Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > TikTok organiza Dia Nacional do Estupro em desafio #boato

TikTok organiza Dia Nacional do Estupro em desafio #boato

TikTok organiza Dia Nacional do Estupro em desafio, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O TikTok organizou o Dia Nacional do Estupro em hashtag. A “celebração” pela prática da violência aconteceu em 24 de abril de 2021.

As redes sociais, como toda mídia social, vivem em constante mudança. Há tendências que vão e voltam, outras que surgem do nada e somem do mesmo jeito que chegaram, algumas que vêm para engajar ideias interessantes e aquelas que não passam de challenges cômicos e sem qualquer sentido para entreter os usuários. Agora, já imaginou o surgimento de uma trend para celebrar situações perturbadoras para os usuários, no estilo deep web? Sim, seria, no mínimo, bizarro.

É o caso da nossa história de hoje. Uma publicação que começou a circular principalmente o Facebook na última semana dá conta de que o TikTok teria organizado o Dia Nacional do Estupro através de uma hashtag. A suposta “celebração”, bastante polêmica (e criminosa, diga-se de passagem), ainda mais em se tratando de uma grande rede social que se tornou fortemente popular de uns tempos para cá, não demorou muito para viralizar e gerar revolta entre os internautas, é claro, especialmente entre as mulheres e páginas de militância feminina. De fato, a “comemoração” seria assustadoramente asquerosa. Confira, a seguir, o texto original da postagem que está rodando online:

Texto da imagem: Dia Nacional do Estupro de Tik Tok, 24 de abril de 2021 – Celebrity… Desafio assustador do Tik Tok quer promover a prática de abusos… Texto da publicação: gente que m… é essa?????
meu Deus, eu tô mt puto véi.

TikTok organizou Dia Nacional do Estupro em hashtag?

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

A suposta denúncia ganhou vários compartilhamentos em poucos dias nas redes sociais. No entanto, apesar do susto, não procede.

E desconfiamos disso, para começar, por conta das características da mensagem, que carrega todos os indícios de fake news: é vaga (não diz sequer o motivo ou origem do suposto Dia do Estupro do TikTok), alarmista (tem o intuito de gerar revolta e compartilhamentos entre os internautas e, quem sabe, até o boicote do app), possui erros de português e, o mais importante, não cita fontes confiáveis de notícias que possam confirmar a informação.

Em segundo lugar, para você entender melhor o funcionamento das hashtags no TikTok, elas servem para impulsionar as visualizações dos conteúdos dos usuários e, portanto, são divididas entre categorias específicas para cada nicho (de natureza, fitness, moda, beleza, etc.) e aquelas populares, tags que estão sendo mais usadas em um determinado momento.

Estas últimas podem ser acessadas no menu “Most Popular TikTok Hashtags”, na opção “Top Categories” da rede social. Inclusive, dentro desta categoria, algumas das hashtags mais usadas são relacionadas a desafios (os famosos “challenges”) e comemorações, que seriam onde se enquadraria a suposta tag do nosso desmentido de hoje, sobre o tal “Dia Nacional do Estupro”.

Porém, não foi o que aconteceu. Na verdade, descobrimos que em nenhum momento a hashtag apareceu entre as mais populares no aplicativo. A informação foi até desmentida em inglês pela agência de fact-checking USA Today, que explicou que o boato surgiu em torno da narrativa de que um grupo de seis homens teria criado um vídeo TikTok, no qual encorajava outras pessoas a cometerem agressões sexuais em 24 de abril.

No entanto, de acordo com o mesmo site, apesar de milhões de usuários da mídia social terem compartilhado reações à suposta ameaça, nem o USA Today e nem o próprio TikTok conseguiram encontrar qualquer evidência da ameaça à qual os usuários estavam se referindo. Inclusive, a única tag relacionada ao assunto, a #abril24, tinha mais de 31,1 milhões de visualizações e mais de mil vídeos no momento da publicação, mas só com avisos de segurança e alertas sobre o tal Dia do Estupro.

Resumindo: A publicação que dá conta de que o TikTok teria organizado o Dia do Estupro em hashtag não é verdadeira. Em nenhum momento foram encontradas tags em referência à suposta data, nem mesmo na própria verificação da rede social, a não ser em vídeos com avisos de segurança e alertas sobre o assunto.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3aIzl5T
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/38hcBcy
Marcações: