Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Novo Boeing 797, com capacidade para 1.000 passageiros, é divulgado em vídeo #boato

Novo Boeing 797, com capacidade para 1.000 passageiros, é divulgado em vídeo #boato

Boato – Vídeo mostra imagens do novo Boeing 797 Airliner com capacidade para mais de 1.000 passageiros e equipe de 50 pessoas.

A guerra entre “empresas concorrentes” pode ser percebida em diversas áreas. Nos refrigerantes, Coca-Cola e Pepsi se engalfinham há anos. Nos telefones, há quem seja “time Iphone” e há quem prefira os celulares da Samsung. Até na fabricação de aeronaves comerciais é possível de se ver uma rivalidade entre a norte-americana Boeing e a francesa Airbus.

A rivalidade está explícita em um “golpe” da Boeing na concorrente. De acordo com um vídeo que circula na internet. A empresa está prestes a lançar o Boeing 797 Airliner. A mensagem que acompanha o vídeo aponta que ela tem capacidade para mais de 1.000 passageiros e um design radical desenvolvido junto com a Nasa. Assista ao vídeo e leia o que diz a mensagem:

As primeiras “fotos” do novo Boeing 797 Airliner (1.000 passageiros). Mais de 1.000 passageiros e uma equipe de 50 pessoas. Prepare-se, está quase aqui. O Boeing 797 pode facilmente voar 10.000 milhas (16.000 km) em Mach 0.88 ou 654 mph (1.046 km/h) com 1.000 passageiros a bordo! Eles mantiveram esse segredo até agora. Este lançamento foi feito no mês passado.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

A BOEING está preparando este Jet Liner que poderia remodelar a indústria de viagens aéreas. Seu design radical “Blended Wing & Fuselage” foi desenvolvido pela Boeing em cooperação com a NASA Langley Research Center. A aeronave terá uma extensão de asa de 265 pés em comparação com 211 pés do Boeing 747, e foi projetado para caber dentro dos novos terminais dos aeroportos. O novo 797 é a resposta direta da Boeing ao Airbus A380, que já acumulou 159 pedidos.

Novo Boeing 797, com capacidade para 1.000 passageiros, foi divulgado em vídeo?

É claro que muita gente ficou animada com a revelação. Mas será mesmo que as imagens são do novo Boeing 797 com capacidade para 1.000 pessoas e mais um monte de coisas? A resposta é não. Sem mais delongas, vamos aos fatos.

O primeiro indício de que a história é falsa está na própria mensagem, que (apesar de ser apresentada como nova) circula desde 2006 na internet. Na época, a mensagem circulava com outras imagens, como mostra o site do Snopes (site gringo que desmente boatos na internet).

Por sinal, naquele mesmo ano, a própria Boeing negou que construiria um avião com capacidade para 1.000 passageiros chamado “797” de asa combinada e afirmou que “não está na previsão que saia nos próximos 20 anos”. Isso não foi suficiente para deter o boato, que voltou a circular em 2012  e, mais uma vez, foi desmentido. Mas e as imagens do vídeo que viralizou? De onde são? Elas são fruto de um protótipo criado no jogo Flight Simulator, lançado pela Microsoft em 2006. Quer dizer, a aeronave só existe na tela dos games.

Curiosamente, em 2017, a empresa lançou um protótipo do verdadeiro Boeing “797”. Como é possível ver, o avião é bem diferente do descrito no vídeo. A aeronave foi adaptada para aliviar aeroportos congestionados e para servir voos de médio alcance ligando os EUA a cidades europeias, ocupando entre 220 e 270 passageiros para voos de até 5.200 milhas náuticas. Vale dizer que as características da aeronave são bem mais modestas do que as descritas na mensagem.

Resumindo: a história é antiga e o vídeo que está circulando nas redes sociais não passa de um protótipo de um simulador de voo virtual. Ou seja, o novo Boeing 797 com capacidade para 1.000 passageiros não existe e o vídeo é só #boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.