Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Petição pública que pede compartilhamento vai ajudar no fechamento do Congresso #boato

Petição pública que pede compartilhamento vai ajudar no fechamento do Congresso #boato

Petição pública que pede compartilhamento vai ajudar no fechamento do Congresso, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Assine uma petição pública que pede o fechamento do Congresso Nacional. Ela vai ajudar o presidente Jair Bolsonaro a governar e pede compartilhamento no WhatsApp.

Já há alguns anos, site de petições online ajudam as pessoas a promoverem causas. O grande problema é que, de uns tempos para cá, sites “clones” de páginas de petições como o Avaaz e Petição Pública têm viralizado na internet com pedidos impactantes (em alguns casos, absurdos). O último deles fala sobre o fechamento do Congresso.

Uma mensagem no WhatsApp que aponta para o site “peticaopublica.org” dá conta de que você deve assinar uma petição para que o Congresso Nacional seja fechado. “Vamos assinar a petição pelo fechamento do Congresso Nacional. Chega desses sangue-sugas que só se importam com o próprio bolso atrasando nossa nação. FORA TODOS!”, diz a mensagem que circula online.

Atenção: cuidado com petições falsas que circulam no WhatsApp

Petição pública que pede compartilhamento no WhatsApp vai ajudar no fechamento do Congresso Nacional?

A mensagem circulou com muita força na internet e deixou muita gente impressionada. Mas será mesmo que adianta assinar essa tal petição para que o Congresso Nacional seja fechado? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

Dado o histórico, já sabíamos do que se tratava. Já desmentimos boatos falando sobre a cassação da concessão da Globo, impeachment de Bolsonaro, impugnação de candidatura de Bolsonaro e liberdade para Lula. Em todos os casos, o site de petição era falso.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Assim como nos casos citados, o site em questão era da seguinte forma: tinha uma série de perguntas e, em seguida, um pedido para que você compartilhe a mensagem com um certo número de amigos no WhatsApp. Quem acompanha o Boatos.org já sabe que isso é apenas um golpe para roubar dados de internautas.

Vale dizer que nem com uma petição de 7 bilhões de pessoas é possível fazer com que o Congresso Nacional seja fechado. Apesar do desejo de alguns malucos, qualquer coisa que vá no sentido de fechar o Congresso é inconstitucional e caracterizaria um golpe de estado. Ou seja: não é com uma petição (ainda mais falsa) que você vai conseguir isso.

Resumindo: se você vir uma petição apontando para o site peticaopublica.org, não acredite. Trata-se de mais uma petição falsa com pedido absurdo que só serve para roubar dados de internautas.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Confira a lista de todas as fake news sobre o novo coronavírus

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2oQa6tD