Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Vacinaja (vacinaja.sp.gov.br) é um site fake que aplica golpes #boato

Vacinaja (vacinaja.sp.gov.br) é um site fake que aplica golpes #boato

Vacinaja (vacinaja.sp.gov.br) é um site fake que aplica golpes, diz boato (Foto: Reprodução/WhatsApp)

Boato – O Vacinaja (vacinaja.sp.gov.br) é um site fake. Ele foi criado por golpistas para roubar dados de internautas.

Nós sabíamos que o início da vacinação no Brasil poderia dar brecha para aqueles sites que roubam dados. O que não sabíamos era que o início da vacinação iria suscitar alertas falsos relacionados a golpes. Um deles denuncia um site chamado Vacinaja (vacinaja.sp.gov.br).

De acordo com a mensagem que circula online, o site Vacinaja (vacinaja.sp.gov.br) seria um site fake criado por golpistas para roubar dados de internautas. Duas são as provas: 1) O site é diferente do site do Estado de São Paulo. 2) Ele fala em “vacivida e pede dados das pessoas”. Leia a mensagem que circula online:

Pessoal, sem entrar no mérito da vacinação, mas só passando p alertar a todos de q apareceram novos golpes HOJE sobre um pré-cadastro p ser vacinado. Falo de um site chamado “vacinaja.sp.gov.br” dizendo que faz o pré-cadastro para a vacinação em SP. É FAKE!!! Não é do governo do Estado (cujo endereço é www.saopaulo.sp.gov.br), fala em “vacivida”, que é uma clínica de vacinação e pede dados da pessoa. Este e outros novos golpes, depois de a primeira pessoa ter sido vacinada hoje. Atenção!

Vacinaja (vacinaja.sp.gov.br) é um site fake criado para roubo de dados?

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

O alerta se espalhou na mesma velocidade de outra mensagem que recomendava o cadastro no site em questão. Aí vem a dúvida: quem está certo? No caso de hoje, está certo quem recomenda o site Vacinaja (vacinaja.sp.gov.br) porque ele é verdadeiro.

As duas teses apresentadas na mensagem (que tem características de boatos online) caem por terra com poucas buscas a primeira delas é por referências em relação ao site. Logo encontramos perfis oficiais do governo de São Paulo endossando que o site é mesmo para cadastro para vacinação contra a Covid-19. Veja um exemplo de post no Facebook:

A vacinação começou! E, neste domingo (17), o Governo de São Paulo lançou o site www.vacinaja.sp.gov.br para agilizar a imunização contra a COVID-19 no estado. Nele, todas as pessoas aptas a receber a vacina do Butantan podem fazer um pré-cadastro. Nesta primeira etapa, o grupo prioritário é formado por profissionais de saúde e indígenas.

O pré-cadastro não é um agendamento, mas garante atendimento mais rápido nos locais de vacinação e evita a formação de aglomerações. Quem não conseguir fazer o pré-cadastro não precisa se preocupar, pois a vacinação também é feita sem ele. Acesse e saiba mais!

Ou seja: o site vacinaja.sp.gov.br é para pré-cadastro das pessoas que estão aptas para receber a vacina no estado de São Paulo. Pessoas que estão fora dos grupos prioritários ou que são de outros estados não deverão se cadastrar no site.

A segunda tese, que fala da Vacivida, também não se sustenta. A Vacivida nada mais é do que, de acordo com o próprio governo de São Paulo, a plataforma digital integrada para monitorar toda a campanha de vacinação contra a COVID-19.

Antes de terminar, é importante citar que, apesar de o site vacinaja.sp.gov.br ser seguro, o internauta deve estar alerta com sites similares com outros endereços que venham a aparecer (se aparecer, a gente vai alertar por aqui) e também com golpistas que possam vir a pedir dados por SMS ou telefone (como o código de verificação do WhatsApp).

Resumindo: a história que aponta que o site Vacinaja (vacinaja.sp.gov.br) é fake e serve para roubar dados de internautas é falsa. Trata-se de um alerta falso que acaba (seja intencionalmente ou não) prejudicando os trâmites de vacinação.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/318Tn5c
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK