Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > WhatsApp será bloqueado na próxima atualização #boato

WhatsApp será bloqueado na próxima atualização #boato

Boato – Justiça brasileira decreta bloqueio do WhatsApp em 48hs. Se o aplicativo for atualizado ele será bloqueado de vez.

Uma música do Raul Seixas descreve o ‘dia em que a Terra parou’. Não que o mundo tenha parado de fato, mas o Brasil chegou bem perto ano passado quando a justiça brasileira decretou o bloqueio do aplicativo WhatsApp. Pelo menos muita gente ficou incomodada, inconformada, desolada e desesperada até.

Reativado depois de doze horas, o bloqueio do Whats marcou a população e ao que parece as pessoas temem esse mal até hoje. Tanto é assim, que um áudio compartilhado nessa mesma rede social está assustando os brasileiros. No alerta, um homem pede que todos repassem o aviso – se você atualizar o aplicativo ele será bloqueado. Confira a transcrição:

‘Galera ó, saiu uma nova aí, vou tá repassando aqui, todos os grupo tamo repassando, passa pra frente aí, não vamo parar não. Saiu uma ordem judicial aí que determina o bloqueio do WhatsApp em todo o Brasil, dentro de 48hs.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Então o que tá acontecendo, todo celular que pedir pra atualizar o whatsapp, não atualiza, que assim que atualiza automaticamente vai bloquia seu whatsapp, você vai tentar entrar e vai ficar dando erro, entendeu? Então repassa pra frente pro máximo de amigo que puder que eu atualizei o da minha esposa e já bloquiou, o meu tá pedindo aqui pra atualizar eu não atualizei, o do meu funcionário pediu pra não atualizar eu não atualizei, então não atualiza que eu atualizei o da minha esposa e bloquio.

Então aí ó, todo o Brasil, a justiça determinou, valeu? Qualquer coisa vocês entra no site aí ó, folha.uol.com.br que lá tá escrito bem detalhadamente – Justiça Brasileira determina o bloqueio do whatsapp – tá ok? Então passa pra frente aí, não vamo deixar eles dar esse golpe não!’

Com o medo de que o bloqueio seja verdadeiro, o fatídico ‘áudio alerta’ está se espalhando rápido. Além disso, a prisão do vice-presidente do Facebook na América Latina, Diego Jorge Dzodan, no último dia 3 de março só serviu para assanhar essa história. Muita gente está repassando o recado com a desculpa de que a prisão de Dzodan é o primeiro indício de que o bloqueio é real.

Não é. O que o alerta de fato faz é reunir informações ultrapassadas, como o bloqueio de 48hs, que na verdade ocorreu em 16 de dezembro de 2015 para assustar quem quer atualizar o aplicativo. Um serviço que, aliás, é disponibilizado com frequência para o qual não há contraindicações.

Apesar de que os impasses com o WhatsApp estarem longe de serem resolvidos, a justiça não decretou o bloqueio novamente e o áudio repassado menciona uma decisão que já aconteceu. Inclusive, na Folha, indicada como fonte no áudio, não há matérias recentes que mencionem o bloqueio do aplicativo. Resumindo, #boato mesmo.