Foto que ensina como se enforcar está se espalhando entre crianças e site infantis #boato

Boato – Atenção quem tem criança em casa! Uma foto que ensina como se enforcar está se espalhando entre as crianças e sites infantis. Solucione o problema compartilhando a imagem!

Na era da boataria, muitas pessoas pensam que as redes sociais são as maiores aliadas de quem espalha informação falsa. Este conceito é errado: na realidade, a maior aliada dos boateiros é a falta de inteligência de quem lê, não interpreta o conteúdo e compartilha. O caso de hoje é exemplar em relação a isso.

Circula na internet a informação de que “criaram” um tutorial de como se enforcar. De acordo com a mensagem (viral no WhatsApp e no Facebook), a imagem está se espalhando entre crianças e o “panfleto” está sendo postado em sites infantis. Encontramos duas versões do tal alerta.

A primeira versão alerta para as pessoas olharem o celular de quem tem criança em casa. “Tem uma foto se espalhando entre as crianças, ensinando a se enforcar, como se fosse uma brincadeira. A coisa é mais séria do que a gente pensa”. A outra versão “inclui” os sites infantis no meio: “esse panfleto que estão divulgando em sites infantis, cuide o que seu filho está acessando. Esse é o passo a passo de como a criança se enforcar”. Leia as mensagens (reprodução do Facebook):

Print da notícia falsa que fala que tutorial de como se enforcar está se espalhando entre crianças
Print da notícia falsa que fala que tutorial de como se enforcar está se espalhando entre crianças

Foto que ensina como se enforcar está se espalhando entre crianças e site infantis?

A imagem está se espalhando, e muito, na internet (principalmente, vocês vão ver, por causa da mensagem de alerta). Mas será mesmo que as crianças estão “acessando” a imagem de como se enforcar em sites infantis e “compartilhando” com os amigos? A resposta é não (pelo menos por enquanto). Vamos aos fatos.

Antes de falar da foto em si, precisamos fazer uma reflexão sobre o conceito de “se espalhando”. Lembram-se do famigerado jogo “Baleia Azul”? Ninguém falava nele (há, inclusive uma análise nossa que prova isso e mostra que ele nasceu de uma fake news) até a mídia brasileira publicar a história por aqui.

Aí, muita gente (principalmente “de zoeira”, por sinal, sem nenhuma graça) começou a “organizar” a brincadeira para ver “se alguém caía”. Quando a mídia e as redes sociais pararam de falar no assunto, a brincadeira “acabou”. Deu para perceber o quão grave é compartilhar uma informação sem ter certeza que ela é verdadeira?

Assim como no caso da Baleia Azul, o alerta do “como se enforcar” está “patrocinando” a imagem mais do que a imagem em si. A prova está no próprio histórico dela. Ao contrário do que diz uma versão do texto, ela não surgiu em “sites infantis” (seja lá o que isso significa). Ela foi uma criação de um artista no site DevianArt (voltado para ilustradores) há cerca de cinco anos.

A primeira versão do desenho está em inglês (how to hang yourself) e é, claramente, uma ironia (bem sem graça) para ser colocado em comentários de fóruns no lugar do “se mata, cara” (usado quando alguém fala uma besteira). Nas nossas buscas, não achamos nenhum site infantil mostrando a imagem e tampouco alguma criança que se matou vendo ela (até porque não há como aprender aquele “nó de marinheiro” só olhando para a imagem).

Até outubro de 2017, a imagem se espalhou na internet apenas como um “meme”. Apenas com o início do alerta (criado por algum, com todo respeito, idiota), a imagem foi vendida como um “tutorial” (devidamente compartilhada por quem “está indignado” com a história). Pelo menos por enquanto, a imagem foi mais vista por “tios e tias” do WhatsApp do que por crianças. Esperamos que, com esse desmentido, ela pare de circular.

Resumindo: a história que aponta que “as crianças” estão tendo acesso a uma foto que “ensina” como se suicidar e que sites “infantis” estão a publicando é falsa. Não compartilhe o alerta e, obviamente, não faça a imagem se espalhar pela internet. Pode ter certeza que, se você fizer isso, a história vai acabar rapidinho. Em tempo: obviamente, não publicamos a imagem inteira e recomendamos que você não faça isso.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

11 comentários em “Foto que ensina como se enforcar está se espalhando entre crianças e site infantis #boato

  • 08/11/2017 em 17:32
    Permalink

    Nesse caso acho que vou discordar.
    Minha filha de 11 anos, recebeu um desenho de uma menininha, com uma corda na mão, ensinando a fazer o nó, subir na cadeira, e empurrar a msm.
    Até compartilhei com alguns familiares e amigos próximos.
    A Bíblia diz que temor que orar e vigiar, e que o mundo jaz no maligno, ou seja, o mundo está nas mãos do diabo.
    Então nesse caso, eu prefiro tomar minhas próprias conclusões.
    Eu sempre recorro ao boatos.org, mas dessa vez vamos vigiar.

    Resposta
  • 07/11/2017 em 09:34
    Permalink

    Sou psicólogo e, atualmente, estou atendendo uma adolescente com sintomas de depressão e ideação suicida. A menina fazia parte de um grupo de whatsapp com dezenas de pessoas desconhecidas que compartilham mensagens, como da ilustração acima, sobre como se matar e tantas outras de apologia ao suicídio. A imagem pode ter surgido onde quer que seja e por qualquer razão, mas na prática faz sentido alertar os pais.

    Resposta
  • 07/11/2017 em 08:52
    Permalink

    Caro Edgard,

    Bom o texto mas ele contém 2 equívocos:

    A) meu filho saiu ontem da escola cantando o seguinte verso: “para se matar vc tem que enforcar”. Ele tem 9 anos e nao tem celular, mas os colegas dele tem. Então algum acesso aconteceu.

    B) a tese da psicanálise de que não comentar sobre algo anula o efeito de propagação ou ameniza o mesmo não funciona mais, já que o assunto acaba se espalhando de qualquer jeito. Em relação a baleia azul, a uns 2 meses atrás tivemos novas prisões, mesmo sendo um hoax a história tem influência sobre algumas mentes e continua existindo.

    No final das contas mais vale mesmo é ter a informação é conversar com os jovens.

    Abraços!

    Resposta
  • 04/11/2017 em 15:10
    Permalink

    Olha, eu já nem aviso mais as pessoas pra visitar esse site e parar de enviar essas besteiras para os outros, porque existem pessoas que além de burras são teimosas e fanáticas quando o assunto se trata de religião. Somente faço a minha parte não repassando essas bobagens

    Resposta
  • 04/11/2017 em 13:18
    Permalink

    Perfeito comentário…. É tanta gente inocente ou burra que compartilha isso que dá dó…. Se pelo menos pensassem…. ” bem… seu eu compartilhar essa foto para um amigo, o filho dele pode ver e….” Se ao menos colocassem o aviso (texto) sem imagens, seria menos ruim…..

    Resposta
  • 04/11/2017 em 10:26
    Permalink

    Quem se mata nunca se salva vai direto para o inferno! Sofre eternamente Enquanto você esta vivo Deus te salva se você se arrepender dos pecados pois e os nossos pecados que temos todos os tipos de sofrimentos a nossa felicidade e alegria plenas só no céu no Reino De Deus Cristo Jesus veio aqui sofreu muito por causa dos nossos pecados e ELE não pecou e se salvou estar escrito na Bíblia em MATEUS não se mate pois seus joelhos no chão e ore para Deus assista no YouTube o Meu canal Mari andando com Deus tem muitas oraçãos e louvo oração vou ora para vocês Deus abençoe

    Resposta
    • 05/11/2017 em 14:00
      Permalink

      Saiba que há controvérsias quanto a este pensamento, mesmo nas igrejas. Para haver pecado, deve haver a livre arbítrio, ora, pessoas em depressão profunda, causa da maioria dos suicídios sofre uma dor psíquica insuportável e tem sua capacidade de responsabilidade e livre arbítrio prejudicada. E o que dizer de pessoas que se arrependem do ato quando ele já foi cometido e não há como voltar atras, como no caso de um homem -não pude encontrar a fonte- que se salvou de uma tentativa de suicídio ao pular de uma ponte e se arrependeu durante a queda, desde então passou a ser ativista de prevençao contra o suicídio. Enfim, dizer que todos os que tiram sua vida irão para o inferno é uma grande presunção; só Deus enxerga o íntimo, só a Ele cabe o julgamento.

      Resposta
  • 04/11/2017 em 04:00
    Permalink

    Parabéns por seu texto. E pela sobriedade com que vc lê. O pior é que os alarmistas não vão lê -lo. Acho que precisam espalhar ameaças pra terem um pouco de adrenalina. Isso é triste.
    Em todo caso, mais uma vez parabéns. Dá um alívio ver inteligência na internet

    Resposta
    • 05/11/2017 em 14:03
      Permalink

      Não ele se baseia em pesquisa e provas. O seu comentário se baseia que?

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)