Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Maior rede de cosméticos do Brasil está dando lápis delineador grátis #boato

Maior rede de cosméticos do Brasil está dando lápis delineador grátis #boato

Boato – A maior rede de cosméticos do Brasil resolveu fazer uma promoção e está dando lápis delineador grátis. São milhares de unidades. É entrar em site e compartilhar link no WhatsApp.

Você sabe qual a maior rede de cosméticos do Brasil? Sinceramente, também não sabemos. Tem gente que diz que é Natura. Tem gente que diz que é O Boticário. Também tem Avon, Unilever e outras na disputa. Mas isso não é tão relevante para a nossa pauta de hoje.

O que importa é que começou a circular na internet um texto que aponta que “a maior rede de cosméticos do Brasil” estaria dando um brinde grátis. De acordo com o texto, milhares de unidades de lápis delineador estariam sendo distribuídos. Olha só o que diz a mensagem, como você deve imaginar, viral no WhatsApp:

A maior rede de cosméticos do *Brasil* esta fazendo esta semana uma grande divulgação do novo *Lápis Delineador* e dando grátis milhares de *unidades.* Eu *acabei* de receber o meu. *Garanta* o seu antes que a oferta *termine.*. Basta acessar o link abaixo: [site]. Homens podem pegar para presentear

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Ao entrar no site, (em alguns casos, nos deparamos com um site Brnotificacoes[.]club. Em outros, com Oinformativo[.]site) nos deparamos com um pequeno texto de apresentação, uma lista de três perguntas, um monte de “depoimentos” de pessoas que teriam conseguido lápis e o pedido de compartilhamento. Detalhe: não encontramos o raio do nome da “maior rede de cosméticos do Brasil”.

Maior rede de cosméticos do Brasil está dando lápis delineador grátis?

Se você é uma pessoa esperta, já deve ter se atentado que, só pela descrição da história, a história de maior rede de cosméticos dar lápis delineadores grátis é mais falsa do que nota de três. Se você ainda não sacou, vamos aos fatos.

A mensagem chamativa com o link, o site com o layout descrito acima e o pedido de compartilhamento são parte do modus operandi de golpistas para roubar dados e infectar sites. Se você seguir todos os passos, vai acontecer o seguinte: o seu telefone vai travar e você não vai ganhar nada. O vídeo abaixo fala sobre isso:

Fizemos uma rápida pesquisa sobre os domínios que prometem o lápis delineador grátis e, de acordo com o serviço de antivírus Kaspersky, os dois sites são considerados como de phishing (roubo de dados). Ou seja: se eu fosse você, nem entrava neles.

Só para completar: que raio de promoção é essa que sequer diz o nome da empresa que está dando o brinde? Imagina-se que uma promoção (como o próprio nome diz) serve para promover uma marca (ou você acha que é filantropia?). O que ganharia uma marca que sequer liga o seu nome a uma promoção?

Resumindo: assim como em outras diversas promoções que pedem compartilhamento no WhatsApp, o texto que aponta que a maior rede de cosméticos do Brasil (seja ela qual for) está dando lápis delineador grátis é falso. Não passa de mais um boato que circula na internet.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.