Doação de dois Shitzus de três anos em adoção conjunta #boato

Boato – Está rolando uma adoção conjunta de duas fêmeas de três anos da raça Shih Tzu. A dona morreu e é só falar com a Eugênia no WhatsApp para ter os Shitzus. 

Há alguns dias, o resgate de 135 cães de uma “fábrica” de cachorros “de raça” chamou atenção em redes sociais. Mesmo com a tentativa de conscientização de que raça não é importante, o “pedigree” de cães ainda chama atenção. A prova é o compartilhamento de um texto que circula na Facebook e no WhatsApp.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org
Siga o Boatos.org no Twitter:

Envie uma mensagem com a palavra #boato para (61) 99432-5485 e agende este número no seu telefone para receber as nossas atualizações gratuitamente no WhatsApp

Se inscreva no nosso canal no Youtube

A mensagem aponta que duas cadelas da raça Shih Tzu (descritos como shitzus) estão disponíveis para adoção. O motivo seria a morte da dona delas e o contato seria uma pessoa chamada Eugenia. Leia o texto que circula online (reprodução do Facebook):

Print da notícia falsa que fala da doação de dois shitzus
Print da notícia falsa que fala da doação de dois shitzus

Doação de dois Shitzus de três anos em adoção conjunta?

A mensagem circulou muito por redes sociais. Achamos o registro da mensagem em cidades de São Paulo (capital e municípios como Jundiaí e Campinas), Rio de Janeiro (capital e outras cidades), Paraná (municípios como Londrina), Santa Catarina (Balneário Camboriú e outros) e outros estados. Com tanta cidade diferente já dá para imaginar que o anúncio virou boato. É isso mesmo. Vamos aos fatos.

O primeiro ponto que aponta que se trata de um boato é a forma que a mensagem é escrita. O texto tem as principais características de boatos na internet: tem erros de português (até na raça dos cães), caráter alarmista e é vago. É tão vago que peca em uma informação básica: falta o DDD do telefone da Eugênia.

A falta de detalhes sobre o contato que faria a doação é clássica em boatos na internet. De crianças desaparecidas a doações de cachorros, sempre há um contato incompleto. Isso nos faz chegar a conclusão de que mesmo que, em algum momento, alguém tenha tentado doar um cachorro, a falta do DDD no número do telefone inviabiliza a correta comunicação. A prova disso é que tentamos checar números dos lugares citados e não obtivemos repostas.

Outro ponto torna a história um boato é a lógica. Mesmo que, em algum dos lugares, houvesse um pedido real de doação, a história viralizou tanto que, se fosse, real, o “problema já teria sido resolvido” (visto que muita gente quer, gratuitamente, um cachorro que tem um valor alto de mercado).

Resumindo: nenhum dos contatos do número apresentado retornou o nossas mensagens, a história tem características de boato e as informações estão incompletas. Todo o enredo nos leva a crer que se trata de mais um “boato do bem” que circula online. Em tempo: se quiser adotar um animal, o faça pelo amor e não pela raça do animal.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp no telefone (61) 994325485.

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

7 comentários em “Doação de dois Shitzus de três anos em adoção conjunta #boato

  • 29/10/2017 em 22:25
    Permalink

    Eu quero muito!!!! ❤️❤️❤️

    Resposta
  • 26/10/2017 em 18:00
    Permalink

    Eu quero muito minha mãe tinha uma cachorrinha mais ela morreu por velhice eu quero muito para da para ela minha mãe ta muito triste.ela ficaria muito feliz de ganha essas fofuras

    Resposta
  • 26/10/2017 em 15:57
    Permalink

    Olá boa tarde ,eu quero adotar essa cachorro

    Resposta
  • 10/10/2017 em 23:01
    Permalink

    Aviso de que o boato chegou em Recife! rs

    Resposta
  • 10/10/2017 em 21:41
    Permalink

    Minha sobrinha mandou zap.Qiando ela disse Boa tarde a resposta q teve foi “ja foi doado”,somente.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)