A cada 823 anos um mês tem 5 sextas, 5 sábados e 5 domingos #boato

Boato – Em Julho, teremos 5 sextas, 5 sábados e 5 domingos. O fenômeno, que acontece a cada 823 anos, traz dinheiro em quatro dias.

O mês de julho promete: teremos cinco sexta-feiras, cinco sábados e cinco domingos. De acordo com os especialistas em calendários, o fenômeno acontece a cada 823 anos. Ou seja, para os que se aventuram a viver nos dias de hoje, nunca teremos a oportunidade de ver esse fato outra vez.

Corrente Facebook
Ciclo de 823 anos tem um mês com 5 sextas, 5 sábados e 5 domingos, diz boato

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org
Siga o Boatos.org no Twitter:

Se inscreva no nosso canal no Youtube

Há quem diga que essas coincidências são sinais de coisas ruins: problemas pessoais, doenças e desastres de toda ordem. Entretanto, não é caso deste. Pois, ao que tudo indica esse fenômeno, que ocorre a cada 823 anos, faz dinheiro aparecer em 4 dias.

De acordo com um texto que circula nas redes sociais, a cada 823 anos um mês tem cinco sextas, cinco sábados e cinco domingos. Leia na íntegra:

Vai que… Este ano Julho terá 5 sextas-feiras, 5 sábados e 5 domingos. Isto acontece uma vez a cada 823 anos. Estes anos são conhecidos como ‘money bags’. Copie e cole no seu mural e o dinheiro aparecerá em 4 dias, baseado no Fengshui chinês. Quem ler e não publicar não recebe, diz a lenda… “na dúvida né?!!… Vamos ter fé !!! Não custa tentar…

A cada 823 anos um mês tem 5 sextas, 5 sábados e 5 domingos?

Esse é um exemplo fascinante do poder que a internet tem e de como a desinformação propaga-se rapidamente. Essas mensagens, na maioria das vezes, dividem-se em duas categorias: as fraudes e os boatos e essa não é muito diferente. Vamos aos porquês.

Primeiramente, todos os meses de 31 dias têm três dias que aparecem cinco vezes. Isso por que os dias da semana se repetem a cada 28 dias e o mês têm 31 dias. A diferença de três dias entre uma contagem e outra explica a repetição. O início do mês sempre muda, ou seja, cada mês começa num dia da semana diferente. Assim, quando o dia primeiro cair numa sexta-feira, num mês de 31 dias, sempre teremos 5 sextas, 5 sábados e 5 domingos.

E mais, consultando um calendário é fácil provar que a última vez que isso aconteceu foi em janeiro e que a próxima será em dezembro de 2017, o que mostra que o ciclo de 823 anos não faz nenhum sentido. Detalhe: essa não é a primeira vez que a mensagem aparece. É possível encontrar outras versões da história na web.

Pra sacramentar: o Boatos.org resolveu checar se o Fengshui tem alguma ligação com o tal ‘money bags’ e nada foi encontrado. O Fengshui nada mais é do que uma arte que estuda a influência do espaço no nosso bem-estar e a forma como os locais onde vivemos e trabalhamos se refletem no modo como nos sentimos.

Resumindo: a história de que a cada 823 anos um mês tem 5 sextas, 5 sábados e 5 domingos é falsa. Esse é mais um daqueles boatos clássicos, onde o internauta é incitado a continuar uma corrente por que vai ganhar dinheiro ou vai sofrer algum “castigo”.

6 comentários em “A cada 823 anos um mês tem 5 sextas, 5 sábados e 5 domingos #boato

  • 05/12/2017 em 13:45
    Permalink

    Caraca….vê isso…a 823 anos atrás já existia Facebook?….todos já enviavam mensagens pra receber a benção da lenda?….VAI MENTIR ASSIM na pica que pariu….sempre tem um saco de vacilo pra disseminar religião…se os chineses souberem vão dar espadadas em todo mundo que tiver com essas idéias…rakkkkkk

    Resposta
  • 25/04/2017 em 21:39
    Permalink

    2016 teve também o mês julho. Pode ocorrer essa sequencia até duas vezes por ano.

    Resposta
  • 18/04/2017 em 13:06
    Permalink

    Que burro dá zero pra ele …
    Nem todos os meses de 31 dias tem cinco sextas, cinco sábados e cinco domingos … basta visualizar o calendário deste ano (2016) por exemplo …
    Neste ano teremos apenas dezembro com esta configuração …

    Resposta
    • 09/08/2017 em 17:09
      Permalink

      Que burro. Dá zero pra ele…
      Não foi dito isso na matéria. Nem vou explicar. Leia de novo e tente entender.

      Resposta
    • 05/12/2017 em 10:30
      Permalink

      Nota zero para sua atenção. É só quando o dia primeiro começar na sexta-feira.

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)