Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > WhatsApp libera conversas de vídeo pela webcam #boato

WhatsApp libera conversas de vídeo pela webcam #boato

Atualizado em 29/10/2016: o WhatsApp está, de fato, começando a liberar chamadas em vídeo para alguns telefones. Inicialmente, a implementação aconteceu em aparecer com Windows Phone. Agora, alguns aparelhos que utilizam Android têm a função (em versão beta). Mesmo assim, é importante salientar que não é preciso entrar em nenhum site ou baixar algum programa para utilizar as videochamadas no aplicativo. 

Boato – Além das chamadas de telefone, agora os usuários do WhatsApp podem fazer vídeo chamadas no celular.

Para quem é ligado em tecnologia, qualquer modificação nos aplicativos nossos de cada dia é motivo para alvoroço e alegria. O Facebook muda minimante o layout e falamos disso uma semana, o Spotify atualiza e corremos para ver o que mudou. Na Era da Informação é assim, não tem jeito.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

O problema é que na vontade de ter sempre a versão mais atualizada de tudo, muita gente acaba caindo em pegadinhas, mentira e até em problemas na web. Pedidos de atualização falsos, links estranhos ou mesmo uma corrente são utilizados como método para enganar as pessoas por aí.

Correnta falsa do WhatsApp diz que aplicativo faz chamadas de vídeo agora
Corrente falsa do WhatsApp diz que agora o aplicativo permite fazer chamadas de vídeo pelo celular

E hoje, exatamente agora, durante a leitura desse texto tem milhares – isso mesmo – milhares de pessoas compartilhando uma corrente no WhatsApp para fazer o aplicativo ser capaz de realizar videoconferências (como no Skype e Messenger do Facebook). Isso por que está circulando uma corrente que, segundo se afirma, ativará a função “vídeo chamada” no aplicativo. O suposto processo para conseguir isso é bem simples, confira:

Agora o watsap tem webcam vc pode conversar com as pessoas olhando para elas. .. Mande para 15 amigos vc receberá uma câmera do lado da sua foto. Eu fiz e deu certo.

O WhatsApp liberou conversas por vídeo?

Apesar de parecer e ser obviamente falsa tem gente acreditando nesta corrente. Assim como é comum em centenas de outras correntes falsas, essa segue praticamente todas as regras – tem pedido de “passe adiante”, tem informação dada pela metade (quem é que fez e deu certo?), está toda escrita errado. Cara, corpo e jeito de boato mesmo.

E mais, quem inventou essa história é tão amador(a) que peca até em informações básicas de tecnologia. A tal webcam que se afirma ser a nova ferramenta no aplicativo não é de celular, são as câmeras instaladas em computadores e/ou notebooks para fazer vídeos nesses dispositivos. E não existe método de atualização por número de pessoas para quem você envia algo, isso é só corrente de rede social mesmo. Um aplicativo é atualizado automaticamente pelo dispositivo ou quando há esta disponibilidade o próprio avisa o usuário se deseja ou não fazer isso.

Aliás, essa história de poder utilizar a câmera do celular para conversar via vídeo pelo WhatsApp já sofreu alterações. Em outra versão que também circula por aí, um link é enviado na mensagem e, supostamente, basta clicar nele para conseguir a função no aplicativo. Confira:

WhatsApp começa a liberar videochamadas. Ative já. Consegui ativar no Videocall,pro [….]

Não vamos colocar o link aqui para evitar possíveis acidentes virtuais, por que como todo link falso, basta clicar para ganhar um malware (um vírus) de presente. Exato, tem várias pessoas espalhando uma surpresa do mal e nem sabem. E saber nem seria difícil, bastaria lembrar (ou procurar na internet) como as pessoas foram à loucura com uma das últimas funcionalidades do WhatsApp – o negrito, tachado e itálico.

Ah, e mais, como a opção de vídeo chamadas do aplicativo é muito esperada, tem gente desatenta caindo em pegadinha feita por um site de tecnologia em abril. Para brincar de Dia da Mentira, a equipe do site escreveu que a função de vídeo chamadas finalmente tinha chegado no WhatsApp. O pessoal ainda pediu que a notícia fosse compartilhada, pois só assim se receberia a atualização, restrita a “usuários convidados”. Tudo piada de 1º de Abril, e está lá, escrito que é isso, mas as pessoas continuam compartilhando – em 29 de julho.

Resumindo, não tem atualização do WhatsApp para poder fazer chamadas de vídeo com a câmera do celular, e não adianta repassar para 15 pessoas, clicar no link (pelo amor, não façam isso!) muito menos compartilhar o texto da zoeira no Facebook. E anotem, quando a função finalmente chegar ao aplicativo, todo mundo vai ficar sabendo e vai ser aquela festa na internet.