Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Vídeo Argentina está fazendo isso, sobre Covid-19, hackeia o telefone em 10 segundos #boato

Vídeo Argentina está fazendo isso, sobre Covid-19, hackeia o telefone em 10 segundos #boato

Vídeo Argentina está fazendo isso, sobre Covid-19, hackeia o telefone em 10 segundos, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Hackers estão enviando um vídeo com o título “Argentina está fazendo isso” no WhatsApp. Ele é um vírus que hackeia o seu telefone em 10 segundos e não tem nada a ver com a Covid-19.

As fake news sobre o novo coronavírus estão circulando em volume tão grande que a gente consegue ver de tudo. Há espaço até para correntes das mais estranhas. É o caso da história de hoje, que fala de uma “ameaça mortal”.

De acordo com uma mensagem que circula online, há um vídeo falso sendo utilizado por hackers. O arquivo teria o nome de “Argentina está fazendo isso”, teria como tema a Covid-19 e hackearia o seu telefone em 10 segundos. Leia a mensagem que está circulando online:

Confira o desmentido em vídeo:

* * Atenção !!! Eles enviarão um vídeo para o WhatsApp, mostrando como a curva de infecção do Covid-19 está se achatando. O arquivo se chama “Argentina está fazendo isso”, * não o abra ou veja *, hackeia o telefone em 10 segundos e não pode ser parado de forma alguma. Passe as informações para familiares e amigos. * NÃO ABRA * Eles também disseram isso na TV.

Vídeo Argentina está fazendo isso, sobre Covid-19, hackeia o telefone em 10 segundos?

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

Em meio a boatos gravíssimos (que até incentiva práticas perigosas) no meio da pandemia da Covid-19, desmentir essa história é um alento (sim, nós também precisamos respirar). E, enquanto respiramos, estamos aqui para lhe falar que essa informação não só é falsa como faz parte de um boato clássico. Vamos aos fatos.

Quando nos deparamos com a mensagem já sabíamos do que se tratava. Isso porque essa mesma estrutura de mensagem já foi utilizada em diversos boatos. A única coisa que muda nela é “o vídeo ameaçador”. Já teve história falando de Mariana e a caneca, dança do papa, Lula preso, ventiladores cancerígenos, carnaval de pipoca e tantos outros. Já fizemos até um vídeo “genérico” sobre o assunto:

Como falamos no vídeo, não há como hackear o WhatsApp com base em um arquivo de vídeo. A única forma viável seria se o tal vídeo estivesse em um link. O que, assim como em tantos outros casos, não acontece com o exemplo “Argentina está fazendo isso”.

Só por desencargo, resolvemos procurar a respeito do que a Argentina estaria fazendo em relação ao novo coronavírus. Achamos algumas ações econômicas (como proibir demissões), políticas de isolamento e uma curva de infecção (na teoria) mais suave do que o Brasil (levando em conta que se trata de um país menor e com menos população do que o nosso).

Independentemente das políticas da Argentina no combate à Covid-19, o fato é o seguinte: a história que aponta que há um vídeo chamado Argentina está fazendo isso que hackearia o seu telefone é falso. Não passa de uma nova versão de um velho fake desmentido aqui.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164.

Confira a lista de todas as fake news sobre o novo coronavírus

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2yOF9Hf