Conselho Tutelar pede prisão de pai que ensinou profissão de pedreiro ao filho #boato

Boato – Conselho Tutelar pediu a prisão do pai que ensinou a profissão de pedreiro ao filho, fez vídeo e postou no Facebook.

Em meio a debates sobre leis trabalhistas, trabalho infantil e criminalidade, qualquer coisa pode ser argumento para que os lados defendam os seus argumentos. O grande problema é que muitas vezes notícias falsas são utilizadas para isso. É o caso que temos hoje.

Uma informação publicada por uma dezena de blogs agitou a internet no dia 24 de março de 2017. Ela aponta que o “Conselho Tutelar” pediu a prisão de um homem que gravou um vídeo ensinando o filho a ser pedreiro.

O texto começa com a afirmação “provavelmente você deve ter visto um vídeo em que o pai ensina a profissão de pedreiro ao filho” (não vimos, mas tudo bem) e depois fala que o “diretor do conselho tutelar pediu a prisão dele”. Leia trechos do texto que circula online:

Conselho Tutelar pede a prisão de pai que gravou vídeo ensinando a profissão de pedreiro ao filho. Provavelmente você deve ter visto um vídeo que circula na internet nos últimos dias, de um pai ensinando seu filho a sua profissão de pedreiro.

“Um vídeo postado no Facebook mostra um pai que trabalha como pedreiro, ensinando a profissão ao seu filho… O garoto parece estar se divertindo com a situação e faz tudo extremamente rápido. O garoto seria filho do seguidor da página que divulgou o conteúdo. Ele foi identificado como Francisco Fonseca. O pedreiro explica que desde novo o menino sempre gostou de trabalhar, mas isso tem gerado uma divisão online. Para algumas pessoas, um menor trabalhando é um absurdo e a cena é um flagrante do que chamam de exploração infantil. Já para outras, o pai está dando um bom exemplo e ensinando a criança a importância do trabalho”

Pois é, o diretor do Conselho Tutelar expediu junto a Vara da Infância e Juventude um mandato de prisão para o pai do garoto, acusando-o de explorar trabalho infantil do filho.

Antes de acabar, a notícia ainda fala que um internauta deu uma opinião detonando a decisão do juiz, atiça o leitor a dar a falar sobre o assunto e, claro, mostra o tal vídeo. Assiste aí:

Mas será mesmo que a história é real? A resposta é não. Vamos aos fatos. A primeira lida no texto já nos deixa desconfiado que a história é falsa. Ele é cheio de informações vagas e que levantam perguntas. Afinal, qual é o nome do Conselho Tutelar? O caso aconteceu em que cidade? Quem foi o internauta que deu a opinião a respeito?

Temos outras perguntas, mas essas descritas acimas são só para você ter uma noção de como a informação está longe de ser confiável. Junte isso ao fato nenhum meio de comunicação confiável ter dado a história. Um caso insólito como esse sairia no mínimo em um jornal local. Mas pelo o que vimos, só saiu em páginas que já estão recheadas de outros boatos.

Além disso, a imagem que seria do “Francisco Fonseca” ( pai que botou o filho a trabalhar de pedreiro) é de um homem preso em 2016 em Belo Horizonte após colocar o filho à venda na internet. Por sinal, só de olhar a foto se percebe que ele não tem nada a ver com o homem que aparece na filmagem.

Só para terminar, o texto fala que “o diretor do Conselho Tutelar expediu junto a Vara da Infância e Juventude um mandato de prisão”. A informação é totalmente absurda. Primeiro porque não se escreve “mandato” e sim “mandado”. Segundo porque diretor do Conselho Tutelar não pode expedir.

Resumindo: a história que o Conselho Tutelar pediu a prisão do pai que filmou o trabalhando como pedreiro. A história é mais falsa do que nota de três reais.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de Arthur Alves, Alessandro Cyrino, Pati Serrão, Tuka Tuca, Jadilma Arantes Chagas, H Conceição Luciane, Marta Rosa, Junior Ursinho, Cristina Paula, Celso Teixeirae de diversos leitores pelo WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp no telefone (61) 99331-6821.

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

13 comentários em “Conselho Tutelar pede prisão de pai que ensinou profissão de pedreiro ao filho #boato

  • 24/10/2017 em 05:24
    Permalink

    Quanta gente burra nos comentários. Estão no site boatos.org, não leram a notícia e estão acreditando na mentira.

    Resposta
  • 27/03/2017 em 21:23
    Permalink

    e uma vergonha o nosso brasil com esses govenante porque so porque o pai tava em sinando o filho uma profisao o conselho manda prende ele encoantos outros fica robando mais e a sim o brasil so tem corupeto

    Resposta
  • 27/03/2017 em 11:52
    Permalink

    Muitos por aí que ensinam as crianças a roubar estão a solta e um pai de familia vai preso so porquê ensinou o filho a trabalhar avaah!. So no brasil mesmo.

    Resposta
  • 26/03/2017 em 19:16
    Permalink

    Vai entender isso o pai ta ensinando uma profisao ao filho que lá na frente esse menino iria agradecer por isso
    Conserteza esse garoto estuda e trabalha com seu pai assim aconteceu comigo trabalhei muito com o meu tio numa oficina mecânica e hj sou mecânico profissional agradeço muito a ele oq vcs tão fazendo com esse pai e errado podem soltar esse trabalhador e vão procura prender e quem realmente mereci ser preço

    Resposta
  • 26/03/2017 em 18:06
    Permalink

    Pois é por isso que falei sobre as outras crianças que são exploradas pelos seus próprios pais e repugnante.

    Resposta
  • 26/03/2017 em 14:58
    Permalink

    kkkk
    Sério que ninguém leu o texto até o final?

    Resposta
  • 26/03/2017 em 14:58
    Permalink

    kkkk
    Sério que ninguém leu o texto até o final?

    Resposta
  • 25/03/2017 em 14:59
    Permalink

    O Conselho tutelar não sim importa Quando somos assaltado por menores.
    Mais tomutua a vida de pessoas onesta

    Resposta
  • 25/03/2017 em 12:09
    Permalink

    Engraçado, o que dizer dos pais que colocaram seus filhos para trabalhar como por ex.ator mirim, cantores,jogadores de futebol … Que só pensa no super faturamento na grana que ganham.
    Repugnante.

    Resposta
  • 25/03/2017 em 10:54
    Permalink

    Esses b abacas do Conselho tutelar pensão que são quem.?eles só estão ali no Conselho por causa do salário que ganham porque eles não vão onde tem pais que ensina os filhos venderem drogas , esse pai ta ensinando para o filho uma profissão digna pra que mas tarde não ter que visita,lo numa cadeia

    Resposta
  • 25/03/2017 em 10:02
    Permalink

    Olha como é esse Brasil várias crianças no tráfico na favela no asfalto assaltando cadê o conselho tutelar pra prender esses país q coloca seus filhote pra vender droga isso tbm aparece sempre nas redes sociais eles foram lá prender os pais não agora um q está encinando o filho a trabalhar vai preso .

    Resposta
  • 24/03/2017 em 17:38
    Permalink

    Como pode isso acontecer no Brasil um pai que ensina seu filho a trabalhar já pensou se ele tivesse ensinando a roubar isso sim é motivo para ir para a cadeia, por isso que tá do jeito que tá as crianças estão roubando assaltando os cidadãos nas ruas isso é lamentável a te quando vamos viver assim !!!

    Resposta
  • 24/03/2017 em 12:30
    Permalink

    O conselho tutelar não pode expedir Nada relacionado a mandado de prisão, mas no texto diz junto a vara dá infância o q caracteriza ai o auxílio de um juiz, o qual pode sim expedir o mandado….

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)