Celular carregando explode no rosto de um rapaz, arrancou maxilar e ele morreu #boato

Boato – Um rapaz foi atender ao celular carregando na tomada e o aparelho explodiu. Ele perdeu o maxilar, entrou em choque e morreu. Notícia foi dada por Alex do Hospital Campo Limpo.

É fato que há boatos que se “reciclam” (apesar de continuarem sendo lixos) e voltam a viralizar na internet. Um desses tipos de boatos é o que liga grandes tragédias a explosões de aparelhos celulares. Já desmentimos meia dúzia de vezes histórias com o mesmo enredo. Hoje vamos falar de mais uma delas.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org
Siga o Boatos.org no Twitter:

Envie uma mensagem com a palavra #boato para (61) 99432-5485 e agende este número no seu telefone para receber as nossas atualizações gratuitamente no WhatsApp

Se inscreva no nosso canal no Youtube

Circulou no WhatsApp a informação de que um rapaz teria morrido após atender o celular carregando na tomada. A mensagem é dividida em três partes: uma é um vídeo (que não vamos exibir aqui) de uma homem com o rosto sangrando e caminhando desnorteado em um hospital. As outras são áudios. Um dos áudios é com informações sobre o perigo dos telefones celulares (que você pode ler aqui). O outro é um relato do caso, que vamos falar agora.

De acordo com o áudio, o “Alex do Hospital do Campo Limpo” teria relatado que o rapaz chegou ao hospital logo depois do almoço. “Ele tinha acabado de comer, tava trabalhando e tava com pressa. E o celular carregando na tomada e ele foi atender uma ligação que chegou”, diz o início do áudio.

Em seguida, o nosso amigo Alex (autor também do áudio que vamos desmentir a seguir) explica “tecnicamente” o que teria acontecido. “E aí a corrente, a corrente elétrica passou pela bateria e explodiu a placa do celular e o celular ficou em mil pedaços e arrancou o maxilar dele e ele entrou em choque e aí não resistiu”. Escute o áudio que circula online.

Celular carregando explodiu no rosto de um rapaz, arrancou maxilar e ele morreu?

Assista ao nosso recado sobre celulares que explodem e fotos de pessoas mortas e compartilhe:

O vídeo e os áudios estão circulando muito na internet. Mas será mesmo que o vídeo retrata um caso ocorrido no Hospital do Campo Limpo (localizado na cidade de São Paulo)? A resposta é não. Vamos aos fatos.

O caso é resolvido seguindo um pouco de lógica. O primeiro ponto está na própria mensagem. Ela tem caráter alarmista, erros de português, informações vagas e até mesmo por ser um áudio no WhatsApp já nos causa desconfiança.

A nossa desconfiança vira certeza de um boato quando chegamos três informações. 1) Um celular não tem como fazer um estrago como o mostrado no vídeo (vamos falar mais detalhes no desmentido com as “dicas de Alex”). 2) Não há nenhuma notícia ou sequer informe do Hospital de Campo Limpo que aponte para o caso do celular que explodiu e matou o rapaz que o atendeu carregando.

A terceira informação acaba com qualquer chance de boato. O vídeo que está circulando online não tem nada a ver com celular que explodiu carregando. Além de o vídeo ser antigo, já foi desmentido no Boatos.org em março de 2016. A filmagem nada mais é do que de um caso ocorrido em Serra do Salitre (MG) em 2014.

Na ocasião, um jovem de 18 anos insatisfeito com o término de um namoro subiu em cima de uma ponte na cidade e colocou uma bombinha (rojão) na boca e o acendeu. Ao contrário do que sugere o vídeo, ele sobreviveu à tentativa de suicídio. Essa matéria fala no assunto. 

Resumindo: a história que aponta que um jovem morreu com o celular carregando na tomada é falsa. Nem o hospital de Campo Limpo relata o caso, nem o vídeo é relacionado a acidentes com telefones.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

17 comentários em “Celular carregando explode no rosto de um rapaz, arrancou maxilar e ele morreu #boato

  • 07/12/2017 em 20:54
    Permalink

    Ainda mais se mexendo como estava naquela maca que é fácil empinar….fácil tombar…..e também onde está equipe de urgência e emergencia?

    Resposta
  • 05/12/2017 em 18:01
    Permalink

    Atenção! Todo dispositivo hermético que seja submetido ao fogo ou alta temperatura provocada por eletricidade ou outro meio tende a explodir, uma pilha comum exposta ao fogo explode, já vi bateria de carro explodir e ferir uma pessoa, os fabricantes de celular desaconselham falar ao celular e carrega-lo na tomada ao mesmo tempo, alguns alertam para riscos de super aquecimento e explosão e consideram esse fato como “mau uso” do aparelho, boato ou não, é melhor nao contar com a sorte, um celular pode ser comprado, partes do corpo não!

    Resposta
  • 05/12/2017 em 16:18
    Permalink

    Sendo ou nâo boato….vamos nos precaver !!!
    É a melhor maneira.

    Resposta
  • 05/12/2017 em 07:57
    Permalink

    Gosto do site. Vocês poderiam adaptar o site ao Instant view do Telegram

    Resposta
  • 04/12/2017 em 20:50
    Permalink

    Independente de boato ; acredito que seja perigoso o uso do celular enquanto ele está carregando .

    Resposta
    • 05/12/2017 em 01:55
      Permalink

      Não estou entendendo mais nada, moro muito próximo do Hospital Campo Limpo tenho familiares, amigos, e clientes que trabalham lá e afirmam que este fato é verdadeiro, inclusive alguns dizem ter ido ver o rapaz depois de morto, sem contar que nas proximidades do hospital só se falava deste caso, O que será que está acontecendo? Será que a Samsung pagou para dizer em que isto é boato?

      Resposta
    • 05/12/2017 em 18:48
      Permalink

      Não há recomendação dos fabricantes para evitar atender enquanto o celular carrega, apenas alertam que o carregamento será mais eficaz se não fizer uso durante o carregamento.

      O únicos casos de celular que pegaram fogo(não explodiram) foram os celulares defeituoso da Samsung(que já foram retirados do mercado) e os acidentes ocorriam independente de atender ou não.

      Resposta
  • 04/12/2017 em 16:11
    Permalink

    Não há sinal de explosão no rosto que não apresenta nenhuma queimadura. Além disso, como uma explosão de celular arrebenta o maxilar e a mão fica intacta?

    Resposta
  • 04/12/2017 em 15:50
    Permalink

    ueh no final a historia “real” é mais improvável e mentirosa do q o boato de celular. isso aí foi tiro ou tentativa de suicídio com arma

    Resposta
  • 04/12/2017 em 12:36
    Permalink

    Me pareceu um tiro de fuzil no meio dos cornos.

    Resposta
  • 04/12/2017 em 04:24
    Permalink

    Nun credito que no kai do sta.maria,tem gente que credita.

    Resposta
  • 04/12/2017 em 01:10
    Permalink

    Existem partes destas notícias que são reais

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)