Hoax: beijar olho vira moda no Japão e causa conjuntivite

By | 13/11/2013
Lamber olho teria virado moda no Japão, aponta boato

Lamber olho teria virado moda no Japão, aponta boato

Boato – Estudantes japoneses estariam virando adeptos à moda de beijar olhos de companheiros. Prática estaria levando muitos estudantes ao oftalmologista.

Essa é mais uma das bizarrices que são atribuídas erroneamente a países do oriente e acabam, inclusive, enganando a imprensa ocidental. A história da vez dá conta de que estudantes japoneses estariam entrando em uma nova moda. Beijo na boca seria coisa do passado. A onda do momento seria beijar olho.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

A notícia da prática chamada de oculolinctus chegou a enganar alguns dos maiores sites do mundo. No Brasil, o blog Page Not Found (do Jornal O Globo) e o ClicRBS também chegaram a publicar notas sobre o assunto. O que eles não sabem é que foram enganados por um hoax da internet. Leia uma das versões do texto:

A modalidade é considerada um passo à frente do beijo francês (o famoso beijo de língua) e está se tornando moda entre estudantes japoneses. Trata-se do beijo do globo ocular!

Sim, nesse beijo bizarro, conhecido como oculolinctus, o namorado passa a língua pelos globos oculares da namorada. E vice-versa, claro. Ou então entre amigos, como uma brincadeira.

De acordo com o “Sun”, a prática tem provocado vários casos de conjuntivite entre crianças e adolescentes japoneses.

Mas o oculolinctus não é exclusividade do Japão. O jornal cita o caso de Elektrika Energias, de 29 anos, que mora nas Ilhas Virgens, possessão americana no Caribe.

“Meu namorado começou a beijar os meus globos oculares ano passado e eu adorei. Não estou mais com ele, mas eu ainda peço aos caras que beijem os meus globos oculares. Eu gosto porque me excita. É como chupar os meus dedos dos pés”, afirmou ela.

O site de tecnologia Cnet (que também tinha caído na pegadinha do beijo no olho) publicou um grande artigo falando como que o hoax se transformou em verdade após ser repetida mil vezes.

O que aconteceu na realidade foi uma notícia criada por um blog colaborativo chamado Buchi News. Nele, uma professora chamada “Y” havia falado sobre o problema das crianças que beijam olho. Depois disso, um tabloide japonês reproduziu a história em inglês e a coisa tomou corpo e ganhou o mundo. A própria página acabou atualizando a matéria dizendo que se trata de um hoax.

Em relação ao que foi descrito na matéria, nem a história “da moda” tampouco a da conjuntivite procedem. Na matéria do Cnet, o autor explica que oftalmologista japoneses foram consultados se havia muitos casos de conjuntivite causada por beijo nos olhos e a resposta foi “não”. Ou seja, toda a história em relação ao beijo no olho no Japão não passa de mais uma lenda que o ocidente adora propagar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *