Telefone 0800 serve como serviço de prevenção de suicídio #boato

By | 21/12/2016

Boato – Telefone 0800 está ajudando a prevenir suicídio. Campanha pede que pelo menos três amigos colem os números no mural para divulgar.

Segundo dados das Nações Unidas, o suicídio é responsável pela morte de uma pessoa a cada 40 segundos no mundo. Só no Brasil são registrados anualmente ao menos 12 mil suicídios.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org
Envie uma mensagem com a palavra #boato para (61) 99331-6821 e agende este número no seu telefone para receber as nossas atualizações gratuitamente no WhatsApp

Corrente espalha números falsos de prevenção ao suicídio

Corrente espalha números falsos de prevenção ao suicídio

O assunto é sério e tem no calendário um dia exclusivo para debates, reflexões e conscientização – é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, estabelecido anualmente em 10 de setembro.

Apesar de as pessoas e da própria mídia não discutirem tanto os casos de suicídio como deveriam, uma iniciativa que tem percorrido a internet parece estar mudando isso. A corrente, que tem sido repassada principalmente no Facebook e WhatsApp, pede que as pessoas colem em seus murais os números de telefone que prestam serviço de prevenção ao suicídio no Brasil.

Segundo a mensagem, se pelo menos três amigos compartilharem, já é o suficiente para alavancar essa importante campanha. Confira:

IMPORTANTE

Poderiam, pelo menos três dos meus amigos do facebook, por favor copiar e colar no seu mural? Prevenção do suicídio: 0-800-273-8255 ou 0800 290 0024

Há um telefone 0800 de prevenção ao suicídio?

Embora a iniciativa seja até solidária, os números que estão sendo repassados nessa suposta corrente do bem não são verdadeiros. Os telefones indicados para que a gente ligue simplesmente não existem.

Na realidade, os dígitos não são de todos falsos, muito menos a proposta a que estão ligados. Confuso? Nem tanto. Acontece que o próprio WhatsApp divulga em seu site as “Linhas de prevenção do suicídio ao redor do mundo” onde constam o número “1 800 273 TALK”. A palavra “talk” corresponde aos dígitos 8255, mas observe que o primeiro número (1) foi substituído pelo zero na corrente que estão divulgando.

Justamente esse dígito é o que inviabiliza o número todo, afinal trata-se do código para chamadas nos Estados Unidos, não para o Brasil. Aqui na terra dos tupiniquins o mesmo WhatsApp indica o 141, linha direta para o atendimento do Centro de Valorização da Vida (CVV), justamente a ONG que oferece suporte emocional para prevenir o suicídio no Brasil.

Portanto, esses números e a corrente que pede o compartilhamento não são verdadeiros. Tratam-se de telefones modificados e que não existem. Se quiser de fato ajudar na prevenção do suicídio, comece não repassando desinformação. Depois, indique o 141. Isso é ajudar realmente.

PS: Esse artigo foi uma sugestão do leitor Alessandro Cyrino. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp, no telefone (61) 99331 6821.

One thought on “Telefone 0800 serve como serviço de prevenção de suicídio #boato

  1. Rosa Kirsch

    Sou uma voluntário do CVV e aqui no sul e outros regiões o n 188 e a ligação é gratuita.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *