Falsos funcionários da NET realizam assaltos após agendar visita por telefone #boato

Boato – Falsos funcionários da NET estão ligando para marcar visitas técnicas e depois realizando assaltos. Mulher relata caso em áudio no WhatsApp.

Vocês que acompanham o Boatos.org não sabem o quanto é chato ter que desmentir uma informação que já desmentimos no passado. Além de ter a sensação de ser obrigado a escrever a mesma coisa que escrevemos antes, fica o sentimento que nosso conteúdo não foi lido o suficiente. Porém, alguns boatos que se modificam com o passar do tempo nos forçam a fazer isso.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org
Siga o Boatos.org no Twitter:

Envie uma mensagem com a palavra #boato para (61) 99432-5485 e agende este número no seu telefone para receber as nossas atualizações gratuitamente no WhatsApp

Se inscreva no nosso canal no Youtube

Há algum tempo, desmentimos a história que apontava que falsos funcionários de empresas de telefonia estariam realizando assaltos após enviarem uma carta agendando visitas técnicas. Desta vez, foi um áudio no WhatsApp que “denunciou” falsos funcionários da NET.

De acordo com o áudio, gravado por uma mulher na qual a voz não nos é estranha (também temos a sensação de ter ouvido a voz dela em outros boatos, mas deixa pra lá), homens ligaram marcando a visita, tinham uniforme da NET e realizaram o assalto no dia 29 de março. Mais do que isso, eles já tinham realizado roubos em outras quatro casas na região. Escute o áudio e leia a transcrição:

Oi pessoal, tudo bem? Eu venho através desse áudio dar uma notícia não muito boa a todos. No dia 29 de março, eu me meu marido sofremos uma invasão em casa por supostos funcionários da Net. Então, eles avisaram um dia antes que iam fazer a troca do conversor e chegaram no horário marcado que era 8h da manhã. Eu ainda estava em casa, estava saindo para o trabalho. E eu aguardei. Como vieram dois e meu marido iria ficar sozinho, resolvi ficar um pouco mais.

Depois que eles estavam em casa e bem seguros, eles anunciaram o assalto. Foram dois homens que vieram uniformizados, com todo equipamento, com bolsa da net, controle remotos e formulários da Net. Não tinha como desconfiar que eram bandidos e não funcionários da Net realmente. E como eu avisei, eles avisaram um dia antes.

Falaram tudo. Tinham todos os dados aqui de casa, CPF do meu marido. Confirmaram tudo. Então tome muito cuidado, isso está acontecendo. Eu soube aqui na rua de casa de mais quatro casas que foram invadidas e eles estão, inclusive, invadindo apartamentos. Como eles ligam antes, você libera na portaria e eles sobem e assaltam apartamentos.

Eu fui agredida, tive minhas mãos amarradas, fui amordaçada. Então, foi algo bem desagradável mesmo. Então, peço para tomarem cuidado e que repassem a informação porque eles estão usando várias operadoras. Então, por favor, a melhor maneira da gente se proteger é um avisando o outro sobre os crimes que estão sendo cometidos até para a nossa própria proteção. Um bom sábado para todos vocês. Um abraço.

Falsos funcionários da NET realizam assaltos após agendar visita técnica?

Aviso falso alerta sobre assalto programado por carta
Aviso falso alerta sobre assalto programado por carta

É claro que a história se espalhou de forma viral (principalmente no WhatsApp) e teve consequências como, por exemplo, a volta da imagem do “alerta” que você pode ver ao lado e (mais perigoso) fotos de verdadeiros funcionários de empresas de telefonia. Mas cuidado com os compartilhamentos porque a história é falsa.

Assim como a história que desmentimos em um passado distante, o tal áudio não faz sentido algum. O primeiro ponto é o próprio caráter da informação: a mulher não diz onde ocorreu o fato e nem o nome dela. Informações assim normalmente são boatos.

Para além disso, ela dá uma informação que nos ajudou na checagem: a data. Procuramos para saber alguma notícia de assalto de falsos funcionários da NET na tal data do dia 29 de março e não encontramos um notícia sequer sobre um assalto com essa descrição.

Mais do que isso, não encontramos nenhuma informação que falasse sobre a ação sistemática em uma região (como assim outras quatro casas em uma rua sendo assaltadas). Só para terminar. Depois que diversas pessoas ficaram assustadas com o boato, algumas autoridades (principalmente de cidades do interior de São Paulo) desmentiram a história.

Resumindo: já aconteceu um caso de assalto de falsos funcionários da NET. Porém, o caso relatado como acontecido no dia 29 de março é falso. Não há registros de que diversos assaltos de tal natureza tenham ocorrido no dia 29 de março tampouco em 2017. Claro que prudência nunca é demais (vai que alguém se inspira com o boato e resolve assaltar).

Atualização: depois que a nossa matéria foi publicada, começou a circular uma foto que seria do falso funcionário da NET. O que há, na realidade, é mais uma distorção da história. O homem da foto é um verdadeiro funcionário da empresa que, de fato, foi preso em 2016. À época, Higo Guilhemy foi acusado de furtar residências em que havia feito instalação de internet. Essa matéria fala sobre o caso, ocorrido em Balneário Camboriú (SC).

Então compare: o boato fala que o homem é um falso funcionário que marca visitas falsas e realiza assaltos. A realidade mostra que o homem era um funcionário da empresa que, de fato, é acusado de um crime. Como é possível ver, realidade e ficção não têm nada a ver uma com a outra. Caso preciso voltaremos a atualizar o post.

Falso funcionário da net realiza assaltos, diz boato
Falso funcionário da net realiza assaltos, diz boato

Ps: Esse artigo é uma sugestão de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp no telefone (61) 99331-6821.

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

11 comentários em “Falsos funcionários da NET realizam assaltos após agendar visita por telefone #boato

  • 08/04/2017 em 22:03
    Permalink

    Gostaria de colaborar.
    No dia 04/04/2017 na casa da minha mãe apareceu um sujeito dizendo ser da NET. Como minha mãe já sabia da história e nem é assinante, não abriu o portão e disse que iria ligar para confirmar. O cidadão se mandou.
    Sou Policial Militar em Santa Catarina e posso confirmar a veracidade da história.
    O fato aconteceu no município de Palhoça-SC.

    Resposta
  • 07/04/2017 em 13:41
    Permalink

    Discordo ser Boato.
    Hoje mesmo 07 -04 -2017 recebi uma ligação de dois homens se dizendo ser da Claro para uma instalação que estava agendada. Mas diziam eles que os números não estavam batendo e pediram para eu confirmar os meus dados – informando endereço completo e nome completo.
    Quando disse que estava de saída e que estava indo para o batalhão, eles logo desconversaram e disseram ser engano.
    Tem coisas que acho estranho o site afirmar ser boato se não consegue cobrir o Brasil todo.

    Resposta
    • 08/04/2017 em 13:38
      Permalink

      É como o site informou: Prudência nunca é demais… É claro que os bandidos sempre arranjam um jeito de cometer seus crimes, porém o que o site afirma ser boato é a relação da foto com o áudio exposto.

      Resposta
  • 06/04/2017 em 06:27
    Permalink

    Mulheres sao mto tontas mesmo. 90% dos repasses do whats e ação de mulheres. Uff

    Resposta
    • 08/04/2017 em 10:45
      Permalink

      Homens machistas como você são sempre estúpidos e desonestos. 100% dos homens machistas promovem ações de desonestidade e mentira contra as mulheres.

      Resposta
  • 05/04/2017 em 22:17
    Permalink

    Este caso específico pode até ter sido boato. Mas aconteceu recentemente em meu prédio e os falsos funcionários da net passaram o rodo na casa de uma senhora…

    Resposta
  • 05/04/2017 em 16:48
    Permalink

    Ela não fala em momento algum o q houve com o marido, se tbem foi agredido etc.
    Não fala o q foi roubado.
    Não fala as características dos elementos, se alto ou baixo, moreno ou louro, gordo ou magro.
    Passaram esse audio como sendo de Curitiba, mas não e existe notícias sobre esse tipo de golpe/assalto por aqui.
    Verifiquem a fonte antes de compartilhar esse tipo de informação.

    Resposta
  • 05/04/2017 em 15:14
    Permalink

    Mas tem processo e prisão em flagrante desse fulano.
    Basta googlar o nome que está no crachá.
    A foto pode ser uma montagem, mas…

    Resposta
  • 05/04/2017 em 01:36
    Permalink

    Ohhhhhh pessa altura que não sabe usar os meios sociais para divulgar verdade.

    Resposta
  • 05/04/2017 em 00:39
    Permalink

    Nesse boato dos falsos funcionários da NET no final da MSG da pra ver q é mentira pois ela deseja um feliz sábado e sábado foi primeiro de abril!!!!!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)