Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Ri Happy está dando vale-presente de Dia das Crianças em site no WhatsApp #boato

Ri Happy está dando vale-presente de Dia das Crianças em site no WhatsApp #boato

Ri Happy está dando vale-presente de Dia das Crianças em site no WhatsApp, diz boato (Foto: Reprodução/Internet)

Boato – Por causa do Dia das Crianças, a Ri Happy está dando um vale-presente para as pessoas que entrarem em um site, responderem a perguntas, abrirem uma “caixa” e compartilharem um link com amigos no WhatsApp.

Quanto mais o Dia das Crianças se aproxima, mais os golpes ligados a “promoções sazonais” circulam no WhatsApp. A prova disso é que, mais uma vez, uma história ligada à rede de lojas Ri Happy chegou à nossa pauta.

De acordo com um texto que circula online, a Ri Happy está dando um vale presente (na versão que vimos, era de R$ 250) para as pessoas que entrassem em um site (na versão que vimos, a página era “https://ri-happy.com/”), respondesse a algumas perguntas e, no final, compartilhasse um link com amigos no WhatsApp. Leia o texto que está no site:

Confira o desmentido em vídeo:

Ri Happy Parabéns! Estamos comemorando o dia das crianças 2021! Respondendo nosso questionário, você terá a chance de abrir uma caixa surpresa agora mesmo! Caixas surpresa restantes: Carregando… Pergunta 1 de 4: Você já comprou algo no site do site do Ri Happy? Sim Não Pergunta 2 de 4: Quantos anos você tem ? 18-29 30-39 40-49 50+ Pergunta 3 de 4: O que você acha da Ri Happy? Muito bom Excelente Razoável Não gosto Pergunta 4 de 4: Você recomendaria a Ri Happy para seus amigos? Sim Não

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Seu prêmio é: um Vale Presente Ri Happy no valor de R$250,00. Siga as instruções abaixo para resgatar seu prêmio! 1. Compartilhe com 10 amigos no WHATSAPP (clique no botão “WhatsApp” abaixo) 2. Clique em “Prosseguir” para receber seu presente. WhatsApp Compartilhe até que a barra azul ficar cheia! Prosseguir Esta oferta é válida apenas por 600 segundos.

Ri Happy está dando vale-presente de Dia das Crianças em site no WhatsApp?

Não demorou muito para o link ganhar espaço no WhatsApp. Só que, além da “promoção” ser falsa, trata-se de um boato já desmentido algumas vezes no Boatos.org. Tivemos que desmentir boatos muito similares em 2019 e 2020.

Em 2019, a promoção falsa falava sobre distribuição de “kits de presentes”. Em 2020, a balela falava sobre ação solidária por causa da pandemia. Como a única diferença entre os casos anteriores e o de hoje é o “tipo de promoção” relembre o que escrevemos sobre o assunto:

Versão 2019: O principal motivo que nos leva a crer que se trata de um fake está na própria mensagem. Ela (e todo o caminho descrito no site) segue o roteiro das promoções falsas no WhatsApp que só servem para roubar dados de internautas (e, quiçá, faturar algum com publicidade). Mesmo que você siga todos os passos, no final, nada acontece. O vídeo explica:

Só por desencargo de consciência, resolvemos buscar pela tal distribuição de brinquedos por parte da Ri Happy. Como imaginávamos, a própria empresa, por meio de sua página no Facebook, desmentiu a informação e reforçou que as promoções só estão no site oficial. Leia:

Oi. Tudo bem? Essa promoção não é verdadeira. Orientamos que sempre verifique as promoções nas próprias lojas físicas ou nos canais oficiais da Ri Happy (Facebook, Instagram e site www.rihappy.com.br), ok?

Versão 2020: A primeira coisa que fizemos dessa vez foi buscar nas redes sociais da Rihappy para saber mais sobre essa história. Como era de se imaginar, nada encontramos a respeito do assunto. É importante citar que o site oficial da loja é rihappy.com.br e não rihappy.online.

Nem precisávamos fazer tal verificação para saber que a mensagem é fake. Isso porque ela segue todo o enredo de sites falsos que escondem um golpe. Mesmo que você siga todos os passos, nada acontece no final. Temos até um vídeo que explica isso e outro que explica o que você pode fazer se entrou em um site desses:

É importante citar que, no ano passado, desmentimos um boato muito parecido sobre a loja. Na ocasião também era anunciado “presentes grátis da Rihappy” e se tratava de um fake. A única diferença para esse ano é ausência da menção à Covid-19.

Assim como nos outros, resolvemos, também só por desencargo, buscar nas redes sociais da Ri Happy sobre qualquer informação relacionada à tal promoção. Como era de se esperar, encontramos, novamente um desmentido. Veja o que a empresa escreveu a uma pessoa no Facebook:

Esse site não é o oficial da Ri Happy, observe que a URL não possui o domínio de site reconhecido no Brasil (.com.br), o único site da Ri Happy é: https://www.rihappy.com.br/. Infelizmente existem muitos criminosos oportunistas que, utilizando-se de artifícios tecnológicos, passam a aplicar golpes. 

Estamos lançando mão de todos os recursos possíveis para retirar esses sites do ar, no entanto, a missão é árdua. Quando temos sucesso em baixar um, os fraudadores lançam outros. Por isso fica aqui o nosso alerta: sempre confira os canais oficiais de nossa marca (redes sociais e site) antes de aceitar alguma promoção, tudo o que fazemos para nossos clientes é divulgado por esses canais, em posts oficiais.

Resumindo: é falsa a história que aponta que a Ri Happy está dando um vale-presente para as pessoas que entrarem em um site, responderem a algumas perguntas e, no final, compartilharem um link com amigos no WhatsApp. Trata-se de uma promoção falsa que estamos tendo que desmentir pelo terceiro ano seguido.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso