Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Ministério da Educação (MEC) cria votação sobre Hino Nacional nas escolas #boato

Ministério da Educação (MEC) cria votação sobre Hino Nacional nas escolas #boato

Boato – Após a polêmica sobre a implantação do Hino Nacional nas escolas, o Ministério da Educação (MEC) criou uma votação popular sobre o tema em um site de pesquisas.

Nos últimos dias, uma carta enviada pelo Ministério da Educação a escolas brasileiras causou polêmica. Na mensagem, o órgão pedia que os professores filmassem alunos e funcionários cantando o Hino Nacional nas escolas e enviassem ao MEC para a criação de uma campanha.

O fato da carta ter o slogan de campanha de Jair Bolsonaro (Brasil acima de tudo, Deus acima de todos) pegou muito mal. Tanto que o pedido teve uma segunda versão (sem slogan) e, finalmente, uma terceira versão cancelando o pedido. Caso encerrado, certo? Errado.

Depois de toda essa história, uma mensagem começou a circular em redes sociais. De acordo com o texto, o Ministério da Educação resolveu colocar a questão do Hino Nacional em votação popular. Leia o que diz a mensagem (que tem o link de sites como miniseducaçao.com, anexosbuy.club e guialist.club em uma URL chamada “pesquisa”):

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Após ser bombardeado pela mídia por tentar implantar o patriotismo nas escolas, ministério da educação coloca este projeto em voto popular, agora é o povo que vai decidir, entre no site abaixo e deixe seu voto [site]).

Resolvemos fazer a imprudência de entrar nos sites. Se a gente entra via desktop, a página passa por dois redirecionamentos, até você chegar em uma página de um artigo sobre o cartão de crédito Nubank (estranho não?). Mas é ao acessar via mobile que você descobre o que acontece de verdade. Ao entrar na página (com um design muito amador), você se depara com a seguinte mensagem e uma pergunta:

Devido a grande repercussão em cima do projeto em que o Hino Nacional Brasileiro deva ser cantado antes das aulas, Ministério da Educação colocou em votação popular Você é a favor do Hino Nacional ser cantado nas escolas? SIM NAO

Ao votar, você tem “aquele” pedido especial para que você consiga “ver o resultado” da votação:

Seu Voto foi registrado com sucesso! Para ver o resultado da votação siga os passos abaixo. 1: Clique no botão compartilhar abaixo e selecione 10 amigos ou 5 grupos no WhatsApp para certificarmos que você não é um robô envie essa votação para eles 2: Após compartilhar aparecerá o resultado, e você pode votar vezes quizer. COMPARTILHAR Compartilhe até completar a barrinha abaixo:

Ministério da Educação (MEC) criou votação sobre Hino Nacional nas escolas?

Não sabemos se a votação das pessoas foi sim ou não, mas o fato é que recebemos a tal mensagem de muitas (muitas mesmo) pessoas. Mas será mesmo que o Ministério da Educação abriu uma pesquisa para saber mais detalhes sobre a implantação do Hino Nacional em escolas? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Não precisa ser um gênio para perceber que todo esse enredo denuncia aqueles velhos golpes de roubo de dados na internet. Se você não sabe, funciona assim: uma mensagem chamativa aparece no WhatsApp, você clica no link, chega até um site com endereço estranho e design amador, responde a perguntas (no caso de hoje a uma pergunta) e depois há um pedido para que você compartilhe o conteúdo com amigos.

Mesmo que você faça todo o processo, nada acontece (normalmente, o telefone das pessoas trava ao fim do processo). O máximo que pode acontecer é você ter dados pessoais roubados para que sejam utilizados em listas de spam. É assim (e com publicidade) que os donos dos sites faturam e se motivam para criar outros golpes (desmentidos quase semanalmente por aqui).

Além do modus operandi, outros detalhes nos ajudam a denunciar que a informação é falsa. O primeiro é a quantidade de erros crassos no site. Além do (já citado) design, há palavras grafadas incorretamente como, por exemplo, “quizer”. Não é impossível, mas é improvável que um site do Ministério da Educação deixe passar palavras assim.

O segundo detalhe está no fato da “pesquisa” estar hospedada em sites que não têm nada a ver com o do Ministério da Educação. Se a pesquisa fosse oficial, estaria no site oficial. Antes que você pergunte, não há referência alguma a votação popular sobre o Hino Nacional no site do órgão, nas redes sociais do MEC ou na mídia em geral.

Resumindo: a história que aponta que o Ministério da Educação resolveu criar uma votação popular sobre a execução do Hino Nacional na escolas é falsa. Trata-se de mais uma balela com o único intuito de aplicar um golpe no WhatsApp. Não clique no site e não compartilhe a história.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164.