Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Magazine Luiza faz doação de geladeiras em post com foto no Facebook #boato

Magazine Luiza faz doação de geladeiras em post com foto no Facebook #boato

Magazine Luiza faz doação de geladeiras em post no Facebook, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O Magazine Luiza está fazendo uma doação de 700 (ou outra quantidade) geladeiras para as pessoas que comentarem em uma foto do Facebook de uma página em nome da empresa.

O tipo de golpe mais comum que temos acesso na internet é aquele da falsa promoção no WhatsApp. Isso não significa que outras redes sociais estejam “imunes” de golpistas por aí. A prova está em uma história que circula no Facebook em nome do Magazine Luiza.

De acordo com inúmeros textos que brotaram em inúmeras páginas criadas com o nome da empresa, o Magazine Luiza estaria doando 700 (pelo menos nas versões em que tivemos acesso) geladeiras. Para participar da “campanha solidária”, a pessoa teria que comentar “MAGA” sem ser interrompida por outro usuário. Outra versão da história (de outra página em nome da empresa) aponta que será doada 10 geladeiras a cada 10 compartilhamentos e aponta para um site que seria o “da promoção”. Leia as duas mensagens que circulam online:

Versão 1: DOAÇÃO DE 700 GELADEIRAS Campanha Solidária da MAGAZINE LUIZA em apoio a famílias de todo o Brasil! Como funciona? Nossa equipe entrará em contato com os participantes que conseguirem COMENTAR “MAGA” sem serem interrompidas por outros participantes, portanto para participar basta COMENTAR “MAGA” letra por letra, se conseguir nossa equipe enviará uma mensagem para você de imediato para que possa lhe enviar a premiação. (ABRA A FOTO PARA COMENTAR! Seu comentário só sera válido se não for interrompido) Exemplo de comentário da campanha: MAGA Esta é uma campanha exclusiva MAGAZINE LUIZA, uma inciativa solidária de ajudar o país em um momento tão difícil para todos nós! Fique em casa, previna-se e cuide da sua saúde

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Versão 2: DOAÇÃO DE 700 GELADEIRAS Campanha Solidária da Magazine Luiza em apoio a famílias de todo o Brasil! Acreditamos que a união traz a força, devemos nos unir para ajudar um ao outro em um momento tão difícil para todos nós! Em um iniciativa solidária estaremos liberando +10 GELADEIRAS para doação a cada 100 compartilhamentos nesta publicação. Para efetuar o resgate da sua GELADEIRA basta clicar no link abaixo [site]. 

Clicamos (algo que você não deve fazer) no link. Chegamos a um site com o endereço “shop-eletro-brasil.myshopify.com/”. A página emula um site de vendas, com direito a telefone de contato, CNPJ e e-mail de contato. Na página (que não tem nada a ver com a Magazine Luiza), há a oferta da geladeira por R$ 0.

Magazine Luiza faz doação de geladeiras em post no Facebook?

Pois é! A gente entrou nessa pauta para achar um golpe e, de quebra, encontramos outro. Para começar, não é verdade que a Magazine Luiza está dando geladeiras grátis. Além disso, o site “shop-eletro-brasil.myshopify.com” é falso.

Vamos falar, primeiro, da suposta entrega de geladeiras do Magazine Luiza. Não é verdade que a empresa esteja fazendo essa doação. Para começar, a página oficial da empresa não há nenhuma menção a tal doação de geladeiras. Para além disso, as páginas que estão anunciando a promoção (como uma chamada Magazine Luiza BR e outra chamada Magazine Luiza Brasil) foram recém criadas, não têm outras postagens e sequer são verificadas.

Para além disso, não é a primeira vez que aparecem golpes do tipo “ganhe uma doação comentando na foto do Facebook”. Já desmentimos histórias parecidas em nome da Tramontina e das Lojas Havan. Em todos os casos, eram páginas falsas querendo ganhar likes para, posteriormente, serem vendidas.

Para terminar a parte “Magazine Luiza está doando 700 geladeiras”, o site linkado em uma das versões da história nada tem a ver com a empresa citada nos posts do Facebook. Já dá para desconfiar da mutreta, não. Mas a coisa não para por aí.

Isso porque, infelizmente, muita gente que está entrando no link do site “shop-eletro-brasil.myshopify.com” deve estar se perguntando se a “geladeira por R$ 0” que está anunciada no site é mesmo algo sério? Não é. E aí que chegamos na segunda parte do golpe.

Na realidade, trata-se de um site com informações (para não dizer outra coisa) duvidosas. Assim que entramos na página, resolvemos fazer uma busca pela URL no Google. Além de o site não estar indexado em motores de busca (o que é muito estranho), há uma reclamação no site Reclame Aqui (infelizmente, a pessoa confundiu o site com o site de vendas Shopify). No texto, a pessoa reclama que viu um produto de graça (uma cadeira gamer) e que seria cobrada apenas uma “taxa de entrega”. Resultado, a pessoa pagou a taxa de entrega e não recebeu nada.

Ainda “em dúvidas”, resolvemos olhar mais detalhes no site. Foi aí que achamos mais furos. O “email de contato” tinha o domínio “contato.com” ([email protected]). Não preciso nem dizer que não existe e-mails com esse domínio (que, por sinal, também é dos mais suspeitos). Para ajudar, o serviço Virus Total classifica o site “myshopify.com” como Malicioso. E, para terminar, o CNPJ apresentado na página é de uma empresa considerada inapta e com outro nome.

Resumindo: a história que aponta que o Magazine Luiza está dando geladeiras grátis para quem comentar em uma foto do Facebook é falsa. Além de a Magazine Luiza não ser responsável pela tal promoção, uma das versões da mensagem aponta para um site pra lá de suspeito.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2QvB43t
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK