Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Vídeo mostra sistema antimíssil de Israel derrubando diversos mísseis #boato

Vídeo mostra sistema antimíssil de Israel derrubando diversos mísseis #boato

Vídeo mostra sistema antimíssil de Israel derrubando diversos mísseis, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Em imagens, sistema de defesa antimíssil de Israel aparece se defendendo de suposto ataque com mísseis.

Que Israel é referência na área de pesquisa e desenvolvimento, isso não é novidade para ninguém. O amplo histórico de tecnologia de ponta do país chamou a atenção até do presidente Jair Bolsonaro, que, inclusive, negociou parcerias na área de defesa e segurança pública em visita recente à Israel.

E a pesquisa israelense não dorme. Exemplos disso são os bons resultados apresentados ao mundo em forma de tecnologias, seja nas áreas de defesa, cibersegurança e até agricultura. Nos últimos dias, um vídeo que mostraria um pedaço de todo o esforço tecnológico de Israel começou a fazer sucesso na internet.

De acordo com a publicação que acompanha o vídeo, as imagens mostrariam o sistema antimíssil de Israel durante um suposto ataque com mísseis. As imagens mostram pequenos robôs atirando contra os mísseis, que se desfazem no céu antes de atingir o chão. Confira:

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Versão 1: “Vídeo incrível do Sistema de defesa antimissil em plena ação, derrubando diversos mísseis e evitando um ataque”. Versão 2: “Sistema israelense de defesa antimissil em ação”.

Vídeo mostra sistema antimíssil de Israel derrubando diversos mísseis?

As imagens são impressionantes e mostram um sistema bastante eficiente, que consegue derrubar todos os mísseis que aparecem no vídeo, impedindo o suposto ataque. Mas será que as imagens são verdadeiras e mostram o sistema antimíssil em ação? A resposta é não e os detalhes você confere a seguir!

Vamos lá! Ao ler as publicações, conseguimos identificar que o texto possui diversas características de boatos, como o caráter vago (não diz quando ou exatamente onde o ataque teria acontecido, muito menos explica o contexto da situação) e alarmista. Além disso, a mensagem possui erros de português e não cita nenhuma fonte confiável.

Assim como a equipe do Boatos.org já demonstrou em outros desmentidos, casos onde vídeos são tirados de contexto não são novidade na internet. Aqui no site já desmentimos vários deles, como a história que afirmava que pássaros estavam dançando nos céus da Paraíba. Também o vídeo que mostraria uma ativista do PSOL maltratando uma mendiga e, por fim, as imagens que mostrariam uma bailarina de 73 anos dando um show ao lado de seu neto.

Retornado ao vídeo de hoje, é possível ver, no final das imagens, uma mensagem em japonês (‘Kono Douga wa, fiction desu’). Em uma tradução livre, feita pelo editor do Boatos.org que já morou no Japão (valeu, Edgard!), a mensagem informa que as imagens não são reais (O vídeo é uma obra de ficção).

Foi aí que o nosso editor resolveu fazer uma busca no Youtube, utilizando o termo ミサイル (que, em japonês, significa míssil) e chegou à verdade. O vídeo é uma criação de um canal de computação gráfica japonês. As imagens mostram uma simulação do que seria o sistema Phalanx CIWS (sistema de defesa contra mísseis anti-navio) abatendo mísseis BGM-109 Tomahawk (um míssil de cruzeiro de longo alcance).

Em resumo: a história que diz que um vídeo mostra o sistema antimíssil de Israel derrubando diversos mísseis é falsa! As imagens, na verdade, não são reais. O vídeo foi feito por um canal de computação gráfica japonês e mostra o que seria o sistema Phalanx CIWS abatendo mísseis BGM-109 Tomahawk. Ou seja, nem as imagens são verdadeiras e muito menos a história. É tudo balela. Até a próxima!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.