Beber vinagre altera resultado do teste do bafômetro #boato

By | 14/11/2016

Boato – Se você quer enganar os policiais e alterar o teste do bafômetro, é só beber um copo de vinagre quando for parado em uma blitz.

Já falamos aqui no Boatos.org que uma das maiores indignações de muitos brasileiros é com o que chamam de “indústria de multas”. Ou seja, em vez de respeitarem regras de trânsito, muitos preferem culpar quem faz a fiscalização ou mesmo burlar algumas regras usando truques (o Waze que o diga).

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

Vinagre serve para burlar teste do bafômetro, diz boato

Vinagre serve para burlar teste do bafômetro, diz boato

Para essas pessoas, um truque “novo” (nem tão novo assim, vocês verão mais a frente) tem chamado atenção. Um texto que circula online aponta que beber um copo de vinagre ajuda a mascarar o resultado final no teste do bafômetro. Leia:

O VINAGRE E O BAFÔMETRO. Adeus Bafômetro! NÃO DEMOROU QUASE NADA PARA INVENTAREM A TRETA!  BRASILEIRO NÃO TEM JEITO MESMO…

O bafômetro não mede o nível de álcool e sim, a presença de cetona, que é o efeito da queima de gordura. Como o álcool diminui o açúcar no sangue, o corpo passa a queimar gordura e, como conseqüência, o hálito começa a apresentar corpos cetônicos.

OBS: Pessoas em dieta de Atkins , ou em jejum, também apresentam corpos cetônicos no hálito, em virtude da ausência de carboidratos causada pela dieta. Como conseqüencia dessa falta, o organismo queimará gordura.

Mas a mutreta do bafo é a seguinte: leve sempre no carro um vidrinho de vinagre e a qualquer sinal de blitz, tome um gole, porque o ácido acético (denominação química do vinagre) reage com a cetona, dando como resultado o acetato, que é indetectável no bafômetro. Adilson – Engenheiro Químico e CACHACEIRO

Beber vinagre altera resultado do teste do bafômetro?

Muita gente ficou espantada com a dica do “Adilson cachaceiro”. Mas será mesmo que o vinagre é um “santo” remédio para quem deseja não tomar uma multa (que agora está um pouco mais salgada) por não dirigir embriagado? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Pois bem. Como dissemos acima, a dica nem é tão nova assim. Uma pesquisa rápida sobre o assunto nos mostra que a “receita” está presente na internet há, no mínimo, oito anos. Neste período, conseguimos ver muita gente desmistificando a tese. Em 2013, um especialista respondeu à pergunta à Folha. Leia:

Desde 2008 a mesma questão vem surgindo. Segundo Arthur Guerra, psiquiatra, professor da Faculdade de Medicina da USP e coordenador do Cisa (Centro de Informações sobre Saúde e Álcool), “não há nenhuma chance de burlar o teste do bafômetro, seja usando vinagre, dropes ou outra coisa”.

Esse vídeo, feito em 2013, é muito interessante. Depois encher a cara, o repórter Claudio Elias (do programa Bola da Vez, da TV Arapuan, da Paraíba) tentou beber vinagre (lá pelos 10 minutos de vídeo). O resultado, como era de se esperar, foi só uma careta feita por ele e nada de resultado no bafômetro.

Para além disso, há outro detalhe: mesmo se o vinagre fosse eficiente para burlar o bafômetro, se você tivesse bêbado e o agente percebesse isso, você poderia sofrer a sanção. E vamos convir que para ter coragem de beber vinagre puro, é preciso estar bêbado.

Resumindo: não se arrisque a seguir os conselhos do “Adílson cachaceiro”. Você só vai conseguir levar uma multa e ainda ter a experiência horrível de beber vinagre. Mais do que isso, vai colocar a sua vida e de outras pessoas em risco. Não tente fazer isso em casa (tampouco no carro).

Ps.: Esse artigo é uma sugestão dos leitores Sebastião Ferreira, Maria Madalena Alves Guimarães, Laurencio de Matos, Daniel Diniz, Anderson Lustosa e mais cinco leitores que não se identificaram. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou no WhatsApp no telefone (61) 99331-6821. 

One thought on “Beber vinagre altera resultado do teste do bafômetro #boato

  1. Ayrton Pisco

    O texto não traz nenhuma explicação técnica e ainda tenta passar uma lição de moral confundindo de modo desleal um bêbado com uma pessoa que ingeriu um gole de cerveja.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *