Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Magazine Luiza sorteia TV de 50 polegadas em site no WhatsApp e no Facebook #boato

Magazine Luiza sorteia TV de 50 polegadas em site no WhatsApp e no Facebook #boato

Magazine Luiza sorteia TV de 50 polegadas em site no WhatsApp e no Facebook, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O Magazine Luiza está sorteando 100 smart TVs de 50 polegadas. Para ganhar, é só “adivinhar número no Facebook” e compartilhar link de site no WhatsApp com amigos.

Nos últimos dias, o Boatos.org descobriu um novo tipo de promoção falsa na internet. Desta vez, a plataforma utilizada é o Facebook e o “modus operandi” consiste em pedir compartilhamentos de um texto e likes para uma página. No caso de hoje, esse tipo de balela se juntou com a clássica “promoção falsa no WhatsApp”.

Na história de hoje, o prêmio seria uma TV de 50 polegadas dada pelo Magazine Luiza. Em uma das “promoções”, um post no Facebook falava de um número premiado, uma mudança de cor da foto e pedia para o internauta comentar no conteúdo. Leia:

A Magazine Luiza Está sorteando uma TV de 50″ !!, Serão 100 Prêmios para os Primeiros que acertarem o Numero PREMIADO. Abre a foto, Comenta um numero de 1 a 61., Se ele MUDAR de cor, ou te chamarmos no CHAT, Você ganha na HORA! Não perca Tempo, Abra a foto e Comente agora !!

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

Na “segunda versão”, uma mensagem no WhatsApp também falava de uma promoção. Porém, para ganhar seria preciso entrar em site, responder a três perguntas e compartilhar o link com os amigos no aplicativo. Leia:

*Promoção Magazineluiza* Concorra a uma Smart TV de 50 Polegadas Mais de *100 Smart Tv’s* esperam por você, acesse nosso site da promoção e participe você também.. [site, que na versão que vimos é o novidadesnet.space]

Magazine Luiza sorteia TV de 50 polegadas em site no WhatsApp e no Facebook?

No Facebook, a tal postagem teve mais de 5 mil compartilhamentos e cerca de 15 mil comentários. No WhatsApp, não faltou gente compartilhando o link com os amigos. Só há um detalhe: “coincidentemente”, as duas promoções que circulam online são falsas. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

Vamos começar com o post do Facebook. Como falamos antes, esse tipo de história falsa já foi desvendada na semana passada (em uma promoção fake que usava o nome das Lojas Havan). A falcatrua funciona da seguinte forma: alguém cria uma página falsa usando o nome da loja, divulga a promoção falsa, ganha likes para a página e depois a vende para alguém. Ou seja: o “anúncio” das TVs é só uma isca para as pessoas valorizarem algo para ser vendido por um preço melhor.

No caso do WhatsApp, o modus operandi é aquele manjado por aqui. Alguém cria uma promoção falsa, coloca em um site com anúncios e, ao pedir o compartilhamento, tem acesso aos dados do WhatsApp dos internautas. Detalhe: mesmo que a pessoa siga todo “caminho”, nada acontece. Temos até um vídeo que fala sobre isso:

O modus operandi das promoções do Facebook e do WhatsApp já entrega que a promoção da Magazine Luiza é falsa. Só por desencargo, fomos procurar por mais detalhes nos perfis oficiais da loja e, como imaginávamos, nada encontramos. É de se pressupor que, se fosse real, a promoção seria divulgada incessantemente nos canais oficiais da empresa.

Resumindo: a promoção que circula online e aponta que a Magazine Luiza está sorteando uma (ou 100) smart TV de 50 polegadas é falsa. É falsa no Facebook, é falsa no WhatsApp e seria falsa também no Instagram, Twitter etc. Fim de papo.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2MKuog3