Apartamento pegou fogo por causa de carregador de celular ligado #boato

By | 09/11/2016

Boato – Um apartamento pegou fogo e foi destruído após donos deixarem carregador de celular ligado na tomada. Foto mostra prédio incendiado.

Se tem um aparelho em casa que causa controvérsia é o carregador de telefone celular. É incrível a quantidade de histórias que aparecem sobre o aparato e seus riscos. A mais famosa delas é a da criança que morreu após colocar o carregador na boca (e foi desmentida por aqui). Mas agora, a história tem um “causo” à altura.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

Apartamento pegou fogo por causa de carregador de celular ligado, diz boato

Apartamento pegou fogo por causa de carregador de celular ligado, diz boato

Circula, pelo WhatsApp, a foto de um prédio pegando fogo e áudios alertando para o perigo dos carregadores de celular. De acordo com leitores do Boatos.org, em cada lugar uma história diferente é descrita. Encontramos versões na Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo. Leia a transcrição do texto que circula online:

Meninas bom dia, tô mandando essa mensagem porque ontem pegou fogo no meu prédio. Graças a Deus, o prédio foi evacuado e ninguém ficou ferido. O apartamento incendiado, os moradores não estavam em casa. Eles têm duas crianças, uma bebezinha de um ano e pouco e um menino de oito anos. O apartamento foi totalmente destruído e os bombeiros estiveram lá e eu estava lá também porque todos tiveram que sair do prédio. A causa foi um carregador de celular deixado na tomada. Tá, a gente fica achando que é lenda urbana, mas não é. Então a eu tô mandando este alerta para vocês recomendarem as crianças. Em casa, a minha ladainha já era essa todo isso. Ontem foi um sermão. Mas assim, foi terrível, muito triste mesmo. Então, cuidado, a gente pensa que não acontece, mas pode acontecer a qualquer momento.

Amigas, fitness, quem tá falando é Cintia. Deixa eu falar: este prédio aí é o prédio Costa España, do clube espanhol. O meu apartamento é esse aí de baixo que tá com a luz acesa. Esse apartamento do meu vizinho foi, ontem, incendiado. Acabou com o apartamento. Todo mundo teve que sair do prédio por causa de um carregador de celular. Eles deixaram o carregador de celular fora do celular. E aí, tocou fogo no apartamento todo. Não tinha ninguém no apartamento e eles tinham filho pequeno. Então, o que eu quero deixar é o alerta para vocês: não deixem o carregador puro na tomada. Olha o que aconteceu com ontem no prédio. Todo mundo teve que evacuar o prédio

Apartamento pegou fogo por causa de carregador de celular ligado?

É claro que diversas pessoas saíram compartilhando a história a torto e a direito. Mas será mesmo que é verdade que o apartamento da foto pegou fogo por causa de um carregador de celular? A resposta é não.

Procurando na internet, até encontramos casos de incêndios causados por carregadores de celulares. Mas isso só acontece se já há problemas na rede elétrica da casa (essa sim, merece atenção) ou de sobrecarga de energia (que pode ser causada, por exemplo, pelo uso excessivo do benjamin). Há, ainda, chances de o carregador ter algum defeito.

Alerta feito, vamos ao caso. Procuramos pelo ocorrido relacionado à foto e descobrimos que foi no Rio de Janeiro (no bairro da Tijuca). Isso já elimina a tese de edifício Costa España (Salvador) ou Edifício Amiga (em São Paulo). De acordo com notícias do site do O Globo, o caso aconteceu no dia 07/11/2016.

RIO – Por volta de 18h30m deste domingo, um incêndio em um apartamento do terceiro andar do prédio número 41 assustou moradores da Rua Ângelo Agostini, uma via residencial da Tijuca. O fogo se alastrou pelas varandas de pelo menos outras três unidades da coluna e chegou ao sexto andar. Bombeiros do Batalhão da Tijuca foram destacados para o local e controlaram as chamas em aproximadamente uma hora. O edifício tem 58 apartamentos. A reportagem do GLOBO apurou que o incêndio foi provocado por um problema na rede elétrica. Não havia ninguém em casa quando o foco começou. Ele começou na varanda, atingiu sala e dois quartos.

Notou a parte que fala da causa: problemas na rede elétrica. Não havia nada de carregador de celular na história. Corremos atrás da história nas redes sociais e descobrimos está sendo feita uma vaquinha para ajudar a família, que perdeu tudo.

Entre os comentários na postagem do Facebook que promove as doações, há a informação de que a perícia ainda está analisando o caso. Não vamos colocar nomes aqui, mas uma vizinha informou que a desconfiança era com o ar-condicionado.

Ou seja, qualquer informação que aponta que se tratou do carregador do celular, neste caso, é falsa. Houve, de fato, incêndio e carregadores (assim como qualquer coisa ligada à energia elétrica) podem (muito difícil, mas podem) causar incêndio. Mas uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa.

Esse artigo foi uma sugestão dos leitores Belci Sanchez, Geraldo Pires Luz, Suely Fagá Rocha, Claudia J Sampaio, Albérico Oliveira e mais quatro leitores que não se identificaram. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp, no telefone (61) 99331 6821.

12 thoughts on “Apartamento pegou fogo por causa de carregador de celular ligado #boato

  1. Eng. Mario

    Carregadores de celulares mal-feitos, chamados de “paralelos”, podem até ter uma chance de resultarem nisso. Eles usam internamente capacitores vagabundos, alguns deles conectados entre fase e neutro na entrada. Caso a isolação interna deles quebre por surto na rede elétrica, podem fechar curto circuito. Minha recomendação é ligar sempre os carregadores em um filtro de linha decente (aqueles que vêm com fusível). Isso pode acontecer a qualquer hora. Carregadores originais praticamente não têm esse risco, usam capacitores classe X e classe Y1/Y2 que suportam surtos de até 3000 V., além de dispositivo supressor de surto. O BARATO SAI CARO, resumindo. Use carregador original SEMPRE.

    Reply
  2. Thiago Carneiro

    Na qualidade de engenheiro e usuário , posso afirmar que os atuais carregadores de celular, possuem um sistema que o desliga automaticamente, quando o mesmo não detecta a presença do aparelho celular. E quando o celular está totalmente carregado, carregador também se desliga automaticamente.

    Reply
  3. André Lopes

    Como engenheiro eletricista achei irresponsável essa matéria, podendo estimular as pessoas a deixarem seus carregadores full time na parede, mesmo sem aparelho acoplado. Existe, sim, risco desse procedimento provocar incêndios, já tendo inclusive presenciado um. Veja matéria publicada no G1 no dia 29/11/2014 no Espírito Santo. Creio que a avaliação correta seria classificar a informação como “parcialmente verdadeira” ou invés de falsa! O Corpo de Bombeiros agradece.

    Reply
  4. Aleksander Giordano da Silva

    Ninguém aqui deixa a geladeira fora fã tomada p trabalhar. Q bizarrice, e pensar isso de um carregador. Pior ainda é nego acreditar.

    Reply
  5. Andréa Stutz

    Aí, pessoal do boatos.org. Agora esse caso do incêndio está vindo acompanhado de mais um áudio, desta vez de um homem, que explica o porquê de o carregador explodir depois de muito tempo na tomada. Ele fala “com categoria” que o acessório tem um transformador dentro dele (de 110V para 12V!?!) e isso fica trabalhando o tempo todo. Por isso, em um momento vai explodir. Se quiserem até envio o áudio pra vocês.

    Reply
  6. Francisco Sousa

    Parabéns ao autor dessa página. Já desisti de ter facebook, tweeter, whatsapp e qualquer outro do tipo. Não aguentava mais os textos de “Cecilia Meireles” e “Luis Fernando Veríssimo” que recebia. Pareciam que tinha sido escritos por crianças de 8 anos tal a quantidade de erros de português. Fora os boatos totalmente sem pé e cabeça. Sucesso com esse serviço tão importante.

    Reply
  7. Joao Marcos Batista

    Parabéns pessoal! Este site tem me ajudado bastante a entender e a mostrar às pessoas que a maioria das notícias alarmantes, trágicas e apocalípticas, na verdade, não passam de boatos, criados por pessoas de má fé e disseminados por outros que nem se dão ao trabalho de conferir, seja o que for!
    Obrigado pela iniciativa e oportunidade de esclarecer os fatos. Abraços sinceros!

    Reply
  8. Leticia

    Entendi…podemos deduzir então quem conformes suástica investigacoes,podemos deixar os carregadores não tomada que nada acontecerá…

    Reply
    1. Mariana

      Não creio que se possa tirar essa conclusão. A investigação se limita a verificar se o incêndio reportado se iniciou por causa de um carregador de celular deixado na tomada. O repórter inclusive menciona que é possível que carregadores de celular provoquem incêndios, como qualquer coisa ligada na tomada, mas é muito difícil (último parágrafo).

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *