Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > MEC distribui livros grátis por meio do projeto Conta Pra Mim em site no WhatsApp #boato

MEC distribui livros grátis por meio do projeto Conta Pra Mim em site no WhatsApp #boato

MEC distribui livros grátis por meio do projeto Conta Pra Mim em site no WhatsApp, diz boato (Foto: Reprodução/WhatsAPp)

Boato – O Ministério da Educação (MEC) está distribuindo livros grátis por meio do projeto Conta Pra Mim. Para ter acesso ao benefício, é preciso entrar em um site e compartilhar um link com amigos no WhatsApp.

Há poucos instantes, o Boatos.org desmentiu uma série de informações falsas relacionadas a supostos benefícios do governo. Nem bem fizemos o desmentido e estamos sendo obrigados a reforçar um deles: o que aponta que o MEC, por meio de um projeto chamado Conta Pra Mim, está dando livros grátis.

De acordo com uma mensagem que está circulando no WhatsApp, o Ministério da Educação está fazendo uma ação para doação de livros infantis. A mensagem tem um link para um site (na versão que vimos, é o site alfabetizacao-mec-gov.com). Leia a mensagem que está circulando online:

Confira o desmentido em vídeo

O MEC (Ministério da Educação) está distribuindo gratuitamente em todo Brasil a coleção de livrinhos do Projeto Conta pra mim! Incentive a leitura em sua casa! Para ganhar, basta fazer o cadastro no site do projeto [site]

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Ao entrar no site, você se depara com o pedido de preenchimento de dados (nome completo, estado e cidade) e tem que responder a certas perguntas. No final, você é direcionado a uma página que pede que você compartilhe o link com amigos no WhatsApp.

MEC – Conta pra mim Programa Renada Brasil PREENCHA O FORMULÁRIO ABAIXO E RECEBA EM SUA CASA A COLEÇÃO COMPLETA DE LIVRINHOS! INFORME SEU NOME COMPLETO INFORME SEU ESTADO INFORME SUA CIDADE QUANTAS CRIANÇAS MORAM COM VOCÊ? CLIQUE PARA SELECIONAR ESTÃO TODOS MATRICULADOS NA ESCOLA?

Conta pra mim BEM VINDOS AO PROJETO CONTA PRA MIM! Confira os dados abaixo e em seguida clique em CONFIRMAR para informar o endereço de entrega! VOCÊ GANHOU INSCRIÇÕES ATÉ 28/08/2020

ENVIAREMOS OS LIVRINHOS VIA CORREIOS! COMPARTILHE PARA AVANÇAR Para informar o endereço de entrega e garantir sua Coleção de Livrinhos, compartilhe o projeto Conta pra mim com seus contatos do WhatsApp e receba acesso imediato! COMPARTILHAR

MEC está distribuindo livros grátis por meio do projeto Conta Pra Mim em site no WhatsApp?

Se você leu nosso último artigo já deve estar sabendo: a mensagem que aponta para a tal doação de livros por parte do Ministério da Educação é falsa. Não só é falsa como também já foi tratada no texto anterior (junto com outros fakes).

Na realidade, não há distribuição alguma de livros por parte do MEC. O que há é um golpe que tem dois objetivos: 1) Fazer com que golpistas lucrem com publicidade nos sites falsos. 2) Fazer com que os golpistas utilizem, em alguns casos, dados falsos dos internautas. Temos até um vídeo que alerta para esse tipo de golpe:

Assim como sempre fazemos nos casos de “ofertas no zapzap”, resolvemos buscar mais detalhes a respeito do programas citado. Na realidade, o Conta Pra Mim é um projeto do MEC que visa incentivar a leitura de crianças por meio de campanhas educativas. O projeto, porém, não prevê a doação de livros (muito menos por WhatsApp). Vale dizer que essa não é a primeira vez que uma mensagem falsa envolvendo distribuição de livros faz sucesso por aí. Relembre outro caso abaixo:

Como vocês viram, não é recomendado clicar nas mensagens, preencher os dados ou compartilhar o link com amigos. Porém, se você fez isso, não se desespere. Veja o vídeo abaixo com o que pode ser feito caso “coisas estranhas” passem a acontecer no seu aparelho:

Resumindo: assim como em tantos outros casos, não é verdade que o Ministério da Educação está distribuindo livros grátis por meio de um projeto chamado Conta Pra Mim. Trata-se de mais uma mensagem falsa relacionada a benefícios do governo que circula no WhatsApp.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/318Tn5c
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK