Cobra gigante é encontrada no Pará, diz lorota

By | 25/06/2015

Boato – Homens encontram e capturam uma sucuri gigante no Pará. Animal é considerado a maior cobra do mundo.

O ditado popular diz ‘tem que matar a cobra e mostrar o pau’. Em outras palavras, quando se faz algo extraordinário você tem que provar. É a regra básica para impressionar pessoas.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

Cobra gigante é encontrada no Pará, diz pescador

Cobra gigante é encontrada no Pará, diz pescador

Pois foi exatamente isso que um grupo de homens fez na internet. Postaram uma imagem impressionante de uma cobra gigante, supostamente encontrada em Mocajuba, Pará. Ou será que foi em Berui, Amazonas (como diz outras postagens)?

Seguindo as características típicas de um boato, a imagem dos homens cercando a cobra gigante, aparentemente morta, se espalhou. Em um perfil do Facebook rendeu quase 27 mil compartilhamentos. Em um site do Amazonas, recebeu 12 mil curtidas. E com uma procura rápida na internet tem réplicas da foto até no Japão.

Junto da foto, a seguinte legenda: ‘Incrível!! Depois de várias tentativas, a equipe do Cesar Pantoja Guimarães capturou no Pirateua, Mocajuba Pará, uma teba d’uma sucuri’. Salvo as expressões típicas na legenda, não tem nada de verdadeiro nessa história.

A balela se desmente sozinha, basta uma observação atenta da imagem. Trata-se de uma montagem bem mal feita, que foi desacreditada nos próprio post. Apesar da grande quantidade de compartilhamentos, a sucessão de comentários do tipo ‘nossa, mentira, é montagem’ ultrapassa os 100.

Em uma segunda olhada na foto, é possível perceber que o que aparentemente era para ser a cabeça da cobra é na verdade uma montagem colocada em uma pedra. Os detalhes da pele do animal estão menos nítidos em alguns pontos, o que só prova que quem fez a montagem não ‘manja’ tudo de Photoshop.

Aliás, montagens descaradas são bem típicas na web e geralmente estão associadas a essas situações absurdas. Já tivemos o monstro do Lago Ness, disco voador, pouso forçado de avião, camaleão mudando de cor e muitos outros.

Enfim, não teve cobra extraordinariamente gigante encontrada no Pará. Mas, a título de curiosidade, no Brasil existem sucuris muito grandes, mas que raramente ultrapassam 10 metros. Se você curte essas coisas, delicie-se com Anaconda, o filme.

ps: Esse artigo foi uma sugestão do leitor Eduardo Leonel. Se você quer sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.

One thought on “Cobra gigante é encontrada no Pará, diz lorota

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *