Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > O Boticário está dando Kit Linda em um site linkado no WhatsApp #boato

O Boticário está dando Kit Linda em um site linkado no WhatsApp #boato

Boato – Responda a um questionário rápido do O Boticário, compartilhe um link de um site no WhatsApp com seus amigos e ganhe um Kit Linda.

Já falamos inúmeras vezes que a empresa predileta nos golpes de promoções falsas no WhatsApp é O Boticário. Quando falamos de promoções falsas sobre a empresa, a pergunta não é “se vai ter um boato” e sim “quando vai ter um boato”. Mal 2019 começou e já temos um.

A última história que circula na internet dá conta de que O Boticário está dando um “Kit Linda” para as pessoas que entrarem em um site (na versão que acessamos, era a página linda.oboticario.online) e responder a um questionário. “O Boticário Responda a um questionário rápido e receba um Kit Linda! Acesse o site oficial da promoção. [site] KITS LIMITADOS”, diz a mensagem.

Confira o desmentido em vídeo:

O Boticário está dando Kit Linda para quem responder um questionário no WhatsApp?

No nosso radar, apareceram algumas dezenas de pessoas procurando mais detalhes sobre essa promoção. Para todas que procuraram (e para quem não procurou também), temos uma “triste notícia”: o link que circula no WhatsApp não leva a promoção alguma. Vamos aos fatos.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Como você deve imaginar (se leu o início do texto com atenção), um link viral no WhatsApp falando de “brinde do O Boticário” é sinônimo de promoção falsa. O motivo é simples: esse tipo de mensagem segue todo o modus operandi das promoções falsas que visam só roubar dados pessoais.

Primeiro, você vê o link com a promoção. Depois clica nele. Em seguida, entra em um site “clone” da empresa, é instado a responder algumas perguntas e a compartilhar um link com um certo número de amigos. Por fim, nada acontece.

A única coisa que pode acontecer é você ter dados roubados. Na nossa experiência de acesso, fomos redirecionados do link linda.oboticario.online para o oboticario.eu. Ao verificar a reputação dos links no serviço Vírus Total, descobrimos que o oboticario.eu é classificado como um site de phishing pelos serviços BitDefender, ESET, Forcepoint ThreatSeeker, Fortinet, G-Data, Kaspersky e Phishtank e como um site “malicioso” pelo CRDF, Sophos AV e Trustwave. Não é preciso nem dizer que o clique não é recomendável nesses sites.

Só para garantir que a informação era mesmo falsa, resolvemos buscar por mais informações nas páginas oficiais do O Boticário. Como era de se imaginar (e como sempre acontece em caso de promoções falsas como essa), não encontramos nenhuma referência sobre os sites que estão viralizando no WhatsApp e sobre entregas do “Kit Linda” grátis para quem responder a pesquisas.

Resumindo: a história que aponta que o O Boticário está dando um Kit Linda para quem entrar em um site no WhatsApp e responder a um questionário é falsa. Não há nenhuma promoção do tipo nas páginas oficiais da empresa e o site linkado no aplicativo não tem lá uma boa reputação.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.