Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Crianças dançam funk “da novinha” em escola no Brasil #boato

Crianças dançam funk “da novinha” em escola no Brasil #boato

Boato – Vídeo mostra crianças dançando funk “da novinha” dentro de uma escola brasileira. Ajude a descobrir que escola é essa. 

O poder de visualização de um vídeo na internet é impressionante. Ainda se estuda o que faz um determinado conteúdo viralizar e outro cair no esquecimento. Porém, existem alguns padrões que podemos citar de tanto fuçar as redes sociais. Tudo que é polêmico, controverso, assustador ou engraçado acaba fazendo sucesso.

E é por causa dessas tendências que um vídeo tem bombado no Facebook nos últimos dias. As imagens compartilhadas em diversas páginas e perfis mostram crianças que aparentam não ter mais que 12 anos chocando as pessoas enquanto supostamente dançam o funk “da novinha”, que tem a seguinte letra: “Novinha, deixa de marra que eu sei que tu vai Gostar. Vem cá, vem cá, deixa eu penetrar”.

O conteúdo do vídeo está causando mais revolta ainda por que as crianças aparecem uniformizadas e estariam dentro de uma escola. Nas mensagens que compartilharam o vídeo (que não vamos mostrar aqui), as pessoas pedem que todos ajudem a descobrir onde fica a instituição que teria permitido tamanho absurdo. Confiram:

“Meu Deus! Olha o que essa ESCOLA ensina as crianças! Vamos compartilhar até que as autoridades tomem providências.”; “Isso ai é que muitos pais acham engraçado, ensinar a palavra de Deus ninguém quer. Por isso a causa da pedofilia. Atenção país, assistam em vídeo absurdo, olha a que ponto chegaram as nossas escolas, aceitando esse tipo de dança sensual com crianças que teriam que ser inocentes nessa idade. Divulguem até que alguém reconheça o uniforme para sabermos o nome dessa escola, para denuncia-la!”; “Atenção Polícia Federal…”

Crianças aparecem dançando funk da novinha dentro de uma escola no Brasil?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Juntas, as três páginas que selecionamos somam mais de 1,7 milhão de visualizações. Em apenas uma delas, o número de compartilhamentos chegou a 12 mil. Ou seja, o povo está abismado com o vídeo. Porém, está abismado com um conjunto muito bem elaborado de informações erradas.

Sem delongas, o vídeo não é de uma escola brasileira. A análise dos uniformes bastaria para perceber que não se trata de uma instituição de ensino no nosso país. As imagens são, na realidade, de uma escola em Cuba.

O conteúdo que está causando furor agora tomou conta do cenário internacional em abril de 2016 quando o pai de um dos alunos que aparecem nas imagens decidiu postar a dança das crianças. A reação das pessoas no Facebook foi variada, mas em sua maioria contrária ao vídeo que chegou a alcançar 7 milhões de visualizações. O assunto virou pauta da mídia e saiu em grandes jornais como os ingleses Mirror e o Daily Mail.

E, obviamente, o vídeo que estão compartilhando no Brasil foi alterado, para enganar as pessoas colocaram a música de um funk por cima do ritmo cubano que é dançado originalmente. Aqui o link para versão verdadeira que foi censurada. A versão brasileira não tem censura, mostra sem o menor cuidado o rosto das crianças e, portanto, não vamos compartilhar.

Como bem resumiu a leitora Gislaine Rocha, “o texto diz que um professor ensinou essa dança aos alunos. Mas, dá para notar claramente que o áudio foi alterado, além do uniforme não ser comum nas escolas brasileiras”. Resumindo, estão espalhando um vídeo alterado e criando um contexto todo errado por aí.

PS: Esse artigo foi uma sugestão dos leitores Rodrigo Soriano, Gislaine Rocha, Marlise Feier, Rosa Maria Wanderley e diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp, no telefone (61) 99331 6821.