Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Retrospectiva 2018 no WhatsApp é disponibilizada para quem compartilhar link #boato

Retrospectiva 2018 no WhatsApp é disponibilizada para quem compartilhar link #boato

Boato – O WhatsApp liberou a retrospectiva 2018 para os internautas. Para ver a retrospectiva, é preciso compartilhar um link com amigos do aplicativo.

Faltando cerca de 10 dias para o fim do ano (11 para ser mais exato), muita gente já está fazendo o balanço de 2018. Em meio a retrospectivas (espere que a gente vai ter a nossa também), uma mensagem tem chamado atenção no WhatsApp.

De acordo com a mensagem, a o WhatsApp liberou a retrospectiva 2018 para os usuários do aplicativo. Para “ver”, só é preciso entrar em um site (nas versões que acessamos, vimos o “retrospectiva.info” e o “saudefit.xyz”). Leia a mensagem que circula online.

Pessoal, acabei de ver minha *Retrospectiva 2018* que o WhatsApp liberou. Muito bom! Relembrei as fotos antigas, status e conversas *Veja a de vocês ai*

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Fizemos a imprudência de entrar nos sites (olha como a gente se arrisca só para dar a informação para vocês). Logo de início, você vê uma logo do WhatsApp e uma “chamada” para você ver a retrospectiva 2018:

Veja sua Retrospectiva de 2018 no WhatsApp! Clique no botão abaixo para ver sua agora!

Ao clicar em “ver retrospectiva”, você recebe o “pedido especial”: o de compartilhar o link com amigos “até encher a barrinha”. Ao final da página, há diversos “depoimentos” de pessoas que teriam conseguido o feito. Confira o resto da mensagem:

Sua Retrospectiva foi criada com sucesso! Para ver siga os passos abaixo: 1- Clique em Compartilhar e envie essa novidade para todos os seus amigos e grupos do WhatsApp. Para que eles também possam ver. 2- Após compartilhar aparecerá automaticamente. Compartilhe até completar a barrinha abaixo:

Retrospectiva 2018 no WhatsApp foi disponibilizada para quem compartilhar link?

Muita gente saiu aí mandando a mensagem para os amigos só pela ânsia de ver a retrospectiva 2018 no WhatsApp. Mas será mesmo que o aplicativo disponibilizou o balanço do ano para ser acessado pelos usuários? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Vamos ao mais óbvio. Não há como o WhatsApp “liberar” uma retrospectiva 2018 (ainda bem para muita gente). Todas as mensagens que circulam pelo aplicativo passam por uma criptografia de ponta-a-ponta. Ou seja: nem os administradores têm, em teoria, acesso ao que você posta.

O segundo ponto que denuncia a farsa é que o “oferecimento” de retrospectiva é um tipo de golpe já manjado no WhatsApp. Assim como em tantos outros falsos anúncios que circulam online, a intenção é fazer com que as pessoas cliquem na publicidade que está no site, compartilhem o link com os amigos e exponham seus dados pessoais. Não é nem preciso dizer que, mesmo que a pessoa siga todos os passos, nada acontece.

A prova disso é que em 2017 tivemos que desmentir o mesmo boato (que usou um site com o mesmo layout). Mesmo com todos esses indícios, fomos procurar nas páginas oficiais do aplicativo para saber se havia algum oferecimento de retrospectiva para usuários. Como era de se imaginar, nada encontramos.

Resumindo: a história que aponta que o WhatsApp liberou a retrospectiva 2018 para os internautas é falsa. Ela não passa de mais uma “oferta” falsa que circula pelo aplicativo com a intenção de roubar dados de usuários.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164.