Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > WhatsApp será bloqueado amanhã às 14h e só volta em agosto #boato

WhatsApp será bloqueado amanhã às 14h e só volta em agosto #boato

Boato – Pela quinta vez o WhatsApp será bloqueado a mando da justiça e ficará fora do ar até o próximo mês.

As pessoas ainda nem se recuperaram do último chacoalhão que a justiça brasileira deu ao mandar bloquear o aplicativo WhatsApp pela quarta vez. Na terça-feira (19 de julho) a internet enfureceu diante da notícia de que para cumprir ordem judicial do Rio de Janeiro, o Whats ficaria fora do ar por 72 horas.

Boato afirma que PM emitiu áudio no whatsapp alertando sobre casal de sequestradores
Segundo boato, o WhatsApp será bloqueado amanhã novamente e suspensão vai durar até agosto

As empresas de telefonia começaram o bloqueio por volta das 14h, mas a coisa toda não durou muito, para alívio dos usuários descontentes. No entanto, segundo mensagem compartilhada na própria rede social, não adianta alegrar-se muito porque um novo bloqueio vem por aí. Confira o aviso:

Amanhã, sexta-feira dia xx (já foi dito 21 e 22) de julho de 2016 o aplicativo whatsapp será bloqueado às 14:00 e só voltará no dia 01 de agosto. O bloqueio foi determinado por conta de pessoas mal intencionadas usando o aplicativo, portanto será necessário bloquear para que começe investigações contra vários crimes. COMPARTILHA pra avisar à todos

O WhatsApp será bloqueado outra vez, amanhã?

O recado é bem claro – ficaremos sem WhatsApp novamente a partir de amanhã, “xx” de  julho, e dessa vez o bloqueio vai durar muito mais que 72h. Serão vários dias sem ter acesso ao aplicativo. ‘Mas gente, como assim?’

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Pois antes de surtarem todos, saibam que essa corrente é falsa. O aviso tem sido compartilhado no intuito de ‘preparar’ o pessoal para o que está por vir, mas não há nenhum indício de que seja verdadeiro. Por quê? Vamos aos porquês:

– Apesar de os últimos bloqueios terem sido realizados por ordem judicial porque a empresa WhatsApp se recusou a liberar informações para investigações criminais, não se sabe de nenhuma outra definição da Justiça para um novo bloqueio. Todas as outras vezes que o aplicativo foi bloqueado a imprensa noticiou com considerável antecedência, e neste caso, até agora nada foi informado.

– Esse aviso já é uma versão modificada da corrente original. Outra começou a ser espalhada antes informando que o WhatsApp seria bloqueado no dia 21 de julho. Quem usou o aplicativo normalmente bem sabe que nada aconteceu. É provável também que o boato vá se atualizando (23 de julho, 24 de julho etc).

– Ainda que um novo bloqueio possa ocorrer em breve (o que não se sabe até o momento), é muito improvável que a suspensão do aplicativo dure tanto tempo. Basta relembrar os últimos casos, em que a empresa WhatsApp conseguiu com rapidez a permissão da Justiça para desbloquear o serviço. Além do que, a pressão popular dificilmente deixaria que o bloqueio durasse sem problemas por 11 dias.

Por tudo isso, durmam tranquilos que o WhatsApp não será bloqueado amanhã e ficará suspenso até 1º de agosto. Essa história é só mais uma corrente que está sendo massivamente repassada como várias outras que já desmentimos aqui. Uma corrente que inclusive tem sofrido alteração de data todos os dias. Portanto, não compartilhe porque pode ser que amanhã esse boato já tenha mudado… de novo.

PS: Esse artigo foi uma sugestão dos leitores Margareth Gonzalez e Rafael Morani. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.