Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > STF autoriza EUA fazer monitoramento do WhatsApp de brasileiros #boato

STF autoriza EUA fazer monitoramento do WhatsApp de brasileiros #boato

Boato – O STF acabou de autorizar os EUA a fazer o monitoramento do WhatsApp de todos os brasileiros. Medida é parte de acordo mundial.

Não foram raras as vezes que falamos aqui no Boatos.org de histórias falsas que “se reciclam” na internet para continuar enganando os mais inocentes. No WhatsApp, isto tem sido cada vez mais recorrente nos últimos tempos. E é justamente o que aconteceu com a história de hoje.

Há poucos dias, o Boatos.org desmentiu uma corrente que circulava no aplicativo que apontava que governos de todo o mundo estavam “entrando em uma acordo” para monitorar as redes sociais de todo mundo. Agora, um blog “daqueles” pegou o mesmo texto e colocou um “detalhe” no título: o STF teria autorizado os EUA de fazer o monitoramento no WhatsApp de todos os brasileiros. Leia (na imagem abaixo):

Confira o desmentido em vídeo

 

STF autorizou EUA a fazer o monitoramento do WhatsApp de todos brasileiros?

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Mesmo com o nosso desmentido sobre a “base do boato”, o novo título fez muita gente ficar em dúvida se, de fato, o STF autorizou o monitoramento do WhatsApp no Brasil. Para estas pessoas, a resposta é não. Vamos aos fatos.

Nem vamos entrar na parte da história que já foi desmentida. Vamos falar apenas dos “elementos novos”. Na mensagem (que segue o script das balelas online, com direito a pedido de compartilhamento e o mesmo erro ortográfico que chamava o WhatsApp de WhatsAll), a única informação nova é a do STF.

Pois bem, além de o fato do blog que publicou a história (chamado Gshow Play) só publicar notícias falsas (é dos mesmos autor(es) de outros blogs que têm espalhado boatos no WhatsApp) e ter se baseado em um texto já desmentido, não há nenhum ofício do STF apontando para a autorização. Claro, também não há nenhuma notícia séria que fala sobre autorização de monitoramento do WhatsApp aos EUA.

Resumindo: a história que aponta que o STF autorizou os EUA a monitorar as redes sociais dos brasileiros foi publicada por um site de notícias falsas e tem como teor um texto já desmentido por aqui. É claro que se trata de mais um boato que circula online.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99331-6821.