Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Vídeo India is doing it hackeia o seu telefone em 10 segundos #boato

Vídeo India is doing it hackeia o seu telefone em 10 segundos #boato

Vídeo India is doing it é um vírus que hackeia o seu telefone em 10 segundos, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Cuidado com um vídeo que mostra a curva da Covid-19 se achatando na Índia. O vídeo se chama India is doing it e hackeia o seu telefone em 10 segundos.

Existem muitos boatos que já são considerados clássicos na internet (temos até uma editoria com fake news do tipo). Existem também tipos de boatos que são considerados clássicos. Um deles é o da história que sobre um suposto vídeo que seria um “vírus mortal” para celulares.

Dessa vez, a mensagem que está circulando em redes sociais e WhatsApp aponta que o arquivo em questão teria o nome de India is doing it e mostraria a curva da Covid-19 se achatando na Índia. Leia a mensagem que circula online:

Vai começar a circular um vídeo no WhatsApp que mostra como a curva de Covid19 está se achatando na Índia. O arquivo se chama “India is doing it”, não abra nem veja, ele hackea seu telefone em 10 segundos e não pode ser interrompido de forma alguma. Passe as informações para sua família e amigos. Agora eles também falaram no noticiário da TV

Vídeo India is doing it é um vírus que hackeia o seu telefone em 10 segundos?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

É claro que a mensagem chamou atenção e deixou muita gente de orelha em pé. Se você foi uma dessas pessoas, pode ficar tranquilo. Não é verdade que exista um vídeo chamado India is doing it que hackeie o seu WhatsApp.

Na realidade, essa é apenas uma nova versão de um boato já manjado. Essa história de vídeo que hackeia o seu telefone é tão batida que já desmentimos fakes que usavam nome de políticos, anônimos, papa e até um muito similar a esse: o da “curva de Covid-19 na Argentina”. No final, o vídeo não existia e o alerta é falso. Veja dois vídeos abaixo (um alertando para esse tipo de fake e outro alertando para o fake da Argentina).

Assim como em outros casos, a história em questão é falsa. Não existe nenhum vídeo chamado India is doing it e tão pouco esse arquivo vai hackear o seu telefone. Vale dizer duas coisas a respeito do assunto.

A primeira delas é que a informação viralizou muito em língua inglesa (tanto que o título do vídeo sequer foi traduzido para português) e já foi desmentida por diversos sites que desmentem notícias falsas como o Fullfact (do Reino Unido), o Boom Live (da Índia) e The Quint (também da Índia).

A segunda é que, apesar de o número de casos de coronavírus estar diminuindo no país, a Índia ainda está em um patamar muito alto (mesmo para um país superpopuloso) em relação à doença. Até o momento em que este texto foi escrito, o país tinha quase 8 milhões de casos e quase 120 mil mortes.

Resumindo: a história que aponta que existe um vídeo chamado India is doing it que vai hackear o seu telefone é falsa. Não passa de mais um alerta falso com o mesmo de modelo de tantos outros já desmentidos aqui no nosso site.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2QvB43t
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK