Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Uninove oferece tratamento odontológico grátis em site no WhatsApp #boato

Uninove oferece tratamento odontológico grátis em site no WhatsApp #boato

Uninove oferece tratamento odontológico grátis em site no WhatsApp, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A Uninove está oferecendo tratamento odontológico gratuito em um site no WhatsApp. Para concorrer, só é preciso preencher os dados e enviar o link para amigos.

Já há algum tempo, aqueles famigerados links de promoções (oportunidades) falsas enganam pessoas no WhatsApp. Por mais que a gente alerte sobre o risco de clicar e compartilhar esses links no aplicativo, as pessoas continuam caindo nessa história. E a mais nova “isca” fala de uma oportunidade ofertada pela Universidade Uninove.

De acordo com a mensagem que circula na web (principalmente WhatsApp), a Uninove está oferecendo tratamento odontológico gratuito. Até aí, tudo bem. Os problemas começam quando a mensagem fala que, para concorrer às vagas, é preciso entrar em um site (na versão que vimos era o “odontoiogia ponto com”). Leia a mensagem:

Gente, a UNINOVE tá com vagas abertas para tratamento odontológico grátis. Faça agendamento online! *Tem restauração, limpeza, extração, implante, canal, obturação, aparelho, prótese, odontopediatria e outros!* Pra conferir as especialidades e agendar consulta é só acessar o site oficial: [site] _COMPARTILHE COM QUEM PRECISA_

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Ao entrar no site, você se depara com uma mensagem de “boas-vindas” e um “pedido especial”: preencher dados e compartilhar o link da página com amigos. Leia o que está escrito na página que acessamos:

A Clínica-escola de Odontologia realiza atendimento odontológico para a comunidade. O atendimento é realizado pelos acadêmicos, sob a supervisão dos professores das disciplinas. Os objetivos são atuar na promoção da Saúde dos pacientes e capacitar os alunos para o diagnóstico, planejamento e a execução do tratamento e da prevenção das diferentes patologias odontológicas.

Uninove está com vagas para tratamento odontológico grátis em site no WhatsApp?

Muita gente saiu se animando, deixando os dados e compartilhando o link com amigos. Só há um problema nisso tudo. A informação que está viralizando é falsa. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

Ao nos deparar com a mensagem, já percebemos que se tratava de mais um daqueles sites que inventam promoções (no caso, uma oportunidade) para ganhar dinheiro com publicidade e roubar dados de usuários. Mesmo que você faça todo o processo descrito, nada acontece. Os vídeos abaixo alertam:

Ao analisarmos os sites em questão, descobrimos que o serviço ESET classificou a página como de phishing. Ou seja: não é nada recomendável você clicar nela.

Ao buscar o conteúdo que está no texto de abertura da página, descobrimos que ele foi copiado de um serviço de atendimento odontológico gratuito de outra faculdade: da Faculdade Marechal Rondon.

Vale dizer que a Uninove até oferece tratamento odontológico gratuito. Porém, tudo está no site oficial da instituição e não em uma página aleatória. E, claro, não há qualquer pedido de compartilhamento para que a inscrição seja feita. Só para ter certeza, entramos em contato com a Uninove via Facebook. A resposta foi a seguinte: “Pedimos a gentileza de desconsiderar este link, não é da UNINOVE”.

Resumindo: a história que aponta que a Uninove está oferecendo tratamento odontológico gratuito por meio de um site no WhatsApp é falsa. A universidade até oferece o serviço, mas o link que circula online não passa de mais uma falcatrua da internet.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.