Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Universidade Estácio está com tratamento odontológico grátis em site no WhatsApp #boato

Universidade Estácio está com tratamento odontológico grátis em site no WhatsApp #boato

Universidade Estácio está com tratamento odontológico grátis em site no WhatsApp, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A universidade Estácio de Sá abriu tratamento odontológico grátis. Para concorrer às vagas, é preciso entrar em um site e compartilhar um link com amigos no WhatsApp.

Dentre os inúmeros anúncios de promoções falsas no WhatsApp, um nos chamou atenção há algum tempo: o que apontava que a Uninove (universidade em São Paulo) estaria oferecendo tratamento odontológico gratuito para quem entrasse em um site e compartilhasse um link com um certo número de amigos no aplicativo. A história de hoje é parecida, mas usa o nome da universidade Estácio de Sá.

De acordo com a mensagem, a Estácio estaria oferecendo tratamento odontológico em um site chamado “OdontoIogia ponto com” (com I mesmo). Para concorrer às vagas, seria preciso entrar no site, responder algumas perguntas e compartilhar um link com amigos. Leia a mensagem que “chama” para a “oportunidade” e a mensagem inicial do site:

Mensagem: Olha isso… a Universidade Estácio tá com vagas abertas para tratamento odontológico grátis em todo Brasil. Eu acabei de fazer o agendamento online! *Tem restauração, limpeza, extração, implante, canal, obturação, aparelho, prótese, odontopediatria e outros!* Pra conferir as especialidades e agendar consulta é só acessar o site oficial: https://estacio.odontoIogia.com _COMPARTILHE COM QUEM PRECISA_

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Texto no site: UNIVERSIDADE ESTÁCIO AGENDAMENTO ONLINE O Programa Odontológico da Universidade Estácio realiza atendimento odontológico para a comunidade em geral, em todos os municípios do Brasil. O atendimento é realizado por acadêmicos, sob a supervisão dos professores das disciplinas de odontologia. Os objetivos são atuar na promoção da Saúde dos pacientes e capacitar os alunos para o diagnóstico, planejamento e a execução do tratamento e da prevenção das diferentes patologias odontológicas. TRATAMENTOS 100% GRATUITOS PARA TODA COMUNIDADE!

Universidade Estácio está com tratamento odontológico grátis em site no WhatsApp?

Não faltou gente compartilhando a informação por aí e ficando empolgado com a história. Mas será mesmo que a universidade Estácio está oferecendo o tal tratamento dentário para quem entrar no tal site e compartilhar o link com amigos? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

Não foi preciso ir muito longe para descobrir que a mensagem é falsa. Isso porque ela, além de seguir o velho modus operandi das promoções falsas que circulam no WhatsApp, é idêntica ao boato relacionado aos tratamentos gratuitos no Uninove. Até o texto que está no site (copiado do site da Faculdade Marechal Rondon) é o mesmo. Por isso, vamos relembrar o que escrevemos:

Ao nos deparar com a mensagem, já percebemos que se tratava de mais um daqueles sites que inventam promoções (no caso, uma oportunidade) para ganhar dinheiro com publicidade e roubar dados de usuários. Mesmo que você faça todo o processo descrito, nada acontece. Os vídeos abaixo alertam:

Ao analisarmos os sites em questão, descobrimos que o serviço ESET classificou a página como de phishing. Ou seja: não é nada recomendável você clicar nela.

Ao buscar o conteúdo que está no texto de abertura da página, descobrimos que ele foi copiado de um serviço de atendimento odontológico gratuito de outra faculdade: da Faculdade Marechal Rondon.

Assim como no caso da Uninove, buscamos pela tal história de tratamento no site da Estácio e nada encontramos. Depois, entramos em contato com a Estácio por meio da página do Facebook da empresa. Veja a resposta:

As ações e campanhas promovidas pela Estácio, são divulgadas por meio das nossas páginas oficiais nas Redes Sociais. Desconhecemos o link informado, indicamos que nos procure sempre que houver qualquer dúvida, inclusive com relação a veracidade de informações, estamos aqui para te auxiliar.

Resumindo: a história que aponta que a faculdade Estácio está dando tratamento dentário grátis em um site no WhatsApp é falsa. É uma nova versão de uma “promoção falsa” já desmentida no Boatos.org.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.