Cobra píton gigante engole uma moça no Brasil, em Goiás #boato

Boato – Uma cobra gigante engoliu uma mulher na cidade de Catalão (em Goiás). Fotos mostram o que fez cobra da espécie píton.

O Brasil tem diversos estereótipos no exterior.  Um dos mais bizarros é o aponta que cobras gigantes que engolem pessoas diariamente. Nós que vivemos por aqui sabemos que não é bem assim. Mas uma história que circula online começou a fazer muita gente mudar de ideia.

Cobra píton gigante devora moça em Goiás, diz boato
Cobra píton gigante devora moça em Goiás, diz boato

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org
Siga o Boatos.org no Twitter:
Envie uma mensagem com a palavra #boato para (61) 99432-5485 e agende este número no seu telefone para receber as nossas atualizações gratuitamente no WhatsApp

Uma série de imagens mostra uma cobra devorando uma mulher. A informação que está com as fotos aponta que o caso teria acontecido na cidade de Catalão, em Goiás. As imagens e a mensagem são acompanhadas de um áudio que diz o seguinte:

Confira o nosso desmentido sobre o caso da cobra em vídeo

Cobra píton engole moça em Catalão, interior de Goiás!

Boa tarde gente, aqui é o tenente Pereira, do 13° distrito aqui do batalhão de Catalão. Foi registrada uma ocorrência aqui no bairro Paineiras. Foi provado que uma cobra pitu engoliu uma moça. E ao chegar no local, nos deparamos com a cobra viva e tivemos que matar no exato momento. Mais informações no blog da verdade. 

Cobra píton gigante engoliu uma moça em Goiás?

As pessoas ficaram um tanto quanto impressionadas com a história. Mas será mesmo que a história é real? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Falando de uma forma mais geral do caso, já podemos afirmar que ele é um tanto quanto suspeita. Para começar, não existe cobra píton no Brasil. A píton é encontrada na África, Ásia e Oceania.

Além disso, não existe 13°batalhão em Catalão. De acordo com o site da PM de Goiás, os batalhões da cidade são o 11°, 18° e 40°. Mas nem precisávamos de tanta informação para descobrir que a história era falsa. Bastava uma busca no Google.

A tal imagem circula há muitos anos na internet. No exterior, a imagem viralizou com diversas versões da história. Essa matéria do Daily Mail, de 2013, fala sobre que a imagem foi utilizada em uma história que contava que uma repórter foi comida pelo animal.

Outra versão denuncia que o caso ocorreu na Índia e foi um homem bêbado foi devorado. Tanto a história da África do Sul como a Índia foram apontadas como falsas. Infelizmente, a origem da imagem não foi encontrada. Mas, pelo menos, já deu para perceber que a cobra não é de Catalão ou outro lugar do Brasil.

Resumindo: a notícia que aponta que uma mulher foi devorada por uma cobra píton em Catalão, Goiás, é falsa. Não passa de mais um boato que circula na internet.

PS: Esse artigo foi uma sugestão de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp, no telefone (61) 99331 6821.

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

3 comentários em “Cobra píton gigante engole uma moça no Brasil, em Goiás #boato

  • 18/08/2017 em 02:16
    Permalink

    A piton nada mais é do que a família da jiboia. Até onde eu sei, é bem comum no Brasil. Acho que vale vocês informarem a fonte dessa informação tb!

    Resposta
  • 08/08/2017 em 14:48
    Permalink

    O site Boatos foi criado para desmascarar boatos e não para inventá-los. Funciona assim: os usuários encontram uma notícia em qualquer lugar. Se ficam em dúvida sobre sua veracidade, enviam o assunto para o site confirmar ou negar. O site pesquisa com responsabilidade e divulga o resultado. Num contexto em que até usuários sérios se deixam contaminar pela crença equivocada e repassam notícias falsas (fake news) para seus contatos, o site Boatos se torna importante.

    Resposta
  • 14/02/2017 em 19:29
    Permalink

    Nossa !!!! que noticias que deixa a gente confusa.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)