Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > O Boticário está dando brindes em promoção de Natal no WhatsApp #boato

O Boticário está dando brindes em promoção de Natal no WhatsApp #boato

Boato – O Boticário está dando um brinde em promoção de Natal no WhatsApp. Para ganhar é só compartilhar um link com amigos no Aplicativo.

Antes de escrever esse texto, a gente fez uma lição de casa e resolveu pesquisar se o Boatos.org já havia desmentido alguma promoção falsa de Natal no O Boticário. Foi aí que nos deparamos que uma “coincidência”: exatamente no dia 15 de novembro de 2017 (um ano atrás) nós publicamos um texto do gênero.

Assim como na história desmentida há exatamente um ano, circula no WhatsApp uma mensagem que aponta que O Boticário está realizando uma promoção de Natal na qual está dando um brinde para quem entrar em um site (na versão que vimos era o oboticario.site), responder a três perguntas e compartilhar um link com amigos no aplicativo. Leia:

Confira o desmentido em vídeo:

O Boticário está dando brinde com a sua promoção de Natal. Brindes disponíveis – Make B. Batom Nude Cremoso – Make B. Lápis Retrátil para Olhos Preto – Make B. Máscara para Cílios 4 em 1 A promoção somente é válida enquanto durar o estoque. Indicado por Uliana [site].

O Boticário está dando brindes em promoção de Natal no WhatsApp?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Entra ano, sai ano e o comportamento das pessoas continua o mesmo: por diversas vezes, a mensagem foi compartilhada. Outra coisa que não muda é que a promoção é falsa. Como os motivos são os mesmos, relembre o que a gente escreveu (adaptado para o texto de hoje e voltamos só com o “fato novo”.

Chega a ficar repetitivo a gente dar sempre a mesma explicação para esse tipo de boato. Mas como as pessoas sempre caem nele, somos obrigados a fazer isso. Não queira tirar a “prova real” entrando no site porque você pode ter dados roubados, mas o que acontece com quem tenta ganhar o kit Natal é exatamente a mesma coisa que aconteceu com quem tentou ganhar nas outras promoções:

Primeiro você recebe a mensagem com o anúncio de brinde grátis. Aí você entra no site, afinal, de graça até injeção na testa. Ao entrar na página, você terá que responder três perguntas muito simples.

Depois disso, o popup aparece e fala que você precisa compartilhar a mensagem (aquela do anúncio) com x amigos (é justamente por isso que essas promoções viralizam). No fim, você não ganha nada.

A leitora Vaninha Cardoso fez o procedimento. Olhe o depoimento dela a respeito da experiência: “Fiz o processo que eles pediram que era responder 3 perguntar e em seguida compartilhar no WhatsApp com 30 pessoas que em seguida apareceria um botão de confirmação da promoção. Eu segui os passos, mas não apareceu nada para confirmar a participação e o recebimento do kit”. O vídeo abaixo também explica o que acontece:

Assim como foi dito no vídeo acima, você ainda corre o risco de pegar um vírus no seu computador ou celular. Ao analisar o link do site Pegar Agora Top, descobrimos que ele é classificado como de “Phishing” pelos serviços Kapersky e Sophos AV. Ou seja, se você vir a mensagem, não deve acessar o site que, obviamente, não é oficial do O Boticário coisa nenhuma. Aliás, na página da empresa no Facebook não há um anúncio sobre a promoção.

No site falso do “Natal 2018”, o resultado também foi que a indicação de que se trata de um link de phishing. Dessa vez, ele foi classificado como “de phishing” pelos serviços Avira, Fortinet e Kaspersky e como “site malicioso” pelos serviços AegisLab WebGuard, CRDF, Netcraft e Sophos AV. Ou seja, não é nada recomendado entrar no site.

Resumindo: exatamente um ano após desmentimos a história que fala que O Boticário está dando brindes de Natal no WhatsApp, cá estamos de novo para reforçar a informação. Mais do que uma “coincidência”, começamos a crer que os golpistas já devem ter um “calendário anual” de promoções falsas.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.