Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Maculopatia (câncer no olho) é causada por uso de telefone celular no escuro #boato

Maculopatia (câncer no olho) é causada por uso de telefone celular no escuro #boato

Maculopatia (câncer no olho) é causada por uso de telefone celular no escuro, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Médicos estão alertando para um novo risco relacionado ao uso do telefone celular no escuro. Trata-se da maculopatia (câncer no olho).

Seguindo a nossa saga de “relembrar” alguns boatos desmentidos na história do nosso site, vamos falar de uma história que fez muito sucesso em 2018 e que, mesmo desmentida, continua viralizando com força por aí. Ela relaciona o uso do telefone celular no escuro e o câncer no olho (chamado na mensagem de maculopatia).

De acordo com textos que circulam online (um deles assinado pelo um hospital norte-americano e outro assinado por um médico colombiano chamado Rubén Diaz Granados), o uso do telefone celular no escuro causaria a doença por causa do desgaste da retina. A mensagem, nas suas duas versões, pede o compartilhamento. Leia:

Versão 1: Maculopatia (câncer de olho) e uso móvel no escuro Eu, Rubén Díaz Granados (oftalmologista), minha boca está quebrada para dizer isso, mas as pessoas são surdas. Em um curso que fizemos em Medellín como consultor sobre energias eletromagnéticas, habitat e meio ambiente, eles nos enfatizaram: Quando as luzes estão apagadas à noite, você não deve usar o celular Professor Li Li, diretor do Hospital of Ophthalmology SGH em Cingapura, disse: brilho direto, mais de 30 minutos causaria degeneração macular irreversível do olho, o que leva à rápida deterioração da visão.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Adquirir maculopatia (câncer nos olhos) significa aguardar a perda da visão. O telefone brilhante olhou na escuridão próxima, de alta energia, direcionada aos olhos, que danificaria a mácula do olho. Vendo o celular no escuro provoca degeneração macular; Também provoca olhos secos, cataratas e, eventualmente, perda de visão. Amigos: para cuidar de nós mesmos e de nossas famílias, lembre-se de não desligar as luzes se estiver olhando para o celular. Compartilhar é mostrar amor pelos outros … *

Versão 2: USO DO CELULAR NO ESCURO * Pesquisadores do Cape Coast Hospital (Bakkano) EUA, alertam que quando as luzes estão apagadas à noite, não se deve olhar para a tela do celular! (Smartphone). Usar telefones celulares antes de ir para a cama no escuro pode levar a sérios problemas nos olhos.

Recentemente, um número crescente de pacientes entre 30 e 40 anos procura atendimento médico devido ao uso de telefones celulares no escuro. Segundo pesquisas o reflexo direto de mais de 30 minutos pode causar degeneração macular irreversível do olho, levando a rápida deterioração da visão. Contrair maculopatia (câncer do olho) significa poder perder a visão porque a medicina moderna não pode tratá-la, muito menos curá-la. […]

Os pesquisadores sugerem que o mais importante é livrar-se do mau hábito de usar telefones celulares no escuro, porque pode causar danos por toda a vida. Para tentar minimizar o problema lembre-se de não desligar as luzes se estiver olhando para o celular. Informe os usuários desses telefones sobre esse problema!

Maculopatia (câncer no olho) é causada por uso de telefone celular no escuro?

A tal mensagem vem, desde 2018 (quiçá antes), assustando muita gente na internet. Mas será mesmo que o alerta que liga a maculopatia e o câncer no olho ao uso dos telefones é real? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

Por se tratar de uma fake news desmentida lá em 2018, tudo que precisamos fazer, em um primeiro momento, é relembrar o que escrevemos na época sobre o assunto (o nosso desmentido focou mais na versão “EUA” da balela). Já já, a gente volta com mais detalhes:

Para começar, resolvemos fazer uma análise da própria mensagem. De cara, já percebemos que ela tem algumas das principais características de notícias falsas na internet: alarmista, com erros de português e com pedido de compartilhamento. De fato, ela não é (muito) vaga e também até cita uma “fonte confiável” (um hospital). Mas aí achamos mais furos.

Ao contrário do que aponta a mensagem, o Cape Coast Hospital não fica nos Estados Unidos. A instituição fica em Gana (país da África). Além disso, a mensagem erra ao apontar que maculopatia é sinônimo de câncer de olho. Enquanto a maculopatia é uma doença degenerativa causada por diversos fatores, o câncer de olho é um melanoma ou linfoma que afeta a região ocular. A maculopatia, de fato (assim como outras doenças degenerativas), não tem uma “cura”. O câncer de olho tem.

Já deu para ver que a mensagem tem diversos furos. Mas e a questão “central” é real? Você já deve imaginar que não. Para começar, não encontramos a tal pesquisa do Cape Coast Hospital sobre uso de celular à noite e câncer de olho (ou maculopatia). Aliás, não encontramos especificamente nada que relacione o uso do celular à noite com quaisquer das duas doenças citadas. Mais do que isso, encontramos desmentidos de versões muito parecidas da mesma história.

Em 2016, o próprio Boatos.org desmentiu uma informação que apontava que um homem tinha contraído câncer no olho por causa do celular com luzes apagadas (a foto do homem era de sintomas de conjuntivite). Em inglês, o Snopes (site de fact-checking) também desmentiu uma história muito similar a essa. Em países em espanhol, a mesma mensagem foi atribuída a um médico.

No caso do desmentido em espanhol, o site “El Grupo Informático” aponta que o viral surgiu por causa de uma distorção de uma pesquisa real, que apontava para a possibilidade de usuários terem cegueira temporária por causa do uso do celular. Na realidade, sequer os pesquisadores que foram fonte na notícia real conseguiram cravar se há uma relação causa-consequência entre celulares à noite e cegueira.

Voltando a 2020, temos um “fato novo” no Brasil. O próprio Ministério da Saúde, por meio do projeto Saúde Sem Fake News, resolveu fazer um desmentido sobre o assunto. Leia o que foi escrito pela pasta na ocasião:

O texto intitulado USO DO CELULAR NO ESCURO está repleto de informações equivocadas e sem comprovação científica. Não existem estudos científicos mostrando que o uso do celular, seja a noite ou durante o dia, provoque maculopatia (que o texto erroneamente classifica como câncer no olho), catarata, olho seco, degeneração macular ou perda de visão.

É certo que o impacto do uso excessivo dos smartphones está sendo estudado por pesquisadores, mas as graves alterações citadas no texto não têm a menor comprovação científica, são, portanto, FAKE NEWS.

Resumindo: a história que aponta que usar celular no escuro causa câncer no olho (ou maculopatia) é falsa. A tese que circula online não tem comprovação científica e já foi refutada por muitos no Brasil (inclusive pelo Boatos.org lá em 2018).

P.S.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/30ro2Jf
Marcações: