Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Petição pede cassação da concessão da Globo por parte de Bolsonaro #boato

Petição pede cassação da concessão da Globo por parte de Bolsonaro #boato

Petição pede cassação da concessão da Globo por parte de Bolsonaro, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Assine uma petição para que a concessão da TV Globo seja cassada pelo presidente Jair Bolsonaro. O site é o peticaopublica.org e você deve compartilhar um link no WhatsApp para assinar o documento.

Nos últimos dias, o clima entre Jair Bolsonaro e a TV Globo se acirrou. Depois de uma matéria do Jornal Nacional falando que o presidente foi citado no processo do assassinato da vereadora Marielle Franco, em 2018, o presidente já fez live atacando a emissora, a emissora respondeu e muita gente ficou em polvorosa. No meio disso, uma petição bombástica apareceu na internet.

De acordo com a petição, lançada por um site chamado peticaopublica.org, Bolsonaro pode cassar a concessão da TV Globo se os internautas conseguirem um certo número de assinaturas. Para tanto, as pessoas devem entrar no site e seguir às instruções. Leia a mensagem que viralizou no WhatsApp.

Atenção: cuidado com petições falsas que circulam no WhatsApp

O Presidente Bolsonaro, diante das constantes reportagens caluniosas a seu respeito por parte da Rede Globo, demonstrou a possibilidade de não renovar a concessão da emissora. A cassação da concessão é uma penalidade prevista em LEI para o concessionário que caluniar, injuriar ou difamar o Presidente da República. Vamos mostrar nosso apoio e contribuir para o fim dessa emissora podre! Assinem e DIVULGUEM!!!

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Desta vez, fizemos a imprudência de entrar no site divulgado. Fizemos isso por meio do computador e por meio do celular. E aí tivemos dois resultados diferentes. Se você acessa a “petição” pelo computador, entra em um site muito parecido com páginas reais de petição como a Avaaz.org e o peticaopublica.com.br (esse, sim, real). Há um grande texto e o número de pessoas que assinaram (uma 5 mil). Leia:

O Brasil tem acompanhado as constantes tentativas da Rede Globo em difamar nosso Presidente e manipular a população a partir de reportagens caluniosas. Vamos demonstrar nosso apoio e assinar essa petição em favor da cassação da concessão dessa emissora nojenta. Rumo aos 20 milhões de assinaturas! DIVULGUEM!!!’

O Presidente Bolsonaro tem sido alvo constante de calúnias, por parte da Rede Globo, que visam denegrir sua imagem e manipular a população. A nação brasileira não pode aceitar isso, está na hora de nos levantarmos! Vamos chegar a 20 milhões de assinaturas pela cassação da concessão dessa emissora!!! FORA GLOBO! Assinem e DIVULGUEM!

O Presidente Bolsonaro vem sendo alvo constante dessa emissora manipuladora que é a Rede Globo. A cassação da concessão da emissora é uma penalidade prevista em LEI para o concessionário que caluniar, injuriar ou difamar o Presidente da República. Vamos lutar para acabar com essa rede de bandidos! Rumo aos 20 milhões de assinaturas! Assinem e DIVULGUEM!’

Agora, se você acessa via celular (como a maioria das pessoas) é que vem o “pulo do gato”. Você entra em uma página na qual tem que responder a duas perguntas (“Você acredita que a Globo busca difamar o Presidente e manipular a população por meio de reportagens caluniosas?” e “Você acredita que ele cometeu crime eleitoral?”) e, em seguida, se depara com a seguinte mensagem (em meio a um contador que mostra que milhões de pessoas já assinaram):

Para evitar fraude em nossa petição e garantir ainda mais assinaturas, siga os passos para validar sua participação. Compartilhe com 5 dos seus amigos/grupos via WhatsApp (Clique no ícone “WhatsApp” abaixo). Clique em Validar Assinatura e aguarde a confirmação. Pronto, sua assinatura será contabilizada.

Petição pede cassação da concessão da Globo por parte de Bolsonaro?

E lá vamos nós falar a mesma coisa de sempre (não temos culpa se vocês caem nos mesmos golpes de sempre): apesar de a petição ter se espalhado com força por aí, temos duas coisas para lhe falar. 1) A petição não tem validade legal. 2) Ela não vai ser entregue para ninguém e faz parte de um golpe para roubo de dados. Vamos aos fatos.

Quando vimos o endereço do site peticaopublica.org, já sabíamos que se tratava de uma petição falsa. Isso porque a tal página já é conhecida por esse tipo de golpe aqui no Boatos.org. Já falamos de uma petição para cassar a candidatura de Bolsonaro, para “não cassar” a candidatura, pelo impeachment do presidente e pela liberdade de Lula.

Em todos os casos, os responsáveis pelas páginas fizeram o seguinte: botaram a petição no ar, faturaram muita grana com anúncios, roubaram dados de internautas para, no final de tudo, apagarem as petições. Ou seja: todo o seu esforço nunca deu em nada.

Vale dizer que assinar petições como essa, ao contrário do que aparenta o texto, não tem valor legal algum. Se as “petições reais” têm valor “apenas” como instrumento de pressão (OK, não é tudo, mas ajuda), uma petição que se utiliza de métodos duvidosos (como forçar o compartilhamento de internautas) para angariar assinaturas, sinceramente, não tem valor nem para isso.

Resumindo: não assine a tal petição que pede a cassação da Globo no site que citamos. Além de ela não ter valor legal algum, você corre o risco de ter seus dados roubados quando “compartilha” o link do peticaopublica.org com amigos.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2r1oZdp