Telefone 0800 serve como serviço de prevenção de suicídio #boato

Boato – Telefone 0800 está ajudando a prevenir suicídio. Campanha pede que pelo menos três amigos colem os números no mural para divulgar.

Segundo dados das Nações Unidas, o suicídio é responsável pela morte de uma pessoa a cada 40 segundos no mundo. Só no Brasil são registrados anualmente ao menos 12 mil suicídios.

Corrente espalha números falsos de prevenção ao suicídio
Corrente espalha números falsos de prevenção ao suicídio

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org
Siga o Boatos.org no Twitter:
Envie uma mensagem com a palavra #boato para (61) 99331-6821 e agende este número no seu telefone para receber as nossas atualizações gratuitamente no WhatsApp

O assunto é sério e tem no calendário um dia exclusivo para debates, reflexões e conscientização – é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, estabelecido anualmente em 10 de setembro.

Apesar de as pessoas e da própria mídia não discutirem tanto os casos de suicídio como deveriam, uma iniciativa que tem percorrido a internet parece estar mudando isso. A corrente, que tem sido repassada principalmente no Facebook e WhatsApp, pede que as pessoas colem em seus murais os números de telefone que prestam serviço de prevenção ao suicídio no Brasil.

Segundo a mensagem, se pelo menos três amigos compartilharem, já é o suficiente para alavancar essa importante campanha. Confira:

IMPORTANTE

Poderiam, pelo menos três dos meus amigos do facebook, por favor copiar e colar no seu mural? Prevenção do suicídio: 0-800-273-8255 ou 0800 290 0024

Há um telefone 0800 de prevenção ao suicídio?

Embora a iniciativa seja até solidária, os números que estão sendo repassados nessa suposta corrente do bem não são verdadeiros. Os telefones indicados para que a gente ligue simplesmente não existem.

Na realidade, os dígitos não são de todos falsos, muito menos a proposta a que estão ligados. Confuso? Nem tanto. Acontece que o próprio WhatsApp divulga em seu site as “Linhas de prevenção do suicídio ao redor do mundo” onde constam o número “1 800 273 TALK”. A palavra “talk” corresponde aos dígitos 8255, mas observe que o primeiro número (1) foi substituído pelo zero na corrente que estão divulgando.

Justamente esse dígito é o que inviabiliza o número todo, afinal trata-se do código para chamadas nos Estados Unidos, não para o Brasil. Aqui na terra dos tupiniquins o mesmo WhatsApp indica o 141, linha direta para o atendimento do Centro de Valorização da Vida (CVV), justamente a ONG que oferece suporte emocional para prevenir o suicídio no Brasil.

Portanto, esses números e a corrente que pede o compartilhamento não são verdadeiros. Tratam-se de telefones modificados e que não existem. Se quiser de fato ajudar na prevenção do suicídio, comece não repassando desinformação. Depois, indique o 141. Isso é ajudar realmente.

PS: Esse artigo foi uma sugestão do leitor Alessandro Cyrino. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp, no telefone (61) 99331 6821.

5 comentários em “Telefone 0800 serve como serviço de prevenção de suicídio #boato

  • 19/04/2017 em 00:03
    Permalink

    O 141 é o número para todo o Brasil, mas não é gratuito. O 188, gratuito, somente funciona no Rio Grande do Sul.

    O CVV também atende por Skype (www.cvv.org.br/skype), por chat (www.cvv.org.br/chat) e por email (www.cvv.org.br/email).

    Resposta
  • 04/02/2017 em 23:48
    Permalink

    O 141 não existe acabei de tentar ligar pra lá

    Resposta
  • 23/12/2016 em 00:13
    Permalink

    Sou uma voluntário do CVV e aqui no sul e outros regiões o n 188 e a ligação é gratuita.

    Resposta
    • 04/02/2017 em 23:49
      Permalink

      188 também não existe. Alguém me ajuda

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)