em “Idade de aposentadoria em outros países é muito menor do que no Brasil #boato

  • 08/05/2017 em 23:50
    Permalink

    A reforma é necessária, porém precisa ser analisado:
    – qtde de pessoas aposentadas por invalidez e não são,
    – aposentadoria dos políticos, que enqto a aposentadoria do trabalhador diminui a cada ano, dos politicos aumenta,
    -carga horária,
    -estimativa de vida,
    -A partir dos 50 anos você ja é descartado

    Resposta
  • 07/05/2017 em 07:56
    Permalink

    Gostaria de saber ,quem vai dar serviço pra uma pessoa com mais de 50 anos ,no nosso país já estamos velhos ao 50anos.
    E é fácil comparar fator idade, gostaria de ver juntos uma tabela de serviços ,de renda, de qualidade de vida cada um destes países.
    Aí sim eu ficaria do lado de quem quer fazer essa reforma.obrigada.

    Resposta
  • 28/03/2017 em 02:53
    Permalink

    E qual a idade minima pra um policial se aposentar no Brasil???

    Resposta
  • 17/03/2017 em 22:10
    Permalink

    Gostaria que analisassem um vídeo que recebi dizendo que não se deve dormir do lado direito. Porque o estômago e o coração ficam do lado esquerdo, porque alivia o pâncreas, etc. Tá me parecendo baboseira.

    Resposta
  • 17/03/2017 em 16:14
    Permalink

    Vão se informar. Esse panfleto é sobre idades mínimas de aposentadoria de Policiais.
    E não está incorreto não… Nesses países existe uma idade mínima para aposentadoria policial proporcional e integral.

    Resposta
    • 21/03/2017 em 17:28
      Permalink

      Tem gente que nem termina de ler o texto e já vem aos comentários pedir para os outros ir se informar melhor…

      BraZil.

      Resposta
    • 18/09/2017 em 21:15
      Permalink

      Isso está explicado no texto, meu caro!
      Não leu?

      Resposta
  • 17/03/2017 em 14:25
    Permalink

    Esses dados se referem a aposentadoria dos policiais e não a população em geral.

    Resposta
  • 17/03/2017 em 00:24
    Permalink

    O “problema da aposentadoria” por aqui no Brasil, não é a idade de 65 anos, mas sim o tipo de emprego que existe no Brasil, nos países centrais os empregos são basicamente em escritórios (ou não trabalhos braçais) e não como aqui, onde uma grande parcela da nossa população , além de trabalhar em vários tipos de emprego, são empregos de trabalho braçal. Creio que na verdade o desgoverno (por ser ilegítimo) deveria ter consultado vários especialistas para depois chegar a essa conclusão: o dos 65 anos. E além disso, se for verdade, quantas empresas não foram as causadoras desse “rombo” da previdência que alegam ter?

    Resposta
    • 22/03/2017 em 21:46
      Permalink

      Concordo plenamente com vc. A reportagem deveria vir acompanhada com dados sobre o valor das aposentadorias pagas nesses países.

      Resposta
  • 16/03/2017 em 18:57
    Permalink

    Parabéns a todos do Boato
    Belo trabalho de vocês!

    *Quando recebo notícia suspeita no whatsApp eu sempre repasso para o de vocês.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)