Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Boato no Facebook fala de Domingo Fantástico e Fritzburg Weisefüder

Boato no Facebook fala de Domingo Fantástico e Fritzburg Weisefüder

Boato – Funcionários do Facebook passarão a dar informações para os Estados Unidos de todas as contas que não postarem uma mensagem dizendo “tô fora” no mural

Nem bem o boato sobre o pagamento de uma taxa $5,99 para usar o Facebook estourou na rede social, uma história mais inverossímil ainda começou a ser compartilhada pelos internautas. Confira a mensagem abaixo:

Agora é oficial, saiu no Domingo Fantástico (domingo passado). Daqui a 30 dias os fiscais do Face darão início a busca seletiva avançada a procura desse aviso no seu mural. E então o facebook e todos os serviços continuarão a ser gratuitos e sem o envio de dados ao governo americano. Do contrário, os dados continuaram a ser pesquisados pelo governo americano, as fotos serão visíveis por todos e seu nome irá para lista de caloteiros – SPC – CPC – SERASA – OCP (conforme lei recentemente aprovada pelo congresso). Caso não tenha esse aviso! Antes agentes do face ligarão a cobrar, em ligação internacional, cobrando uma singela taxa de 5,99 dólares (convertidos a moeda corrente do país) por semana debitado diretamente na conta telefônica – facilmente cancelável com uma mensagem para o número: #*555579 com os dizeres – “tô fora”. Não esqueça de colar isso no seu mural e estará livre da cobrança, dentre outros inconvenientes. Caso contrário, em trinta dias suas publicações tornar-se-ão públicas, além das punições acima previstas e exclusão de todas as suas fotos. EU NÃO AUTORIZO E QUERO FICAR LIVRE DO SPC – CPC – SERASA E PRINCIPALMENTE OCP (copiem e colem). Fritzburg Weisefüder Gerente Comercial Chefe de Divulgações

Este hoax mistura informações já falsamente relatadas na rede social com alguns toques pesados de sarcasmo. Como “bom hoax”, a mensagem tenta usar a mídia como componente do boato. Neste caso, foi citado o programa Domingo Fantástico. Seria o programa uma mistura do Domingo Espetacular (Record) com o Fantástico?

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

A ameaça é de que funcionários do Facebook vão começar a vasculhar o perfil dos usuários em busca da mensagem (assim como no hoax do Facebook a $5,99). Quem não postar essa mensagem passaria a ser pesquisado pelo governo americano. Essa parte do texto se aproveitou das revelações feitas pelo ex-funcionário da CIA, Edward Snowden, de que os EUA mantinham um esquema de espionagem em diversos países, inclusive no Brasil.

Além disso, o nome das pessoas iria ser cadastrado em órgãos como o SPC e Serasa. Inverossímil. Mais inacreditável ainda é citar organizações inexistentes como o “CPC” e “OCP”. Por fim, funcionários do Facebook passariam a ligar a cobrar com e seria cobrada uma taxa “semanal descontada diariamente”.

A maior piada da mensagem está no nome de quem assina a mensagem. Ela é enviada por ninguém menos do que Fritzburg Weisefüder (vai se f…?). Por fim, o cargo dele é “Gerente Comercial Chefe de Divulgações”. Meio amplo, não?

Como não cair em hoaxes do Facebook

Algumas dicas simples podem ajudar o internauta a não cair em histórias como essa e, pior, divulgá-las. O primeiro passo é tentar procurar erros de português (como a escrita da palavra “facebook” sem caixa alta) ou falta de coesão (como a taxa semanal cobrada diariamente).

Após isso, procure no Google se há informações relacionadas com a história citada na rede social. Se algo “bombástico” acontecer, realmente será noticiado. PS: torça para a mídia não cair na balela também.

Por fim, avise seus amigos de que eles estão compartilhando uma mensagem falsa. Apesar de ser aparentemente inocente, mensagens como essa podem dar margem a aproveitadores tentarem cobrar usuários pelo acesso ao Facebook.

Não é possível comentar.