Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Rolex comemora 100º aniversário e dá relógios no WhatsApp #boato

Rolex comemora 100º aniversário e dá relógios no WhatsApp #boato

Rolex comemora 100º aniversário e dá relógios no WhatsApp, diz boato (Foto: Reprodução/Internet)

Boato – Por causa do aniversário de 100 anos, a Rolex está dando relógios de presente para as pessoas que entrarem em um site e compartilharem um link com amigos no WhatsApp.

Parece que até os golpistas que vivem criando aquelas velhas promoções falsas no WhatsApp estão sem criatividade. Antes, novos golpes eram criados com nomes de “novas empresas”. Agora, estão apenas mudando um pequeno dado de mensagens antigas.

A última das histórias falsas que circula por aí aponta para o 100º aniversário da Rolex. De acordo com o texto, a empresa estaria dando um relógio de luxo para as pessoas que entrassem em um site, respondessem a algumas questões genérias e depois compartilhassem um link com amigos no WhatsApp. Leia o texto que circula online:

Confira o desmentido em vídeo:

Presente grátis com Rolex. Boa sorte. Parabéns! Comemoração do 100º aniversário da Rolex! Por meio do questionário, você terá a chance de obter um relógio Rolex. Questão 1 de 4: Você conhece o relógio Rolex? Sim não Questão 2 de 4: Quantos anos você tem? 18-29 30-39 40-49 50+ Questão 3 de 4: O que você acha do relógio Rolex? Muito bem Inacreditável OK Não tão bom Questão 4 de 4: Você vai nos recomendar aos seus amigos? Sim não

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Parabéns, suas respostas foram salvas com sucesso! Você tem a chance de ganhar presentes. Você deve selecionar a caixa correta com seu prêmio dentro. Você tem 3 tentativas. Boa sorte! OK Parabéns! Você fez isso! Você ganhou o Relógio Rolex Submariner! *** AS REGRAS *** 1. Você deve contar a 5 grupos ou 20 amigos sobre nossas promoções. 2. Digite seu endereço e conclua o registro. OK

Rolex comemora 100º aniversário e dá relógios no WhatsApp?

A oferta tentadora fez a mensagem (principalmente por causa do pedido de compartilhamento) se espalhar no WhatsApp. Só que, mais uma vez, a mensagem que fala no tal aniversário da Rolex de 100 anos e os presentes grátis é falsa. Na realidade, é uma nova versão de um boato desmentido outro dia (que falava de 93 anos da empresa). Como a única diferença dos textos era a “idade da empresa”, relembre o que escrevemos na última checagem (com algumas adaptações).

Para começar, o texto está cheio de imprecisões. A primeira é relacionada à idade da empresa. A Rolex não poderia dar um presente de 100º aniversário porque a empresa tem, na realidade, 103 anos. Se a promoção fosse real, a empresa (que não publicou nada a respeito do assunto em seus canais oficiais) não erraria o próprio aniversário.

Além disso, o site que está na promoção não é o oficial da Rolex. Golpistas têm usado uma tática muito eficaz para conseguir enganar pessoas: criar sites com nomes muito parecidos com oficiais. Se você perceber, o endereço é Rolẹx (com a letra “ẹ” em vez de “e”). Por sinal, ao clicar no site, fomos redirecionados a uma página que baixa um adware (tipo de arquivo que te enche de publicidade indevida no navegador).

Pesquisamos sobre a história da “promoção da Rolex” e descobrimos que o site Hoax Slayer (que também desmente boatos na internet) falou sobre o golpe no ano passado. Na ocasião, o golpe envolvia a “falsa pesquisa” e o pedido de compartilhamento. Não sabe como é? Então confere no nosso vídeo abaixo.

Só para terminar, resolvemos buscar por mais detalhes do site no serviço Vírus Total. De acordo com o Fortune Cookie, o site tem um vírus. De acordo com o Fortinet, a página é considerada de spam.

Resumindo: a história que aponta que a Rolex está dando presentes por causa do aniversário de 100 anos é falsa. Nem a empresa está fazendo essa comemoração tampouco está dando os prêmios em questão.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3aIzl5T
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3w3sv3d
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3wa3LY1
Marcações: