Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Se você repassar foto de flores no WhatsApp, Hospital do Câncer vai doação em euros #boato

Se você repassar foto de flores no WhatsApp, Hospital do Câncer vai doação em euros #boato

Hospital do Câncer vai ganhar 1 euro por 10 pessoas que repassarem foto de flores, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O Hospital do Câncer vai ganhar 1 euro por cada 10 vezes que fotos de flores forem repassadas no WhatsApp.

Quando falamos em fake news, a máxima “quanto mais simples, melhor (ou pior)” é válida. Isso pode ser exemplificado na história de hoje, que fala de forma vaga sobre um suposto benefício a um “Hospital do Câncer”.

Mensagens apontam que por cada vez que uma imagem com flores for compartilhada por 10 vezes no WhatsApp, o Hospital do Câncer ganha 1 euro. A mensagem que circula por aí é acompanhada de uma foto com algumas flores. “O hospital do câncer está pedindo para repassar essas flores porque a cada 10 pessoas que repassar eles ganham 1 euro para ajudar”, diz a mensagem que circula online.

Confira o desmentido em vídeo

Se você repassar foto de flores no WhatsApp, Hospital do Câncer vai doação em euros?

A história circulou em diversos países lusófonos (inclusive o Brasil). Porém, essa história não só é um boato como também já foi desmentida em duas oportunidades aqui no Boatos.org (em 2020 e 2021). Como o desmentido deste clássico (que já é “superclássico”) escrito outrora vale para hoje, relembre o que escrevemos.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

A mensagem em si já nos faz ficar muito desconfiados. Para começar, ela nem fala nas circunstâncias da doação ou mesmo qual “hospital do câncer” ganharia a doação (caráter vago). Além disso, ela é apelativa e mexe com os sentimentos das pessoas (alarmista), pede compartilhamento e não cita fontes confiáveis. Ou seja: quase todas características de um boato online.

Vale dizer que esse tipo de história “repasse para ajudar a pessoas/instituição” é mais do que manjada na internet. Não foram poucas as vezes que desmentidos ocasiões em que fotos de crianças doentes tinham o tal pedido de compartilhamento (vale a pena ler esse artigo para você perceber o quão “sem noção” é esse tipo de boato). No vídeo abaixo, temos um exemplo:

Assim como explicamos nos tantos outros casos citados, há alguns motivos que fazem esse tipo de texto ser fake: 1) Não há como controlar o quão compartilhada é uma imagem no WhatsApp porque as mensagens são criptografadas. 2) Trata-se de um tipo de marketing que não faz muito sentido porque está incentivando a prática de spam.

Mesmo com tudo isso, resolvemos procurar pela tal história de “repasse de foto de flores” por doação. Como era de se imaginar, nada encontramos além da tal corrente no WhatsApp e Facebook. Não precisa dizer mais nada, né?

Resumindo: é falsa a história que aponta que o Hospital do Câncer vai ganhar uma doação em dinheiro se você repassar fotos de flores é falsa. Não passa de um boato que insiste em circular na internet e, novamente, é desmentido aqui.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso