Estado Islâmico chama Brasil de país de “merda” #boato

By | 15/04/2016

Boato – Em ameaça ao Brasil confirmada pela Abin, Estado Islâmico chama o país de ‘merda’.

Para quem pensa que as coisas não podem piorar, sempre podem, sentimos muito em informar. O cenário político está um caos, a economia estagnada, as pessoas se batem na rua por causa da cor da roupa. Mas, como se isso fosse pouco, tem mais, tem muito mais, e vindo de fora.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) confirmou nesta quarta-feira (14) que o Estado Islâmico ameaçou o Brasil. Conforme as notícias divulgadas em diversos portais e noticiários da grande mídia, a ameaça foi feita pelo Twitter, no perfil do mesmo indivíduo que anunciou os ataques a Paris dias antes de acontecer.

No tweet repassado em vários sites da grande mídia, o seguinte:

@maximeh_ Brasil, você é nosso próximo alvo, podemos atacar este país de merda [tradução livre]

A ameaça procede e foi confirmado pela Abin, como já mencionamos,  mas a imprensa ‘comeu bronha’ em alguns pontos. Na pressa de dar a notícia de que fomos ameaçados, ou no pecado da desatenção, repassaram o perfil errado e uma frase que não é de todo verdadeira. Pelo menos nove sites de notícia (renomados) divulgaram o tweet acima, do perfil @maximeh,_ que é falso.

Imprensa tem divulgado tweet de um perfil fake como verdadeiro

Imprensa tem divulgado tweet de um perfil fake

Em contato com a Abin, a reportagem do Boatos.org apurou que o nome Maxime Hauchard aparece em vários perfis falsos, e a imprensa acabou repassando alguns deles como o correto.

No entanto, o perfil rastreado pela Abin e confirmado pela a agência a nossa reportagem é o @maxime_hauchard em que a ameaça foi feita, mas sem mencionar que o Brasil ‘ces pays de merde (é um país de merda).

Inclusive, o perfil verdadeiro com a ameaça de fato foi noticiado em um site francês em novembro do ano passado, mas até então não tinha gerado tanta repercussão.

Ameaça do perfil verdadeiro foi publicada em site francês ano passado

Ameaça do perfil verdadeiro foi publicada em site francês ano passado

Por fim e resumindo a história toda temos o seguinte:

– Houve de fato uma ameaça do Estado Islâmico em que se afirmava que o Brasil seria o próximo alvo. É bom ficar atento com isso, inclusive para as Olimpíadas.

– O perfil que a imprensa tem utilizado para ilustrar suas reportagens é falso, neste, a frase aparece maior e chamam o Brasil de “país de merda”

– Na pressa, tem se compartilhado uma informação meio certa, meio errada.

2 thoughts on “Estado Islâmico chama Brasil de país de “merda” #boato

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *