Assassino de crianças é procurado e fez promessa de matar mais #boato

Boato – Assassino de uma criança, está foragido e fez promessa de matar mais 30 a 40 crianças. Compartilhe a foto para que ele seja preso.

Parece que nos últimos dias a “moda” tem sido a “reciclagem” de boatos que circulam na internet. Nos últimos dias, falamos novamente sobre a “PEC de Reforma do Congresso” e sobre o “caso dos assaltantes disfarçados de funcionários da NET”. Agora, a história que circula online é sobre um “foragido perigoso”.

Há alguns meses, desmentimos a história de um homem que era acusado de ter prometido matar 30 crianças. Como vocês podem ver, ele era inocente e chegou até a procurar a polícia para comprovar a sua inocência.

Pois bem: a história voltou à tona. Desta vez, a narrativa da história era formada pela foto de uma criança morta, de um homem (que seria o assassino) e um áudio de um radialista (que resolvemos não identificar). Leia a transcrição do áudio:

Atenção pessoal: tô mandando essa foto, o áudio e a foto deste canalha. Eu sou o (nome do radialista), estou passando para todos vocês este acontecimento. Pelo amor de Deus, você que está ouvindo este áudio, não deixe de passar esse áudio para frente, não deixe de passar essas fotos para frente para o quanto antes a polícia prender esse canalha, esse vagabundo, este safado, salafrário para evitar acontecer com outras crianças.

Este canalha tem uma promessa que ele fez de matar mais de 30 a 40 crianças parece me a informação que tenho. Não deixe de passar para frente é a informação que tenho. Passe para os teus grupos, passe para os teus contatos, passe para todo mundo até conseguir prender este vagabundo que, na minha opinião, não deve ser preso, deve morrer.

Assassino de crianças é procurado e fez promessa de matar mais?

A nova “roupagem” deu sobrevida a história. Mas será mesmo que há um assassino de crianças sendo procurado pela polícia e será que (desta vez) há alguém que prometeu mesmo matar 30 a 40 crianças? As respostas para as duas perguntas é não. Vamos aos fatos.

Fomos até a página do Facebook do radialista citado e descobrimos que, de fato, ele gravou um áudio “denunciando” um matador de crianças. Só tem um detalhe: a foto não condiz, de acordo com ele, com o áudio que ele gravou. Leia o que ele postou:

O áudio foi mandado via watzap mas foi uma outra foto não tem nada a ver com a foto que está aí. Desconsidere qualquer foto que estiver com esse audio. Isso não é verdade. Ok

Atualizado: o radialista respondeu o nosso contato e confirmou que o áudio gravado por  ele está sendo mal utilizado. De acordo com ele, o áudio era relativo ao caso de outro homem, do estado do Paraná. Leia:

Por favor alguém está usando o áudio para fazer este tipo de coisa e acusando pessoas que não tem nada a ver com o áudio. Na época que gravei o áudio a pessoa que se tratava é do estado do Paraná, a mesma já se encontra presa, e segundo informações ela tem distúrbios mentais. 

Sei que o áudio causa um impacto muito forte, mas não se trata desse rapaz moreno que estão colocando o áudio. Não tem nada a ver. Aos amigos que estão lendo essa msn, peço, por favor e pelo amor de Deus me ajudem a desfazer esse mal entendido que está circulando via watzap. Não é verdadeira fotos anexada ao audio, esse rapaz moreno de cabelos curtos não é o que foi enviado para primeira vez. 

Portanto se essa mensagem chegar às mãos de de quem enviou a foto com o áudio, relato que conserte essa mentira que se torna prejudicial e perigosa incriminado pessoas que não tem culpa é quanto menos sabem do acontecido. 

Mas afinal, de onde são as fotos: a da menina morta circula na internet, no mínimo, desde 2009. Em um site internacional de fotos bizarras (que não vamos colocar o link), há a informação de que se tratou de um acidente de carro. Não há mais informações a respeito disso, mas só o fato da imagem ser antiga e ser do exterior já elimina a tese do serial killer no Brasil e nos últimos tempos.

Quanto a imagem do homem, não conseguimos achar a origem exata. Mas pelo o que parece, ela “caiu na boca do povo”. Em um blog local do Rio Grande do Norte, a imagem foi atribuída a um homem de 36 anos que foi executado na cidade de Tangará (RN). Em um site do Paraná, a imagem foi atribuída a um homem que foi preso por tráfico de drogas. Só essa imprecisão de informações já denota que a imagem está sendo usada indiscriminadamente.

Para além de tudo isso, não há um registro em algum site “sério” de que, de fato, exista um serial killer de crianças sendo procurado. Você pode ter certeza que todos os jornais e telejornais (principalmente os sensacionalistas) estariam explorando a história de forma muito aprofundada se a polícia tivesse atrás do tal homem.

Resumindo: a história que aponta que um homem matou uma criança e prometeu matar mais 30 é falsa. Tome muito cuidado com o que você compartilha na internet. Parece que não, mas o ódio pode acarretar, aí sim, em mortes.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de Denilson, Roberta Kalil Tremujas e de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp no telefone (61) 99331-6821.

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

4 comentários em “Assassino de crianças é procurado e fez promessa de matar mais #boato

  • 12/04/2017 em 22:43
    Permalink

    As pessoas só caem em boatos porque acreditam neles (aceitam como verdade) sem antes chegar a veracidade dos fatos. Toda crença é uma teoria que não foi verificada, logo não se pode chamar de verdade, e pior ainda: passar adiante!

    Resposta
  • 07/04/2017 em 14:04
    Permalink

    Parabéns, obrigada pela informação…recebi hoje o áudio com a foto em um grupo, chamei a pessoa no privado e aconselhei a não divulgar informações sem ter a certeza de sua veracidade.

    Resposta
  • 06/04/2017 em 20:37
    Permalink

    Queria entender o q passa na cabeça de uma criatura, que pega uma foto monta um boato que pode acarretar em morte, ontem mesmo quase mataram um casal que estava em um carro por causa de um boato nas redes sociais dizendo q um carro branco sequestra crianças, se não fosse a policia iam matar o casal, pq chegaram a queimar o carro, se não me engano foi em Araruama. Parabéns pelo trabalho

    Resposta
  • 06/04/2017 em 01:24
    Permalink

    Recebi este whatsapp e, pesquisando pela foto, deparei com uma reportagem do Tribuna Popular Online, com o título: PRF PRENDE CONDUTOR QUE TRANSPORTAVA 21Kg DE MACONHA – reportagem datada de 30/03/2017. O que me deixou intrigada é que aparece o RG com uma foto e a mesma foto do rapaz do whatsapp, como pode???
    Parabéns pelo trabalho que fazem, se tem uma coisa que vivo alertando as pessoas, é de ficarem compartilhando boatos, afff!!!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)