Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > WhatsApp mudou a configuração do grupo para “incluir todos” #boato

WhatsApp mudou a configuração do grupo para “incluir todos” #boato

WhatsApp mudou a configuração do grupo para incluir todos, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O WhatsApp, furtivamente, mudou a configuração dos grupos para adicionar todos. Por isso, você deve modificar as opções no seu celular.

A mudança das regras de privacidade no WhatsApp tem gerado diversas fake news sobre o aplicativo (como explicamos neste texto). A última delas aponta para uma suposta “mudança furtiva” para acabar com a privacidade de internautas.

De acordo com um texto que circula online, WhatsApp resolveu, furtivamente, mudar a configuração de grupos para incluir “todos”. Ou seja: a partir de agora, todos poderiam colocar vocês em um grupo no aplicativo de mensagem. Na segunda parte do texto (que pode ser lido abaixo), há um tutorial de como mudar isso.

Confira o desmentido em vídeo:

Não tenho certeza se vocês já sabem sobre isso, mas o WhatsApp furtivamente mudou a configuração do grupo para incluir “todos” para que pessoas que você não conhece possam adicioná-lo a um grupo, incluindo chats de apostas duvidosos, agiotas, grupos de fraude financeira

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Você pode alterar suas configurações: 1. Vá para o WhatsApp: 2. Vá para Configurações 3. Vá para a conta 4. Vá para Privacidade 5. Vá para Grupos 6. Mude de (Todos) para (Meus contatos, pressione Concluído) Eu verifiquei o meu e estava definido para todos. Por favor, alerte seus amigos

WhatsApp mudou a configuração do grupo para incluir todos?

A mensagem, é claro, não demorou muito para viralizar na internet. Em uma parte (na do tutorial), ela até está correta. Porém, não é verdade que o WhatsApp “mudou furtivamente” as configurações para todos poderem o adicionar você em grupos.

Na realidade, o que é apontado como uma novidade é algo que existe há, no mínimo, dois anos no aplicativo. E, pasmem, trata-se de algo que garante mais privacidade ao internauta. Para tanto, vamos relembrar algumas coisas.

Até 2019, o que está descrito catastroficamente na mensagem (que todos poderão adicionar você a “grupos estranhos” e blábláblá) era o que acontecia. Foi só depois de muitas reclamações de internautas que o WhatsApp lançou uma funcionalidade que permite a você escolher quem pode adicionar você a grupos no aplicativo.

Como mostra essa matéria do TechTudo também de 2019, há três opções para escolha: Todos, Meus contatos, Meus contatos, exceto… (para excluir algumas pessoas). E como mostram as imagens do conteúdo, a opção padrão (desde 2019) era “Todos”. Ou seja: nada foi mudado furtivamente no WhatsApp.

Na última atualização, de acordo com o próprio aplicativo, as mudanças são as seguintes: 1) Você poderá conversar com mais empresas no WhatsApp para resolver assuntos mais rapidamente do que por meio de uma ligação ou troca de e-mails. Porém, essas conversas são totalmente opcionais. 2) Fornecemos mais detalhes sobre como coletamos, compartilhamos e usamos seus dados (o tal termo de privacidade que todos têm que aceitar). Não tem nada sobre inclusão ou não em grupos.

Resumindo: apesar de a dica que está circulando na internet até ser válida, a mensagem que aponta que o WhatsApp mudou a configuração para inclusão de grupos é falsa. Não há nada sobre o assunto na última atualização e as opções que estão na mensagem são de uma configuração presente desde 2019.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3aIzl5T
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3w3sv3d
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3wa3LY1
Marcações: