Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Não leve o celular a cabeça na hora de atender por causa da radiação #boato

Não leve o celular a cabeça na hora de atender por causa da radiação #boato

Boato – Atender o celular normalmente é perigoso, aproximar o aparelho da cabeça causa danos por causa da radiação que ele emite.

Tem gente que simplesmente não consegue mais se separar dos telefone celular. Tem gente que, por falta de um, tem dois aparelhos. Tem gente que usa em casa, no trabalho, nos passeios, o tempo todo. E tem gente que é assumidamente viciada na tecnologia dos smartphones.

Esses são os novos tempos, não há muito que fazer. Para onde se olha há pessoas atentas aquela luz azul (ou branca) de uma tela de celular. Ou então com o aparelho bem posicionado no ouvido durante uma ligação.

Dentro desse cenário de multiutilização, um alerta está, mais uma vez, circulando na internet. A história de que a radiação emitida pelos celulares é forte o bastante para estourar milho de pipoca voltou à tona, e com isso, tem se espalhado o medo do que essa radiação pode causar quando aproximamos o aparelho da cabeça. Confira o vídeo novamente:

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

É uma alerta, nunca levar o celular direto na cabeça, Atenda primeiro e depois aproxime.o da cabeça…o que as ondas fazem aos caroços de pipocas ..É assustador…

É preciso evitar levar o celular a cabeça por causa da radiação?

O assunto é polêmico, tem a ver com a saúde humana e a nossa tênue relação com a tecnologia, mas não é preciso tanto furdunço. Pelo menos não ainda.

Antes de qualquer coisa, vale ressaltar que esse vídeo do milho de pipoca estourando já apareceu antes e nós inclusive esclarecemos o caso aqui no Boatos.org. Essas imagens são na verdade uma montagem desenvolvida para uma campanha publicitária da empresa Cardo Systems. O vídeo original é de 2008, mas até hoje (e lá se vão quase 10 anos) as pessoas ainda o replicam como um alerta sobre a radiação emitida pelos celulares.

Inclusive, em 2009 o próprio CEO da companhia falou sobre o vídeo em uma entrevista à CNN de Nova York e esclareceu que é tudo resultado da mágica da edição de imagens. Não dá para duvidar da mente por trás da campanha, né?

De qualquer forma, existe sim um debate sobre os efeitos dos celulares e da radiação emitida por eles, no entanto esse cenário ainda está muito dividido. De um lado, há especialistas que acreditam nos danos causados pela radiação eletromagnética dos telefones móveis e que defendem que essas ondas podem causar alterações no organismo e até doenças.

Do outro, os fabricantes de aparelhos defendem que condutas de segurança estabelecidas pela própria Organização Mundial de Saúde (OMS) são seguidas e vários especialistas também afirmam que a radiação eletromagnética não interfere no corpo humano. Essa matéria do Fantástico explica bem as dúvidas que perpassam o tema.

Ah, e tem também essa matéria da BBC que menciona estudos já comprovados de problemas causados pelo uso excessivo de celulares. Porém, os danos à saúde não tem a ver com a radiação e sim com problemas nos nervos e má postura que se desenvolvem no pescoço e coluna quando utilizamos os aparelhos para enviar e ler mensagens, por exemplo.

Resumindo: esse vídeo não prova que os celulares emitem radiação tão forte que causa dano à saúde humana. Ainda estão desenvolvendo estudos sobre o tema e não há muito consenso se há risco de fato ou não. Na dúvida, não vamos repassar meias verdades, porque, querendo ou não, meias verdades também são boatos.

PS: Esse artigo foi uma sugestão de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp, no telefone (61) 99331 6821.