Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Nescafé dá café Gold Blend grátis para quem compartilhar link no WhatsApp #boato

Nescafé dá café Gold Blend grátis para quem compartilhar link no WhatsApp #boato

Nescafé dá café Gold Blend grátis para quem compartilhar link no WhatsApp, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A Nescafé, da Nestlé, está dando um milhão de latas de café Nescafé Gold Blend grátis para quem entrar em um site, responder a perguntas e compartilhar link no WhatsApp.

Nos últimos tempos, não têm sido poucas as promoções falsas que estamos tendo que desmentir aqui no Boatos.org. A última que tivemos acesso dá conta de uma suposta distribuição de brindes por parte da Nescafé, da Nestlé.

De acordo com o texto que circula no WhatsApp, a Nescafé estaria dando “latas de café” Nescafé Gold Blend para as pessoas que entrarem em um site (na versão que vimos era um site de domínio chinês). “Presentes grátis da Nescafe para apoiadores Café instantâneo Nescafe Gold Blend grátis (200gx5), uma chance para todos [site]”, diz a mensagem que circula online.

Ao entrar no site, você se depara com uma mensagem inicial e quatro perguntas, digamos, genéricas. “Parabéns! Nescafé dá 1 milhão de latas de café grátis para apoiadores Por meio do questionário, você tem a oportunidade de obter o Café instantâneo Nescafe Gold Blend (200gx5)”, diz a mensagem de abertura.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

As perguntas são as seguintes: “Questão 1 de 4: Você conhece o Nescafé? Sim não Questão 2 de 4: Quantos anos você tem? 18-29 30-39 40-49 50+ Questão 3 de 4: Você gosta de beber Nescafé? Sim não Questão 4 de 4: Você vai nos recomendar para seus amigos? Sim não”.

Depois de responder os questionamentos, você recebe uma mensagem “positiva” e o convite para que participe de um “jogo de caixas premiadas”. “Parabéns, suas respostas foram salvas com sucesso! Você tem a chance de ganhar presentes. Você deve selecionar a caixa correta com seu prêmio dentro. Você tem 3 tentativas. Boa sorte! OK”, diz a mensagem.

Não importa a caixa que você escolha, a primeira resposta será a seguinte: “Opa … Desculpe, a caixa que você selecionou está vazia. Você ainda tem2 chances! Boa sorte! OK”. A segunda será a seguinte: “Parabéns! Você fez isso! Você ganhou o Café instantâneo Nescafe Gold Blend (200gx5)!”.

A partir daí, há um pedido para que você compartilhe a mensagem com amigos no WhatsApp. “Parabéns!! Seu prêmio é: Café instantâneo Nescafe Gold Blend (200gx5), siga as instruções na próxima página para reivindicar seu prêmio! 1. Compartilhe com 5 grupos / 20 amigos no WHATSAPP (clique no ícone ‘WhatsApp’ abaixo) 2. Clique em ‘Continuar’ para receber presentes. WhatsApp Compartilhe até que a barra azul esteja cheia!”, diz.

Depois que você compartilhou o link com os amigos, há, ainda, mais um pedido: para que você instale um aplicativo no seu celular ou computador. “Parabéns! O ultimo passo: Você tem que concluir esta etapa final! 1. Você deve instalar o aplicativo abaixo e uma vez instalado, você deve abri-lo por 30 segundos. (Lembre-se de que esta etapa é muito importante) Depois de concluir as ações acima, aguarde até que o administrador verifique, a revisão será concluída em 24 horas. Seu prêmio será distribuído em 5 dias”.

Nescafé dá presentes grátis para quem compartilhar link no WhatsApp?

Contamos todos os passos que fizemos no site (obviamente, não instalamos aplicativo algum) para que vocês saibam que a tal “promoção da Nescafé” não passa de mais um golpe para roubar dados e fazer com que “espertinhos” faturem com publicidade em um site falso.

Mesmo que você siga todos os passos, no final, não há prêmio algum. No caso descrito, há duas possibilidades de final: 1) O aplicativo faz com que os golpistas lucrem com programas de afiliados (que pagam por instalação do aplicativo). 2) Você vai estar instalando um software malicioso que pode roubar dados e, em casos mais extremos, acessar aplicativos sensíveis.

Recentemente, não foram poucas as vezes em que desmentimos esse tipo de promoção falsa (inclusive com sites de domínio .cn). As mais recentes (todas nos últimos 30 dias) foram sobre a Amazon, Coca Cola, BRF, Copacol, Magazine Luiza, Toyota, Adidas, Instagram e Shopee. Temos vídeos que falam sobre esse tipo de golpe.

Vale apontar que a promoção falsa também se espalhou em outros países (além do Brasil). Vimos que a Nestlé Chile e a Nestlé Peru chegaram, inclusive, a desmentir a informação de que existiria qualquer promoção de distribuição de “latas de café”. Leia o que foi dito (traduzido automaticamente):

Chile: Nestlé. Aviso: PROMOÇÃO FALSA DE NESCAFÉ. Está circulando nas redes sociais uma suposta promoção do Nescafé, que doaria unidades do produto ao responder a uma pesquisa. Queremos esclarecer aos nossos consumidores que é uma publicação falsa que não foi feita pela Nestlé Chile. 25 de abril de 2021. Nestlé Chile

Peru: COMUNICADO Informamos que todas as promoções e/ou concursos da Nestlé Peru são sempre comunicados através dos nossos canais oficiais: – Página web, você a verá com um cadeado de segurança que indica sua proteção e as iniciais do país no final .pe. https: //www.nestle.com.pe/ – Página do Facebook: Nestlé. A gusto por la vida, que é verificada com o check azul. Por favor, tome as medidas necessárias para evitar ser vítima de phishing no futuro.

Resumindo: a história que aponta que a Nescafé está dando café grátis de presente para as pessoas que entrarem em um site e compartilhar um link com amigos no WhatsApp é falsa. Trata-se de mais um golpe, dos mais manjados, que circula na internet.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3aIzl5T
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/38hcBcy
Marcações: