Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Brasil terá o inverno mais frio dos últimos 100 anos, diz previsão #boato

Brasil terá o inverno mais frio dos últimos 100 anos, diz previsão #boato

Boato – Simulações atmosféricas apontam que o Brasil terá o inverno mais rigoroso dos últimos 100 anos. Sul, Sudeste, Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul terão recordes negativos de temperatura.

Os mais velhos sempre dizem (é possível que você já tenha escutado isso de uma tia ou vó): “quer começar a mentir, fale em previsão do tempo”. Parece que, nos últimos dias, algumas pessoas seguiram os conselhos dos mais velhos e resolveram criar um boato sobre as temperaturas do Brasil no inverno.

De acordo com mensagens que circularam em redes sociais, o inverno brasileiro (que começa em 21 de junho e vai até 22 de setembro) será o mais frio dos últimos 100 anos. A informação circulou em blogs, sites de jornais do interior e, claro, Facebook e WhatsApp. Leia o texto que circulou online:
PREPAREM OS CASACOS. O Brasil terá o inverno mais frio dos últimos 100 anos. As simulações atmosféricas confirmaram a indicação que já vinha sendo apontada há alguns dias: 2018 poderá ter o inverno mais rigoroso do ultimo seculo no Brasil. Com as projeções atuais, não seria exagero dizer que os os dias no inverno serão congelante.
É possível que todo os recordes de frio atuais do Sul, do Sudeste, de Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul sejam superados em 2018. Se a previsão se confirmar, ela virá com um espírito realmente “frozen”, para provocar muito frio,neve e geada.

Previsão diz que Brasil terá o inverno mais frio dos últimos 100 anos?

Muita gente já saiu correndo às lojas para comprar aquele casaco e reforçar o guarda-roupa. Porém, calma lá. A informação que aponta que o Brasil terá o frio mais intenso dos últimos 100 anos é falsa. Vamos aos fatos.

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

Antes de começar, vamos fazer uma ressalva. É óbvio que as temperaturas no Brasil tendem a cair nos meses de inverno e vale preparar o casaco (esquecido em outras estações do ano) para você sair às ruas em junho, julho e agosto (principalmente nos estados mais ao sul do Brasil). É ponto pacífico que as temperaturas caem no inverno. Agora, falar que será o pior inverno dos últimos 100 anos é exagero.

O primeiro ponto que denuncia que se trata de uma informação exagerada está na própria estrutura do texto. Ele não tem informações suficientes. Se 2018 terá o pior inverno, qual era o pior até então? Que “simulações atmosféricas” apontam que teremos o “pior inverno”? Onde teremos muito frio, neve e geada? Essa falta de informações e fontes já nos deixa desconfiados.

Tentamos descobrir de onde surgiu a informação do pior frio dos 100 anos. Descobrimos que os primeiros textos publicados na web citaram o site Notícias Agrícolas e a Rádio Rural. Porém, nenhuma das duas das matérias (que, de fato, falam em inverno rigoroso) apontam que teremos um recorde histórico.

Sem saber de onde saiu a informação, fomos buscar nos grandes institutos de meteorologia algumas previsões e descobrimos que há poucas sobre o inverno deste ano. Entre elas, nenhuma está falando de “o pior inverno”. Nos chamou atenção o vídeo abaixo, que derruba totalmente a tese de frio recorde no Brasil.

De acordo com a Dra. Renata Tedeschi, do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), a maior probabilidade é que tenhamos um “período neutro”. Ou seja, as chances são pequenas de termos os fenômenos El Niño e La Niña (que costumam fazer as temperaturas oscilar). “Quanto à previsão de temperatura, elas devem estar dentro da normalidade em todo país”, diz ao final do vídeo. Assista:

Já deu para ver que não existe previsão do pior inverno em 100 anos, mas há ainda mais um detalhe que derruba a tese. Falar em “inverno mais rigoroso da história do Brasil” é algo controverso. Para começar, o Brasil é um país com muitas variações climáticas entre regiões. Fazer uma previsão genérica que abranja o país todo não é, digamos, muito científico. Se formos falar na menor temperatura da história do Brasil, chegaríamos aos -11,1 ºC de 1953 em Xanxerê. Em outras capitais, o recorde negativo aconteceu em anos diferentes.

Resumindo: a informação que fala de previsões para o pior inverno dos últimos 100 anos é falsa. Além de as análises sobre o inverno ainda serem escassas e o texto não apresentar nenhuma fonte, nenhum instituto de confiança falou sobre essa previsão. Ao contrário, entre os especialistas está tudo dentro do normal.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.