Flor do Baobá só brota de 50 em 50 anos e é gigante #boato

Boato – A flor do Baobá é muito rara. Só brota de 50 em 50 anos, é gigante e está em Recife para “curta temporada”.

No meio do estresse do nosso dia a dia, atividades contemplativas podem ser uma boa forma de se “quebrar a rotina”. Parar para olhar árvores e plantas pode ser uma delas. Para quem gosta de admirar flores, um post tem feito sucesso no Facebook.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org
Siga o Boatos.org no Twitter:
Envie uma mensagem com a palavra #boato para (61) 99432-5485 e agende este número no seu telefone para receber as nossas atualizações gratuitamente no WhatsApp

Uma bela fotografia de uma flor do Baobá está acompanhada de um texto que aponta que ela está na praça de Dois Irmãos, em Recife, e que só floresce de 50 em anos. Claro, o texto cita compartilhamento. Leia:

Print da notícia falsa que aponta que o Baobá só floresce de 50 em 50 anos
Print da notícia falsa que aponta que o Baobá só floresce de 50 em 50 anos

Flor do Baobá só floresce de 50 em 50 anos e é gigante?

Sem dúvidas, a imagem é linda e a flor do Baobá, presente no clássico O Pequeno Príncipe, merece ser admirada. Mas, para a nossa sorte, a história não é exatamente como estão divulgando por aí. Vamos aos fatos.

O primeiro ponto que merece destaque é em relação ao tamanho da flor que está na imagem. Ao contrário do que o ângulo à primeira vista sugere (e muita gente até cita isso) não se trata de uma flor gigante. É apenas uma foto da flor em primeiro plano com o resto do cenário “diminuído” pelo ângulo.

Dito isso, há um segundo ponto. É fato que os baobás são uma atração na Praça Farias Neves, no bairro de Dois Irmãos. Há uma reportagem do Jornal do Commercio de abril deste ano que fala da atração. Porém, a mesma reportagem derruba o mito de que a flor só aparece de 50 em 50 anos.

De fato, é lenda que o baoba (que tem o nome científico de Adansonia Digitada) só floresça de 50 em anos. De acordo com estudo, em locais mais secos, a flor chega a aparecer em quatro meses do ano. Vale lembrar que a África é o habitat da flor. Porém, Pernambuco é o local onde mais existem Baobás depois do continente. 

Por fim, uma última questão: a imagem é linda, mas nem adianta você correr para Recife que você não verá esta flor da foto. Além da foto ser muito compartilhada em língua inglesa (o que diminui as chances de ter sido tirada no Brasil), temos registros de 2012 da foto.

Resumindo: o post até que é interessante e a imagem muito bonita. Mas a história que aponta que o Baobá só floresce de 50 em 50 anos é falsa. É só mais uma lenda urbana que circula na internet.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99331-6821.

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)