Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > WhatsApp vai sair do ar por 10 dias por causa de grupos da Baleia Azul #boato

WhatsApp vai sair do ar por 10 dias por causa de grupos da Baleia Azul #boato

Boato – Assistente do WhatsApp informa que aplicativo vai sair do ar por 10 dias por causa dos grupos do jogo da Baleia Azul.

Se existe um tipo de boato que sempre circula na internet é o que fala do cancelamento do WhatsApp. Não foram poucas as vezes que se falou que o aplicativo iria acabar, seria pago ou seria retirado do ar pela Justiça (poucas dessas foram reais).

A mais nova história que circula online em relação ao aplicativo dá conta que o WhatsApp vai sair do ar por 10 dias no Brasil por causa do excesso de grupos do jogo Baleia Azul que estão no aplicativo. De acordo com a mensagem, quem informa é “um assistente do WhatsApp”. Leia o texto que circula online:

*Óla sou assistente do WhatsApp estou passando aqui para avisar que o WhatsApp vai sair do ar dia 03/05/17* *Motivo( Grupos da Baleia azul no* *WhatsApp ) o aplicativo irar ficar fora do ar em 10 Dias* Repasse para amigos e grupos para que todos sejam informados

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

A história ressuscitou outro texto sobre o cancelamento do app. Nele, “o site da Justiça, o Folha UOL” e a Globo informavam que o aplicativo havia saído do ar? Leia este texto:

*Justiça brasileira determina o bloqueio do whatsapp por ordem judiciária vai vir uma mensagem no seu celular para vc atualizar o seu whatsapp por favor não atualize. pq assim que vc atualizar irá bloquear automaticamente e vc não vai mais conseguir entrar.* *Muitas pessoas já fizeram isso é foi bloqueado, repasse essa msg para todos que puder não vamos deixar isso acontecer. Informações no site da justiça brasileira que determinou o bloqueio do whatsapp: folha.uol.com.br por favor repasse.*

WhatsApp vai sair do ar por 10 dias por causa de grupos da Baleia Azul?

Os textos viralizaram no aplicativo e apavoraram muitas pessoas. Mas será que alguma dessas mensagens é verdadeira? Bem, a da Justiça é falsa. Mas e o recado do assistente do sobre os grupos do jogo da Baleia Azul? Também. Vamos aos fatos.

Sobre a mensagem que fala que a Justiça brasileira pediu o cancelamento do aplicativo nem vamos falar hoje. Esse boato já foi desmentido e pode ser visto com mais detalhes neste link. Vamos focar na “história da Baleia Azul”.

O primeiro ponto que denuncia o boato está no próprio texto. A mensagem tem todas as características de boato: diversos erros de português, caráter alarmista, pede compartilhamento e não cita fontes (o que é um “assistente do WhatsApp”)?

Só por desencargo resolvemos buscar mais informações a respeito do assunto na imprensa. Como era de se esperar, não encontramos nenhum comunicado oficial da empresa responsável pelo aplicativo ou mesmo alguma notícia de alguma decisão da Justiça que fale a respeito do assunto.

Junte esses dois fatos à informação que o mesmo boato de “fim do WhatsApp” circulou diversas vezes na internet e podemos cravar que o texto que circula online é falso. Não, o WhatsApp não vai acabar por causa do jogo da Baleia Azul (que, felizmente, já está perdendo força na internet). Tampouco será suspenso por 10 dias.

PS: Esse artigo foi uma sugestão de Emma Crioula e diversos leitores do WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp, no telefone (61) 99331 6821.