Chupacabra de Los Castores: falso alienígena é encontrado na Venezuela

By | 28/09/2013
Chupacabra teria sido encontrado na Venezuela

Chupacabra teria sido encontrado na Venezuela

Boato – Depois de ter seus frangos mortos por cerca de um ano, um venezuelano encontrou um corpo de uma criatura que acredita ser um chupacabra. Pessoas acreditam que o corpo também pode ser de um alienígena.

Uma foto tirada na Venezuela no início do mês de setembro tem dado o que falar o que falar na internet. Ela foi postada no Facebook por um internauta chamado Ramón Morales. De acordo com o venezuelano, o animal foi encontrado no bairro de Los Castores, em San Antonio de Los Altos, no dia 8 de setembro.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

Não demorou muito para a foto se espalhar na rede social e diversas teorias começarem a aparecer. Duas dessas teorias ganharam mais força. A primeira é de que o corpo seria do mítico chupacabra, tradicional em lendas urbanas na América Latina. A outra é de que seria o corpo de alienígena (ou de um animal de estimação deles).

A foto do Chupacabra de Los Castores ou Chupacabra Castoreño ganhou tanta força que rompeu as fronteiras da Venezuela. Um vídeo postado no site Live Leaks fez com que o animal “ganhasse o mundo”. No Brasil, o G1 e o Estado de Minas também falaram a respeito do assunto. Mas a pergunta que não quer calar é: “a foto é realmente de um chupacabra”?

Para a tristeza de alguns admiradores de histórias extraordinárias, a resposta é não. Após a imagem viralizar, especialistas reconheceram o animal como um gambá ou didelphis marsupialis (nome científico do animal) em grande decomposição. O principal indício está no formato da mandíbula e das patas do animal. Esta matéria do El Gráfico, jornal do México. 

Mesmo assim, foram recolhidas amostras de DNA do corpo para verificar qual é a espécie que foi encontrada e identificada como o chupacabra de Los Castores. Vale lembrar que, até hoje, todos os supostos chupacabras que apareceram na mídia acabaram sendo reconhecidos como cães, lobos ou outros mamíferos.

A lenda do chupacabra surgiu em 1995, em Porto Rico. De acordo com a história, o animal teria atacado cabras e sugado todo o sangue delas. No Brasil, alguns relatos davam conta de que o animal foi encontrado no Paraná na década de 1990. Mas todos foram refutados pela ciência. Sendo assim e até que se prove o contrário, o chupacabras não existe e o animal encontrado na Venezuela nada mais é do que um gambá morto

Esse texto foi sugerido pelos leitores Sandro Anderson e Leyberson Pedrosa (também amigo e colega de EBC). Para sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo Facebook ou pelo site. 

One thought on “Chupacabra de Los Castores: falso alienígena é encontrado na Venezuela

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *